quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Independência financeira é garantia de futuro


Ser independente financeiramente significa ter recursos suficientes para viver com conforto, mesmo quando não estiver trabalhando, ou quando finalmente estiver aposentado.

Apenas ter um bom emprego hoje que pague suas contas não garante independência financeira, pois ser demitido ou sofrer uma baixa que te afaste do trabalho, pode colocar em risco a vida que você escolheu viver.

Poupar a partir de agora com um olho no futuro é uma saída estratégica segura, mas para se chegar a isso é preciso primeiramente planejamento e consciência de ter em mãos um projeto a longo prazo.

Ganhar mais do que se gasta e investir o que sobra em imóveis ou fundos que possam manter sua família tranquila é essencial.

Outras dicas também são muito úteis:

- Mantenha uma planilha que inclua recursos e gastos mensais. O importante aqui é anotar tudo mesmo, para poder avaliar no fim do mês onde o seu dinheiro foi gasto.

- É possível viver e guardar dinheiro. Ou seja, não deixe de se divertir, jantar em um restaurante legal, fazer academia, ou ir ao cinema, apenas tenha moderação nos gastos. Se viver apenas para guardar não terá vivido afinal.

- Tente se livrar das dívidas, sem criar novas e fuja do cheque especial

- Fique atento a oportunidades que aparecem para fazer o dinheiro guardado render mais, como comprar uma casa para alugá-la.

Ter independência financeira é trabalhar com inteligência, usando as ferramentas disponíveis, preocupando-se com o dinheiro que hoje é fruto do seu trabalho, mas que nos próximos anos deve trabalhar a seu favor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário