quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Você sabe o que é refinanciamento imobiliário?

Refinanciamento imobiliário, também conhecido como crédito pessoal com a garantia de um bem, é uma modalidade de crédito pessoal nova no Brasil e muito pouco divulgada pelos bancos. Através do refinanciameento, é possível ter acesso a empréstimos com juros menores que os praticados normalmente.

No caso de refinanciamento, o cliente dá como garantia um imóvel já quitado que possua. O refinanciamento de imóvel é o que possibilita ao cliente bancário levantar o maior volume de recursos. Os bancos costumam liberar até 50% do valor do imóvel.

A operação, no entanto, tem alguns custos. Será necessário pagar IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 1,88% calculado sobre o valor total do empréstimo e pago no momento em que o crédito é liberado - o imposto só não será cobrado quando o dinheiro emprestado servir para a reforma de um imóvel residencial, sendo necessário apresentar o orçamento e o cronograma das obras assinado por um engenheiro. O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não pode ser utilizado para abater o saldo devedor nesse tipo de operação, mas o imóvel pode estar alugado a um terceiro - isso, inclusive, ajuda a compor a renda do tomador do empréstimo.

O refinanciamento imobiliário pode ser interessante para quem por exemplo quer dar uma boa entrada em um segundo imóvel por exemplo, podendo mais tarde, alugar um e com o dinheiro do aluguel, pagar o empréstimo, ou deseja realizar outros negócios vantajosos.

A dica fica por conta da informação. É importante saber as práticas do mercado em relação às chances dos clientes em adquirir recursos para novos imóveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário