quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cidade com parques é uma cidade verde!


Continuando a semana que comemora o Meio Ambiente, que tal fazer um passeio pelos parques da cidade?

Sorocaba é considerada uma das mais sustentáveis do Brasil, possui Planejamento Estratégico com base em dois eixos internacionais de desenvolvimento. Um deles, é o conceito de "Cidade Saudável", iniciativa da Organização Mundial da Saúde o conceito propõe políticas públicas com vistas à utilização do espaço urbano como promotor de qualidade de vida, tendo como modelo Montreal, no Canadá.

Além disso, a cidade conquistou quatro vezes seguidas o Selo Verde e Azul. O certificado "Município Verde Azul" garante à administração prioridade na captação de recursos junto ao Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). Para obter o selo, os municípios têm que atingir uma nota mínima de 80 numa escala de 0 a 100. A pontuação é dada com base no desempenho em dez diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade sustentável, Uso da Água, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.42

Em 2013 Sorocaba conquistou o 1º lugar no Programa Município Verde Azul, subindo quatro posições no ranking ambiental em relação a 2012, da sétima para a terceira. A cidade também recebeu o "Prêmio Franco Montoro" por ser a melhor classificada no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e Médio Tietê

Tendo como uma das principais preocupações o verde e as árvores, vale a pena visitar os parques zelados pela cidade. Conheça a história de cada um e bom passeio!



Jardim Botânico

 Com uma área de aproximadamente 70 mil metros quadrados, com vegetação de transição de Cerrado e Mata Atlântica, o novo cartão postal da cidade é destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente.

O Jardim Botânico tem como principal objetivo trabalhar com as espécies locais e regionais da flora. Um detalhe importante da obra é a total acessibilidade para crianças e adultos portadores de deficiência física.

O principal edifício do Jardim Botânico de Sorocaba é o Palacete de Cristal. Com uma área de 500 m², o prédio teve como referências os Palácios de Cristal de Londres, de Petrópolis e de Curitiba. O local ainda possui um orquidário, roseiral, salão multiúso e um mirante.

 Serviço

Endereço: Rua Miguel Montoro Lozano, 340 - Jardim Dois Corações

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h

Entrada gratuita



 Zoológico "Quinzinho de Barros"

 Inaugurado em 1968 e classificado pelo Ibama na "categoria A" entre os zoológicos brasileiros, o Zoo de Sorocaba é referência em toda América Latina nas áreas de lazer, pesquisas, educação ambiental, preservação e reprodução de espécies.

Dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne cerca de 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira. É um dos maiores acervos da América Latina.

Entre os animais, destacam-se a maior coleção de répteis da América do Sul, a maior colônia de macacos-aranha de testa branca do Brasil e as altas taxas de natalidade de espécies em extinção, por exemplo, mico-leão de cara-dourada, antas, cervos, serpentes, papagaios, hipopótamo e lobo guará. O Zôo participa de planos de manejo de espécies ameaçadas, como a arara-azul e tamanduá-bandeira, e fertilização "in vitro" de onças pintadas.

 Serviço

Endereço: Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h

Ingressos: R$ 2,50 (crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos) e R$ 5 (a partir de 15 anos); Menores de 10 anos, pessoas acima de 60 anos e pessoas com necessidades especiais não pagam.

Informações: (15) 3227.5454 - http://zoo.sorocaba.sp.gov.br



Parque "Chico Mendes"

Inaugurado em 1977, o Parque Natural "Chico Mendes" ocupa uma área de cerca de 145 mil m². Sua vegetação é de Mata Atlântica natural, enriquecida com eucaliptos e trilhas. O local oferece, playground, pista de caminhada, sanitários, bebedouros, quatro quiosques para churrasco, lago e um viveiro de mudas.

 Serviço

Endereço: Av. Três de Março, 1.025 - Alto da Boa Vista

Horário: Diariamente, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: (15) 3228.1256



Parque da Água Vermelha

 Criado em 1990, o Parque da Água Vermelha tem cerca 20 mil m² de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos, que embelezam o local. A estrutura conta também com aquário, ponte, pista de caminhada, biblioteca, anfiteatro, aquário e quiosques.

Além de um playground, com escorregadores e gangorras, o parque também conta com dois brinquedos especiais: um carrossel e um balanço que podem ser usados, inclusive, por crianças usuárias de cadeiras de rodas.

O espaço oferece também um Jardim Sensorial, voltado especialmente para pessoas com deficiência, transmitindo diferentes sensações, de tato, olfato e até mesmo de sabor. Com 20 metros quadrados, formato circular, o jardim disponibiliza uma fonte central e canteiros de alvenaria com diferentes alturas, onde estão dispostos oito tipos de plantas.

 Serviço

Endereço: Rua România, 150 - Jardim Europa

Horário: Diariamente, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Telefone: (15) 3221.6643



Parque do Ouro Fino

 O Parque Natural do Ouro Fino é um dos parques ecológicos mais bonitos de Sorocaba, com aproximadamente 96 mil m² de área verde. O espaço possui gramado, duas quadras de areia, trilhas ecológicas, brinquedos fabricados em madeira, como gangorra dupla, escorregador e balanço, todos produzidos a partir de madeira de tronco de eucaliptos tratados de origem legal.

Em 2009, a ONG "Pé de Planta", parceira da Prefeitura de Sorocaba, realizou um projeto piloto no parque com o plantio de 5.200 mudas de diversas espécies nativas, assegurando enriquecimento do ambiente sorocabano. Esse plantio já apresenta resultados animadores na recuperação ambiental do parque.

 Serviço

Endereço: Rua Alexandre Caldini, 265 - Jardim Ouro Fino

Telefone: (15) 3222.8504

Horário: Diariamente, das 8h às 17h.

Entrada gratuita



Parque da Biquinha

 Localizado próximo ao Centro de Sorocaba, o Parque da Biquinha foi criado em 1976 e encontra-se numa área verde que ocupa cerca de 1 alqueire. Essa área de topografia acidentada é privilegiada por fazer parte de uma bacia hidrográfica com nascentes e lago que embelezam a paisagem.

A vegetação original foi enriquecida com mudas de plantas exóticas de várias regiões brasileiras, atraindo e fornecendo alimento para diversas espécies de aves, a maioria delas adaptadas a áreas urbanas.

Seu ambiente agradável e aconchegante, com aspectos históricos e topográficos, é um convite permanente às famílias, amigos, professores e alunos em busca de contato com a natureza, lazer educativo e melhor qualidade de vida.

O espaço ainda conta com quiosques, local para piquenique, playground, trilhas, nascentes e uma bica.


Serviço

Endereço: Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112 – Jardim Emília

Horários: Diariamente, das 8h às 17h.

Telefone: (15) 3224.1997

Entrada gratuita



Parque da Biodiversidade


O Parque Natural Municipal Corredores de Biodiversidade “Marco Flavio da Costa Chaves” é a primeira unidade de conservação de Sorocaba.

Com cerca de 60 hectares, situado numa região de floresta estacional semidecidual, com uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, o Parque de Biodiversidade é uma unidade de proteção integral, na categoria Parque Municipal, definida pela Lei Federal nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc).

Sua função principal é a de proteger integralmente a fauna e a flora típicas da região, ampliando a proteção das Áreas de Proteção Permanente (APPs) dos afluentes do Rio Sorocaba, onde não é permitida qualquer atividade ou intervenção.

O Parque de Biodiversidade também propicia o desenvolvimento de pesquisas científicas em parceria com as universidades, educação ambiental, ecoturismo e lazer, além de ampliar e proteger os corredores de biodiversidade e fragmentos de vegetação nativa na Zona Norte de Sorocaba, garantindo a conectividade e o fluxo gênico.

O local ainda garante a preservação de uma vegetação predominantemente de Mata Atlântica, nascentes de água e cerca de 150 diferentes espécies de animais e 63 diferentes espécies arbóreas.

Dentre os atrativos oferecidos pelo parque, os visitantes podem desfrutar de três trilhas interpretativas com temáticas, trajetos, distâncias e níveis de dificuldade.

A trilha "Recuperação e Manejo" possui um percurso de 1.500 metros, com um baixo nível de dificuldade. No trajeto, os participantes receberão informações sobre regeneração e intervenções para recuperação de áreas degradadas, manejo de eucaliptos, sucessão ecológica e conhecimento da fauna e flora local.

Com 2.500 metros de percurso, passando por áreas de recuperação, abrangendo a zona primitiva do parque e se aproximando da zona tangível, a trilha "Caminhos da Biodiversidade" deve ser feita somente com monitores do parque. Nela são explorados temas como as formas de vida vegetais, fisionomia da vegetação, relações ecológicas e espécies locais.

A última trilha é a "Campininha", com um trajeto de 5.700 metros, margeando o córrego da Campininha. No trajeto serão tratados temas relacionados à mata ciliar, sazonalidade das águas, regeneração e a mata secundária, biodiversidade, flora terrestre e fauna local. Ao longo dessa trilha é possível observar, de uma maneira mais profunda, uma floresta preservada.

A visita monitorada deve ser agendada pelo telefone (15) 996.15.4175 ou pelo e-mail parquebio@portalideas.org.br.

 Serviço

Avenida Itavuvu, 11.500 - próximo ao Parque Tecnológico

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita

fonte: Prefeitura de Sorocaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário