terça-feira, 9 de junho de 2015

Quem escolhe viver junto, quer casa



Não importa se vai casar, morar junto, assinar papel ou manter o status de namorado. O que faz a diferença é que quem decide viver a vida com outra pessoa, precisa de um teto para chamar de seu.

Como os sonhos e vontades de cada um pode diferir as vezes, o melhor a fazer na hora de procurar uma casa ou a apartamento, é sentar-se junto e ponderar o que realmente importa para que essa relação funcione dentro do novo lar.

A maioria dos novos casais tem buscado pelo financiamento da casa própria, como um bem para a família que se forma. O investimento geralmente é alto, portanto é necessário entender quanto o casal pode dispor mensalmente para o novo lar. Um bom primeiro passo é procurar simulações de habitação online.O site da Caixa Econômica Federal, entre outros bancos prestam esse serviço.

Com uma ideia clara em mente de quanto vai sair o orçamento da casa própria, é hora de sair a procura de um bom imóvel, conveniente com as necessidades do casal. Nesse momento, a diferença fica entre  o imóvel novo ou usado. Ambos tem as suas vantagens, e devem ser somadas as vagas de garagem, se existentes, a metragem do imóvel, o valor do condomínio, a infraestrutura do bairro entre outras necessidades.

A seguir, o casal deve ficar atento às dicas para adquirir a casa própria através de financiamento:

1: No caso de financiamento bancário, é possível utilizar o FGTS  do cônjuge mais velho, como parte da entrada para a compra.

2: Façam uma reserva financeira, pois é preciso pagar o Imposto sobre transmissão de bens imóveis (ITBI) à Prefeitura e as taxas de registro cartorárias, que somam aproximadamente 4% do valor do imóvel. Mesmo que não tenham contratado financiamento, não deixem de registrar sua escritura no Registro de Imóveis.

3: Pesquisem sobre a construtora/incorporadora antes de comprar um imóvel na planta. Visitem uma obra já entregue por ela e peçam cópia do registro da incorporação ao corretor antes de assinar o contrato. Acompanhem o andamento das obras

4: As prestações podem ter valores diferentes. Até a entrega das chaves, o saldo devedor é corrigido mensalmente pelo Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) ou Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB). Após a entrega, vocês podem quitar a dívida, usar os recursos do FGTS para amortizar parte do valor (caso seja seu primeiro imóvel) e financiar o restante com o banco. O mercado oferece taxas atrativas e prazos longos. Programem-se para que a parcela caiba no bolso de vocês.

Além de conhecer os processos da compra de um imóvel novo ou usado, é indispensável a consultoria de um corretor de imóveis profissional. A Casabranca oferece um time de corretores que vão acompanhar desde a avaliação do imóvel e do financiamento até a entrega das chaves para o casal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário