quarta-feira, 22 de julho de 2015

Você sabe o que é um telhado ecológico?


Muito se fala sobre as tais coberturas verdes, que mais parecem jardins suspensos. Mas por que elas ganham tantos adeptos? Para um sistema de fácil instalação e custo viável, o resultado surpreende e a lista de vantagens é extensa. Sobre a estrutura impermeabilizada do telhado ou da laje, colocam-se manta de proteção antirraízes, manta de retenção de nutrientes, terra adubada e plantas que exijam poucos cuidados em relação a água, poda e nutrição. "A camada de terra e vegetação funciona como um filtro de calor ou de frio, mantendo a casa fresca no verão e agradável no inverno", diz a arquiteta Karla Cunha, de São Paulo. 

Esse conjunto barra ruídos que vêm de fora e ainda pode virar uma área de lazer, dependendo da inclinação da cobertura e do peso que suporta. Além dos benefícios para os moradores, o planeta sai lucrando, pois telhados verdes diminuem a concentração de calor nas grandes cidades e ajudam a reduzir os riscos de alagamento, já que a água da chuva escoa mais lentamente. Veja os detalhes no infográfico, que traz outra possibilidade de cobertura ecológica: a argila expandida

Função e materiais usados no telhado verde

Absorção de água 
O telhado verde substitui parte do solo permeável ocupado pela casa. Assim, a drenagem da chuva acontece em ritmo lento, evitando enchentes em locais cobertos de asfalto, cimento ou piso cerâmico, que não absorvem a água. 

Sistema Modular
É instalado sobre uma membrana de retenção de nutrientes e uma membrana antirraízes colocadas sobre o telhado ou a laje impermeabilizada.

Sistema em camadas
O engenheiro calcula o peso que o telhado pode suportar. Então a equipe da obra monta a cobertura verde. 

Argila expandidaOferece isolamento termoacústico em lajes impermeabilizadas. Na versão mais simples, leva apenas brita e argila expandida. Mas pode incluir também areia, terra e plantas. 

Toda essa inovação ecológica você poderá encontrar nas áreas comuns do Up Residencial. Fale com um corretor da Casabranca hoje mesmo e desfrute dessa tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário