sexta-feira, 29 de maio de 2015

Obras sem desperdício


Sobras e desperdício são uma preocupação ambiental nos dias de hoje. Quem prefere construir a própria casa, ou ainda reformar o que já tem, é preciso ficar de olho para não fazer compras desnecessárias e evitar as sobras.

Para quem deseja construir a casa dos sonhos, organização é fundamental: abrir uma planilha de gastos apurando dados sobre o material necessário sem que haja desperdício vai ajudar muito no andamento da obra.

Sobras de obra são aqueles materiais que não deveriam estar ali, mas não se sabe porque ainda estão: cimento estragando ao tempo, peças de pisos jogados para todo lado, telhas quebradas, metais, gesso, concreto, sobras de materiais que foram pedidos a mais desnecessariamente. Tudo isso forma nada mais do que lixo.

Com algumas dicas é possível manter-se fiél ao planejamento da obra, sem comprar demais, evitando sobras que muitas vezes são descartadas de modo incorreto na natureza, prejudicando a comunidade em geral.

Planeje a obra: calcule corretamente a quantidade de materiais e compre somente o necessário e no momento certo de uso, contando com a ajuda de engenheiros e arquitetos para realização da planta e detalhes.

Acompanhe a obra: visite a sua obra, mesmo que tenha profissionais para te ajudar. É só ter um pouco de disposição para entender o básico e assumir o controle da sua obra.

Armazene com cuidado: o local onde se armazenam os materiais que serão utilizados (cimento, ferro, madeira e as ferramentas) é chamado canteiro de obra. Tudo bem que em pequenas reformas esse lugar vai ser um canto da casa coberto, uma varanda ou uma garagem, mas seja ele de qualquer tamanho observe: se estão cuidando do armazenamento: não adianta jogar um material em cima do outro de qualquer maneira. As telhas, blocos e ferro devem ser empilhados com cuidado, para que não haja nenhum tipo de problema, assim como os sacos de cimento e argamassa que devem ficar longe de umidade.

Use bons materiais: escolher o material adequado para o seu tipo de obra e uso é muito importante. Você pode fazer o telhado ruir se usar uma madeira de baixa qualidade. Fique de olho na qualidade. Nem sempre o material mais barato deixa a obra – como um todo – mais barata. Prefira os materiais certificados.
Alguns materiais podem custar um pouco mais caro no começo, mas farão você economizar dinheiro depois. Luminárias eficientes, com lâmpadas LED, e torneiras economizadoras, ou com arejador ponta (para espalhar e usar menos água) são investimentos que valem a pena porque ajudam a reduzir suas contas.

Etapa da obra: siga as etapas para não se perder, nem desperdiçar, prestando atenção nessas que geralmente desperdiçam muito material:  rebocar cimento, transporte de cimento e areia, assentamento de revestimento, pintura de parede.

Com atitudes corretas de respeito ao meio ambiente e afinidade com o projeto do início ao fim, tentando não modificá-lo no meio do caminho, é possível conseguir uma obra limpa, sem  sobras, nem riscos para o bolso nem para a saúde. 

Boa obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário