quinta-feira, 31 de julho de 2014

Planejamento financeiro é o primeiro passo para sair das dívidas


Com dinheiro não se brinca. Sem organização fica difícil sair do vermelho e essa é uma situação delicada, até mesmo para quem ganha bem.

Estar endividado na praça, não acontece só por falta de dinheiro. Um levantamento feito no primeiro semestre de 2014 pelo SPC, em todos os estados brasileiros, mostra o comportamento do trabalhador quando ele vai às compras e se arrisca nas dívidas.

Muitas vezes a sensação de status e poder é o que leva as pessoas a comprar em demasia e se endividam. Outra constatação dos especialistas é que falta organização na hora de gastar: compra-se sem saber quanto se tem em dinheiro, ou quanto da renda pode ser incluído numa prestação ou financiamento sem diminuir o lazer e pequenas práticas da rotina.

Portanto mesmo quem ganha mais, se aperta no final do mês se não tem um hábito saudável com o dinheiro. Isso tanto é verdadeiro que a pesquisa revelou que quem ganha menos não se endivida tanto assim hoje em dia.

Os números provam que nas menores rendas existem menos devedores. Entre quem ganha até R$2.200,00, 63% estão inadimplentes, já entre os que ganham até R$600,00 apenas 3% tem dívidas.

O melhor conselho é comprar apenas aquilo que se pode pagar e de preferência à vista. Evitar cartões de crédito e nem levá-los na bolsa na hora das compras, quebra o impulso de gastar em vezes.

Outra forma de controlar as finanças é fazer pesquisas de preço. Incluir em uma lista apenas o que precisa comprar e cortar os supérfluos também ajuda.

O importante é ter em mente que depois de pagar as contas fixas - as quais de preferência não devem ser altas, o que sobrar, deve ser investido, ou gasto em compras pagas no ato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário