terça-feira, 23 de junho de 2015

Como utilizar o FGTS na compra da casa?


O FGTS é um fundo  de valor financeiro pago ao trabalhador registrado em regime CLT e pode ser usado em diversos momentos.

O mais conhecido deles é quando o trabalhador escolhe comprar uma casa própria. Para facilitar as duvidas que aparecem na hora de resgatar esse dinheiro para empregar no novo imóvel, os bancos dividiram enquadramentos para utilização do fundo, também porque existem algumas regras. São as chamadas Damps.

Veja como funciona:

DAMP I  – Aquisição à vista com FGTS / Percentual de entrada
Carência de 3 anos vinculada ao imóvel

DAMP II – É possível utilizar o FGTS para amortização do saldo devedor, nas parcelas ou valor da prestação. Além da possibilidade de liquidar seu saldo devedor.
Carência de 2 anos vinculadas ao comprador
Não é permitido utilização para pagamento em atraso.

DAMP III – Utilização no abatimento das prestações do contrato de financiamento.
É possível também utilizar o recurso para abatimento de até 80% do valor da prestação mensal do financiamento, pode ser abatido no período de 12 meses, além de poder ser utilizada para pagamento de até 3 parcelas em atraso.
Intervalo mínimo de 12 meses entre as utilizações.

Há também uma série de regras gerais, que valem para todos os casos.

Possuir 3 anos de trabalho CLT, considerando todo o período trabalhado
O imóvel deve estar localizado no mesmo município de ocupação profissional ; no município onde reside há mais de 1 ano ; na mesma região metropolitana.
Não possuir qualquer outro financiamento no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) ; ser proprietário de outro imóvel em fração superior a 40%, no mesmo município de sua residência.
Estar em território urbano; Apenas imóveis residenciais.
Estar enquadrado no sistema SFH, imóveis até 750.000 (SP, RJ, MG e DF). Para demais localidades o valor máximo é de 650.000.
O valor do FGTS deve corresponder no mínimo ao valor de 1 prestação mensal.

Com essas dicas fica mais fácil entender como resgatar o valor do seu FGTS e usar na casa própria. De qualquer modo, quando se consulta um corretor imobiliário credenciado, ele conhece todas as regras do fundo e vai ajudar com a documentação necessária.

Tome um café com um corretor da Casabranca e tire suas dúvidas. Agende uma visita.

via: Lopes









Nenhum comentário:

Postar um comentário