terça-feira, 23 de setembro de 2014

Você sabe o que é o Dia Mundial sem Carro?


Quais são as maiores dificuldades de mobilidade nas grandes cidades? Para quem anda de carro: trânsito, horas perdidas, estresse, muito tempo ao volante, sono, cansaço, irritação.
Para quem anda de ônibus, também há muita espera, altas tarifas, linhas que não chegam à todos os lugares, lotação, cansaço, irritação. Justamente o excesso de veículos em circulação contribui para o caos urbano de todos os dias.

Pensando em conscientizar a população e principalmente alertar as autoridades sobre os problemas enfrentados diariamente pelos motoristas e pedestres, nasceu o Dia Mundial Sem Carro, comemorado em 22 de setembro, que consiste na simplicidade de deixar o carro na garagem e buscar meios alternativos de transporte para ir ao trabalho ou à escola, como bicicletas, ônibus, ou mesmo a pé.

O Dia Mundial sem Carro é também uma forma sustentável de ajudar o planeta a respirar melhor diminuindo com menos carros em circulação. Além disso, esse dia aprofunda as discussões sobre uma melhora efetiva no sistema de transportes públicos, para que as pessoas possam se locomover coletivamente, sem depender tanto dos carros.

Sorocaba conta com 115 km de ciclovias que cruzam a cidade, favorecendo os ciclistas e captando novos adeptos todos os dias, provando que é possível deslocar-se de bicicleta, sem grandes dificuldades.

Quem busca qualidade de vida, deve entender essa data como uma alternativa eficaz em defesa do meio ambiente, além de ser um movimento de reflexão sobre o tipo de cidade em que queremos viver e criar nossas crianças.

Aproveite a oportunidade de vivenciar a cidade de maneira livre, aderindo ao Dia Mundial sem Carro e praticando a caminhada, ou fazendo uso da bicicleta. Uma outra alternativa é a carona coletiva: nela, apenas um carro pode levar até 5 pessoas que estejam se deslocando para o mesmo local, resultando em menos carros na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário