quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Aprenda a proteger seu patrimônio de incêndios

Jatos do extintor devem ser direcionados para a base das chamas

Sobrecargas na fiação elétrica e desatenção dos moradores são apontadas pelos oficiais do Corpo de Bombeiros como as principais causas de incêndios em imóveis residenciais. Para não colocar vidas e bens patrimoniais em risco, alguns cuidados básicos podem ser adotados.

A recomendação do primeiro-tenente do 5º Grupamento de Bombeiros, Vinícius Zen Moraes, é que as pessoas jamais improvisem instalações elétricas, pois fios descascados e expostos aumentam os riscos de curtos-circuitos. "Por mais simples que um serviço possa parecer, contar com um técnico especializado é indispensável", alerta.

Outro conselho do primeiro-tenente é que as tomadas não recebam mais de um aparelho por vez, para evitar sobrecargas e superaquecimento dos fios.

A distração dos moradores também é destacada por Moraes com um dos fatores que, possivelmente, resultem em focos de incêndio. "Esquecer ferros de passar roupa ligados e panelas no fogão aceso e derrubar velas em tapetes e cortinas são outras causas comuns", ressalta.

Em caso de incêndios, o oficial frisa, o ideal é chamar o Corpo de Bombeiros, telefone 193, manter a calma, deixar o ambiente onde há fogo e fumaça e, se possível, cobrir-se com algum tecido molhado não sintético.

Nos condomínios residenciais, Moraes adverte que a disposição de hidrantes e extintores é obrigatória. Segundo ele, para conter o fogo de forma eficiente, é necessário que os condôminos ajam rapidamente. "Após cinco minutos de incêndio, é mais difícil de controlá-lo", analisa .

De acordo com o primeiro-tenente, o hidrante pode ser facilmente usado pelos condôminos, que devem desenrolar a mangueira por inteiro e manuseá-la em dupla.

A maior dificuldade, avalia, é com relação ao extintor, que depois de destravado, precisa ser utilizado o mais próximo possível do fogo e com o jato direcionado para a base das chamas. "Há pelo menos quatro ‘classes’ de extintor de incêndio. Identificar a ideal para cada situação é primordial para o sucesso da investida", acrescenta.

Treinamento
O diretor do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi/PR), Junzi Shimauti, informa que uma vez por semestre síndicos recebem treinamentos gratuitos, nos quais o combate a incêndios é destacado. "Cabe ao síndico repassar o conhecimento adquirido para os moradores do condomínio", afirma.

UM EXTINTOR PARA CADA OCASIÃO
Classe A - Tem a capacidade de apagar chamas em madeira, papel ou plástico
Classe B - É indicado para conter incêndios em líquidos inflamáveis, como a gasolina
Classe C - É voltado para conter incêndios elétricos
Classe D - Mais raros, apagam chamas em metais

Publicado por: Fábio Castaldelli - http://maringa.odiario.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário