sábado, 17 de novembro de 2012

Tempero caseiro pode ser cultivado mesmo com pouco espaço

Os temperos são ideais para casas apertadas porque ocupam pouco espaço, como pequenos vasos ou canteiros

Mesmo em casas apertadas, é possível fazer uma horta, principalmente de temperos, que ocupam menos espaço. Essas plantinhas brotam o ano todo e são fáceis de cuidar – têm basicamente duas exigências: sol direto e água todos os dias.

Para fazer uma horta com vários desses elementos, 1 metro quadrado é suficiente, de acordo com a engenheira agrônoma Regina Calçada, de Frutal (MG). “As mais usadas são salsinha e cebolinha. Plantas de maior porte, como pimenta e alecrim, podem ser cultivadas em vasos separados.”

Para quem mora em apartamento, a melhor opção são canteiros na sacada ou jardineiras próximas da janela. Sacadas um pouco maiores podem ganhar um jardim vertical. Assim como nas jardineiras, o vaso deve ser furado para que a água não fique empoçada – os temperos gostam de água, mas encharcar a terra pode apodrecer as raízes, alerta a paisagista Marizeth Estrela, de São Paulo.

Ela dá a receita para a drenagem. “É só forrar o vaso com pedrinhas, completar com uma camada de areia e carvão picado, uma manta própria para jardinagem e a mistura de terra e matéria orgânica por cima de tudo.”

Para salsa e cebolinha, a mistura deve ser metade de terra vegetal e metade de húmus de minhoca ou esterco. Para as demais culturas, um terço de terra normal, um terço de terra vegetal e um terço de húmus. “Como são plantas de crescimento muito rápido, precisam de bastante matéria orgânica”, explica Regina. Quem tem alguma restrição às opções naturais (ou porque exalam cheiro, ou porque abrigam minhocas) pode recorrer a adubo orgânico vendido em lojas especializadas, sugere Marizeth.

O cultivo pode ser feito com sementes ou mudas – e isso influencia o tempo em que a planta demora para se desenvolver plenamente: um mês para as que vieram de mudas e dois para as que brotaram a partir de sementes. “A pimenta demora mais porque é fruto, o crescimento completo leva cerca de quatro meses”, diz Regina.

Controle de pragas
“Quanto maior a planta, maior é a possibilidade de que ela tenha pragas, como pulgões e cochonilhas”, afirma a agrônoma. A pimenta e o alecrim são as espécies de maior porte e, por isso, merecem mais atenção. De qualquer maneira, o canteiro todo pode receber, preventivamente, pulverizações semanais de chá de arruda ou sálvia. Ou ainda, de uma solução de leite, preparada com um litro de água e uma colher de sopa de leite.

Além dos cuidados, o morador não pode ter pena de tirar as folhinhas. Eliminando as mais fracas, outras crescerão. Quando as plantas estiverem debilitadas, o melhor é mudar de vaso ou plantar outra.

Nesse ritmo, vai haver tempero fresco na mesa o ano todo.

Publicado no Terra - Vida e Estilo - Casa e Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário