segunda-feira, 24 de agosto de 2015

6 dicas para gerar empatia com o cliente


Em tempos de instabilidade econômica, onde as pessoas não tem muita certeza onde investir o dinheiro, o corretor de imóveis deve estar atento à movimentação dos clientes que chegam até eles, seja por telefone ou pessoalmente no plantão ou escritório. Todo mundo que procura informações sobre imóveis é um cliente em potencial. Atender à todos de forma a sanar todas as dúvidas e manter contato para uma próxima visita, mesmo que o cliente tenha dado negativas na primeira vez, pode ser que com um bom atendimento, volte a contatar aquele corretor em especial. Atender bem é um investimento que o corretor faz.

Fique atento a algumas dicas que ajudam a gerar empatia e fidelizar um cliente para um possível fechamento de negócio:

1 – Capriche na aproximação e na saudação. Não seja comercial, seja humano.

2 – Mostre-se verdadeiramente solícito. O cliente não pode sentir que está atrapalhando. Apesar de parecer inconcebível, isso é mais comum do que podemos pensar. Tem muito corretor que vê no cliente um incômodo.

3 – Nunca fale: “Posso ajudar?” Não dê ao seu cliente uma oportunidade dele te dizer um não logo “de cara”. Diga: “Seja bem-vindo. Meu nome é Guilherme Machado e do Sr. é?” Tenha uma abordagem positiva e ativa. Perceba que o seu cliente falará o nome dele e dessa forma um diálogo se iniciará.

4 – Observe verdadeiramente o seu cliente e busque fazer um comentário positivo sobre o que ele está olhando. Por exemplo: ele está no escritório e fixa o olhar na área de lazer ilustrada no folder de apresentação do empreendimento. Se aproxime com naturalidade e com respeito diga: “Com licença, percebi que essa área lhe chamou atenção. Esse complexo de lazer possui 1.000 metros quadrados. Um verdadeiro clube privativo.” Veja bem, quando digo com respeito, quero dizer que você não pode parecer invasivo, isso pode assustar e afastar o seu cliente.

5 – Por isso, respeite a zona de segurança do seu cliente. Não o pressione. Não seja afoito. O cliente detesta ser pressionado. Tire o cifrão dos seus olhos e coloque o coração em campo, demonstre estar verdadeiramente interessado em ajudar o seu cliente. Seja interessado e não interesseiro.

6 – Esteja sempre preparado. Um corretor que conhece a fundo o que vende está um passo a frente dos demais, gerando confiança, fator muito valorizado pelos clientes.


via: guilhermemachado.com

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