domingo, 31 de março de 2013

Use prateleiras para organizar e economizar espaço

 
 Recurso simples e barato, as preteleiras podem ser instaladas em qualquer cantinho da casa, com muito charme e descontração.

Os chamados móveis pesados são a base da decoração, mas investir em objetos versáteis pode resolver com rapidez e eficiência problemas de falta de espaço. As prateleiras são um bom exemplo disso.

Seja na cozinha, na sala, nos quartos ou no escritório, a prateleira é uma excelente solução para guardar os objetos e, ao mesmo tempo, deixá-los por perto para o uso no dia a dia. "Assim, é possível aproveitar melhor as paredes livres e dar um alívio para os armários lotados. E esse tipo de móvel ainda funciona como um elemento decorativo, no qual você pode expor aquela sua coleção de fotos, livros ou lembranças de viagens", comenta a arquiteta Mariela Romano.

Sempre em alta na decoração, elas são encontradas em diversos tamanhos, formas e materiais. Custam pouco, dão um canto fixo a objetos antes espalhados pela casa e deixam os espaços mais elegantes. Com todas essas vantagens, resta apenas escolher o modelo ideal para cada cômodo da casa.

Como os ambientes têm funções específicas, as prateleiras devem ser instaladas de acordo com a necessidade de cada espaço. Isto é necessário por uma questão estética, de limpeza e, acima de tudo, de funcionalidade.

Na sala e no escritório 

Use modelos de madeira no mesmo tom dos outros móveis;
 

Prefira vidro para prateleiras perto de cristaleiras ou barzinhos;







Fixe prateleiras em alturas diferentes (30 cm de distância), formando uma escada. Deixe uma para CDs e outra para DVDs, para padronizar o tamanho dos objetos; 


Na cozinha e na lavanderia 

Prateleiras na cozinha permitem que uma série de utensílios bonitos fiquem à mostra. Podem ser modelos baixos, posicionados sobre a bancada, como apoio para a pia e o fogão, ou mais altos, apenas para enfeitar e guardar objetos pouco usados. "Elas deixam aquele cômodo comum e sem graça mais estiloso e personalizado", comenta a arquiteta.

Experimente instalar ganchinhos metálicos na parte inferior de uma prateleira, para pendurar xícaras;


Fixe prateleiras sobre a pia, perto da mesa ou em cima da geladeira. Assim, temperos, guardanapos e outros utensílios de uso constante ficam sempre à mão;


Escolha modelos revestidos de fórmica clara. Você nota rapidinho quando eles estão sujos e consegue manter a cozinha sempre limpa e arrumada; 

Nesses locais, evite prateleiras feitas de vidro, pois acumulam gordura com facilidade.

No banheiro ou lavabo 

Use peças estreitas, de no máximo 30 cm de profundidade, pois o espaço é pequeno;

No banheiro as prateleiras podem substituir os tradicionais gabinetes. Instale-as embaixo da pia para armazenar toalhas e rolos de papel higiênico;


Prateleiras de vidro ficam lindas dentro do boxe, para apoiar shampoos e condicionadores; 

Evite modelos confeccionados em aglomerado, pois a umidade danifica o material rapidinho. Melhor apostar em prateleiras revestidas de fórmica. 

No quarto

No quarto as prateleiras dão um show de utilidade e versatilidade. Prefira as de madeira, que combinem com o tom de outros móveis;


Se preferir, use prateleiras coloridas para contrastar, caso a decoração do quarto seja feita em tons claros;

No quarto das crianças use-as para organizar brinquedos, coleções e materias escolares. Se o espaço abriga adolescentes, acomode os aparelhos eletrônicos, CD's e DVD's. 

Dicas espertas 

Se quiser, disponha diversas prateleiras lado a lado. O resultado é semelhante aos móveis feitos sob medida! 

Para deixar um ambiente charmoso, invista em diferentes tamanhos e formatos e use-as isoladamente ou agrupadas em uma única parede, de maneira contínua ou interrompidas em segmento. Porém, opte pela fixação linear em áreas pequenas para proporcionar amplidão visual.

Se quiser dar destaque às prateleiras, instale-as em uma parede colorida. O resultado fica surpreendente e muito bonito.

Nos quartos, escritórios e salas elas podem ser distribuídas livremente nas paredes ou acopladas às estantes. Segundo Mariela, "O interessante é usá-las de várias maneiras e formatos, com ou sem iluminação, retas, em nichos retangulares ou quadrados. Abuse das tantas formas e aplicações disponíveis". 

Você pode usar qualquer área livre para instalar uma prateleira e aproveitar o espaço. Um exemplo é na parte superior da parede do corredor. Quer uma sugestão incrível para decorá-la? Coloque os desenhos das crianças em porta-retratos e exponha ali as obras de arte da turminha. 

Explore os diversos materiais disponíveis no mercado. Você pode optar pelas prateleiras de vidro, que são ideais para o banheiro. As de metal oferecem elegância e personalidade à decoração. Já as de concreto são versáteis e, ao mesmo tempo, resistentes, podendo ser revestidas de pastilha, porcelanato, ladrilho hidráulico ou azulejo – ficam lindas na cozinha! Há ainda opções em madeira para um belo efeito rústico; 

A fixação direta com buchas e parafusos é mais resistente.Além disso, modelos com suportes metálicos são mais difíceis de combinar; 

Recorra à iluminação indireta para dar destaque às peças expostas, como porta-retratos, coleção de velas e enfeites antigos. Objetos em vidro colorido ficam maravilhosos com esse efeito na decoração!

Publicado no Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário