sábado, 21 de julho de 2012

Escolha o sofá ideal para um ambiente pequeno



Salas pequenas representam um desafio para quem quer deixá-la aconchegante. Como escolher um sofá que seja ao mesmo tempo confortável e não fique ruim no espaço reduzido? Alguns profissionais dão dicas preciosas que ajudam a enfrentar esse dilema.
Ana Luíza Terra, da Etna, afirma que o importante é o móvel não atrapalhar a passagem pelo ambiente. "O espaço mínimo para circulação na frente do sofá é de 1,2 m." Ela lembra, no entanto, que não há problema em a peça ter uma chaise que diminua esse espaço, desde que seja retrátil. Assim, quando a pessoa for assistir à televisão, usa a extensão para ficar mais confortável, retraindo-a quando estiver recebendo visitas. Nesse caso, o estofado tem de ser mais macio. Se o sofá não for usado para ver TV, pode ser mais duro.
Para salas pequenas, o indicado são peças de dois lugares, complementando a sala com pufes – que também servem de mesa de centro – ou cadeiras para as pessoas sentarem. Soraia Dias, da Fort House, dá as medidas mínimas para que um sofá caiba nesse ambiente, mas continue confortável. A largura não pode ser menor que 1,5 m, e a profundidade, 95 cm. Uma maneira de "ganhar" espaço é evitar braços largos. "Até 20 cm está bom, mas, abaixo disso, a peça perde a harmonia, fica estranho", diz Soraia.
O revestimento também deve ser levado em conta. Soraia explica que cores neutras dão sensação de amplitude. O toque colorido, nesse caso, fica com outras peças do cômodo, como as almofadas. Além disso, Ana Luíza explica que tons fortes "travam" o resto da decoração: "O móvel ganha muito destaque e é preciso neutralizar a cor no resto da sala". Ela acrescenta que uma estratégia é adotar capas para o sofá. "Elas são práticas, fáceis de limpar e possibilitam à pessoa mudar o ambiente quando quiser."

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário