quarta-feira, 26 de novembro de 2014

3 passos decisivos para uma comunicação de sucesso


Comunicação é a base de qualquer negócio de sucesso. No entanto, manter uma comunicação clara e eficiente parece um desafio para muita gente. Por isso, resolvemos listar algumas dicas fundamentais para melhorar a comunicação entre você, corretor de imóveis, e o seu cliente.

Escute mais

Se você quer garantir uma comunicação que traga resultados, fale menos e escute mais. Seu cliente quer ser ouvido e esta é, com certeza, a melhor forma de entender o que ele quer e o que ele não quer. Consequentemente, você terá maiores chances de oferecer o imóvel que casa com o sonho de seu cliente e de fechar contrato muito mais rapidamente.

É claro que, para estabelecer confiança e credibilidade, você terá que usar parte do tempo para expor seus talentos e experiências. Mas, faça isso em doses mínimas e na hora certa, ou do contrário será visto como egocêntrico e vaidoso. Fazer perguntas inteligentes também ajudam a demonstrar sua experiência no ramo, e criará novas oportunidades para seu cliente falar sobre seus interesses e necessidades.

Busque feedback sempre

Um dos erros mais comuns é buscar feedback apenas após o fechamento do contrato. No entanto, é importante saber o que o cliente está  achando do andamento das atividades durante o percurso. Assim, você poderá corrigir erros antes que seu cliente firme uma opinião errada a seu respeito.

Não é preciso fazer nada formal nesse caso, basta perguntar, casualmente, o que ele está achando, se precisa de algo mais, se outras necessidades surgiram, etc. Se você trabalha em equipe, um outro corretor pode até ficar responsável por esse telefonema. Seus clientes ficarão felizes em saber que você está interessado em manter a alta qualidade de seu trabalho.

Fale a mesma língua

Minutos após o primeiro contato, ou até mesmo antes disso, você será capaz de traçar um perfil geral sobre seu cliente. E isso será essencial para você nivelar o seu discurso com o dele. Falar a mesma língua de seu cliente é fundamental, e isso vale tanto para a complexidade do vocabulário quanto para os temas levantados.

Um advogado estará mais interessado em saber os detalhes legais do contrato do que sobre a arquitetura do imóvel, enquanto um executivo pode estar preocupado com uma possível desvalorização futura do imóvel, por exemplo.

Coloque-se no  lugar de seu cliente e pense que tipo de informações ele gostará de saber e aprenda os jargões mais comuns para não cair em erros de interpretação – mas, se não entender algo, pergunte sem medo.

Seguindo essas dicas simples, você irá tornar sua comunicação mais eficiente e seus negócios ainda mais lucrativos. Mãos à obra!

Autor:
Br Estate é uma empresa especializada em pensar e desenvolver soluções mobile para o mercado imobiliário. Com uma visão moderna e interativa, propõe a tecnologia móvel como estratégia de crescimento para empresas que pensam e desejam seus processos "além das quatro paredes".
fonte: Lopes

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