terça-feira, 30 de setembro de 2014

Profissão: secretária



Responsabilidade, disciplina, organização, simpatia, desenvoltura. Esses são apenas alguns atributos de quem escolheu como profissão cuidar de agendas, atas, reuniões, auxiliando na agenda executiva de empresas e empresários: a secretária.

A profissão exige curso superior de Secretariado Executivo, domínio da língua portuguesa e uma segunda e terceira língua são muito bem vistas. Geralmente, essas profissionais estão envolvidas em todas as atividades do escritório, despachando ações em escritórios de advocacia, de políticos, agências, consultórios e muitos outros lugares.

Na Casabranca essa função, é muito valorizada, afinal é a secretária quem assessora o dia-a-dia dos corretores de imóveis, e mantém contato com os clientes, estando atrelada as novas tecnologias e demandas da área, sempre um passo a frente, de acordo com as atualizações do mercado.

A essas colaboradoras que são mais que profissionais, mas amigas compromissadas com as tarefas e principalmente no trato com pessoas, fica a nossa homenagem nesse dia 30 de setembro, data especialmente dedicada à elas.

Entenda como nasceu o dia da Secretária
Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.

Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.

Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".

Com o surgimento das associações da classe de secretárias do Brasil, apareceram os movimentos para o reconhecimento da profissão. Das atividades das associações, uma das consequências foi a divulgação e popularização do dia 30 de setembro como sendo o "Dia da Secretária".

Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária".

fonte: velhos amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário