Para especialistas, empresas provavelmente apresentarão um desempenho melhor no próximo ano e o comprador estará mais cauteloso na hora de comprar.
O ano de 2012 encerra e as análises sobre o setor
imobiliário são positivas. De acordo com o Banco Central, o PIB no
crédito imobiliário alcançou 5,9% contra 5% em 2011. O percentual é
moderado, comparado a outros países, mas especialistas veem o
desenvolvimento do setor com olhares otimistas para o próximo ano.
Para o diretor geral da ZAP,
Eduardo Schaeffer, entraremos em um momento de estabilidade, mas, sem
estagnar. “Isso porque o governo têm oferecido incentivos de todos os
tipos e, ao mesmo tempo, o freio de arrumação que aconteceu em 2012
trará resultados em 2013. Ou seja: todas as empresas que precisaram
ajustar o seu andar da carruagem nesse ano, provavelmente apresentarão
um desempenho melhor no próximo ano e voltarão a lançar mais produtos”,
explica.
O especialista em Gestão Empresarial, Guilherme Machado,
concorda. “Vejo um mercado em 2013 com o retorno dos lançamentos, com
preços mais equilibrados e reajustes mais conscientes. Além disso,
perceberemos também um maior planejamento do setor com uma forte
tendência de renovação nas formas de projetar um empreendimento. Por
exemplo, com oferta de imóveis mais customizados, de acordo com o perfil
de cada região e com as necessidades do cliente, o que será um
facilitador na hora da comercialização”, afirma, em seu blog.
Comprador cauteloso
Fora a questão dos lançamentos,
Schaeffer afirma que o comprador está um pouco mais cauteloso,
principalmente pelo desaquecimento da subida de preço. “Pensa-se mais
antes de comprar. Logo, existe uma análise mais apurada sobre qual
imóvel comprar e quando comprar. Por exemplo, um casal de 25 anos, que
quer sair do aluguel, pode esperar um ou dois meses a mais para checar
se novas oportunidades de negócio irão surgir, ainda que a decisão da
compra já tenha sido tomada”, afirma Schaeffer.
O maior beneficiado dessa
reorganização do mercado será o próprio consumidor, na visão de Machado.
“E com o cliente satisfeito, o setor também se fortalece. Portanto, os
profissionais da área devem estar atentos e preparados para poder
aproveitar estas oportunidades, interpretando estas tendências e
expectativas e as transformando em potenciais negócios”.
Publicado na Redimob
Nenhum comentário:
Postar um comentário