segunda-feira, 14 de setembro de 2015

É um bom negócio quitar o financiamento?



Se você tem um financiamento imobiliário e um dinheiro cai na sua conta, como 13º ou restituição do imposto de renda, ou mesmo se você vem fazendo uma poupança, será a hora de tentar uma quitação?

Confira agora algumas dicas para parar de pagar juros e quitar financiamentos:

Por que quitar o financiamento?

Quitar financiamento antes do prazo lhe dá direito a descontos sobre os juros, garantidos pelo artigo 52 do Código de Defesa do Consumidor, e pode aliviar o orçamento mensal, que não será mais comprometido pelas parcelas.

Você pode até pensar em guardar esse dinheiro na poupança para evitar precisar de novos empréstimos no futuro, mas isso só faz sentido se os juros cobrados pelo financiamento forem baixos – crédito consignado ou com garantia de imóvel ou veículo normalmente apresentam juros mais baixos – e as parcelas não estiverem comprometendo uma fatia muito grande da renda.

Normalmente, a atitude mais sensata é quitar a dívida. Se não for possível quitar, amortizar também vale a pena. Assim, a duração do financiamento diminui.

 
Como quitar meu financiamento?
O primeiro passo para quitar seu financiamento é entrar em contato com a instituição que o concedeu para saber qual o valor do pagamento à vista, que deverá trazer desconto sobre os juros futuros.

Com o financiamento quitado, mantenha a rotina de pagamento das parcelas, mas agora coloque-as na poupança para criar uma reserva de emergência, caso você ainda não tenha. Com esse colchão financeiro, você não precisará fazer um novo financiamento no futuro.

Passada a quitação, você pode:

Procurar sempre pagar suas compras à vista, pois, além de evitar os juros, você ainda pode conseguir descontos.

Direcionar seus esforços para construir uma reserva de emergência. Assim, você não precisará ficar refém do cheque especial nos momentos inesperados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário