terça-feira, 17 de julho de 2012

Da parede aos móveis: use tecidos e renove a decoração







Cabeceiras de camas, painéis, almofadas, paredes e poltronas podem ganhar um novo visual com a aplicação de tecidos. A opção é ótima para quem quer renovar a casa de forma prática, barata e ainda deixá-la mais aconchegante. Como o material é encontrado em uma infinidade de cores, padrões e texturas, as possibilidades na decoração são infinitas.
A arquiteta Michelle Faura Ferrarini explica que dá para combinar tecidos de diferentes estampas desde que a base seja a mesma ou exista uma cor de ligação. Por exemplo, se você usar um tecido estampado em tons de amarelo, verde e roxo, todos os outros que você escolher precisam ter essas mesmas cores, duas delas ou uma só, sem nenhuma outra cor adicional. Dessa forma, a decoração terá um padrão harmonioso.



Confira outras dicas para usar tecido na decoração:


1- Dentre as opções de uso do tecido que podem transformar completamente o ambiente estão as mantas para sofá, capas para almofadas, forrações em cadeiras e luminárias, cortinas, aplicação direto na parede ou em molduras, tapetes e roupa de cama, que ajuda a compor um visual novo no quarto a cada troca.


2- Tamanhos e estampas podem variar conforme o gosto e a necessidade. Tecidos naturais devem ser priorizados quando há contato direto com a pele – mantas e almofadas, por exemplo. Já se o objetivo é aplicação em parede, tecidos mais rígidos, como o linho, são os mais indicados.



3- Se for aplicar tecido na parede, cuidado com as emendas. "Uma solução que pode ser utilizada é costurar o tecido antes de fixá-lo com cola na superfície", explica Michelle.


4- Para aumentar a durabilidade do material e facilitar na hora de limpar, use um produto impermeabilizante nas peças.


5- Cuidado com os excessos! Ainda que você goste de uma decoração audaciosa, o exagero na aplicação de tecido em várias peças ou mesmo a escolha do material com cores muito fortes pode criar um ambiente pesado e cansativo. Nos ambientes sociais, como a sala, por exemplo, prefira usar tecidos para forrar luminárias, cadeiras e poltronas únicas.


Matéria publicada por: Bonde.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário