quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quais as responsabilidades do inquilino perante o imóvel?



Na hora de escolher um imóvel para alugar, o inquilino deve estar ciente de todos os deveres e direitos. Segundo o corretor de imóveis, Rodrigo Barreto, a verificação de contrato e o estado do imóvel devem ser constantemente observadas no ato de assinatura do contrato. “Os propensos inquilinos devem se preocupar em tirar todas as dúvidas para evitar problemas posteriores”, afirma em seu blog.
Barreto ainda enumerou outras responsabilidades que devem ser observadas pelos inquilinos.
Laudo de vistoria: é dever do inquilino, no ato de entrega das chaves e ao final do contrato de locação, apresentar o imóvel de acordo com o disposto no documento.
Atenção aos problemas estruturais. É importante o inquilino ficar atento e comunicar ao proprietário ou administrador sobre qualquer anormalidade estrutural que surja no imóvel, para saber qual providência a ser tomada. Dependendo do caso, é necessário efetuar reformas em função de problemas ocultos não identificados quando da vistoria: problemas com instalação elétrica, hidráulica, esgoto, infiltração, etc. E, normalmente, nessa situação a responsabilidade é do locador.
Manutenção. O locatário é responsável por qualquer tipo de avaria, dano ou depredação que venha a surgir no imóvel em função de descuido, seja por negligência ou imprudência. E, por tanto, como forma de precaução, além de ter que zelar pelo patrimônio, cabe-lhe contratar o seguro residencial com empresa devidamente habilitada para esse fim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário