terça-feira, 5 de agosto de 2014

5 dicas para ser o melhor pai do mundo


Ser pai no século XXI não é tão fácil quanto foi algum dia. Não que ser pai seja fácil em qualquer época, mas nos dias atuais, não basta ser pai, é mandatório participar. Isso significa integração com  a vida dos filhos, sem deixar que a responsabilidade da criação fique por conta somente da mãe, como foi um dia.

O pai hoje, troca fraldas, leva pra escola, faz lição de casa junto, cozinha o jantar dos filhos, passeia, brinca, dá bronca e põe de castigo se for preciso.

Para acompanhar as mudanças dos novos tempos sem ficar perdido, preparamos cinco dicas para os pais aplicarem quando acharem necessário.

1- Estabeleça uma relação direta com os filhos. Isso é tranquilo enquanto eles são pequenos. Com o passar dos anos a cumplicidade e compreensão do pai, vai fortalecer os laços e dar abertura para ambos os lados a diálogos e carinhos. Portanto comece desde que a criança ainda é um bebê.

2- Dê bons exemplos. Os filhos aprendem através da observação. Copiar o pai é um gesto natural, uma vez que a figura masculina representa força e segurança para a criança. O papai é o herói, se ele tem mau comportamento, os filhos vão segui-lo.

3- Desde que as mães saíram para o mercado de trabalho, os pais entenderam que os cuidados com as crianças tinham que ser do casal. Hoje é comum que os pais estejam à frente da casa, explicando o dever da escola, brincando de bonecas com as meninas e preparando o lanche da tarde. Seja o pai que as crianças merecem.

4- Passe uma visão masculina aos filhos. Sem ser machista, o pai tem um olhar diferente da mãe sobre diversas áreas da vida. Isso não significa a divisão dos sexos, mas a presença do pai na vida dos filhos mostra um lado mais prático que ajuda ampliar o campo de conquistas nas crianças.


5- Imponha autoridade sem perder a sensibilidade. O novo pai não deixa de educar e exigir respeito porque demonstra carinho e afeto no relacionamento com seus filhos. Saber dosar entre postura firme e dedicação trás somente retornos positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário