quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Móveis planejados para solteiras que moram sozinhas


Normalmente, a casa de uma pessoa diz muito a respeito dela, porém certas características costumam ser mais comuns quando falamos de pessoas solteiras que moram sozinhas e optam por um imóvel pequeno, mas personalizado. Segundo dados do IBGE, as residências brasileiras com apenas um morador aumentaram de 8,6% para 12,1% nos últimos dez anos, fenômeno que ocorre principalmente nos grandes centros urbanos.
Vários fatores explicam esse aumento, sendo um deles a verticalização das cidades. Com isso, as configurações dos domicílios estão cada vez menores, favorecendo empresas que se dedicam a suprir as necessidades desse público no que diz respeito ao mobiliário. Quando se trata de decorar a casa, os móveis planejados são a melhor opção para transformar os ambientes reduzidos em espaços agradáveis e confortáveis.
A consultora Graziella Oliveira, da Especialle Ambientes Planejados para sua vida, loja especializada em móveis planejados, explica que na hora de elaborar um projeto específico é essencial uma entrevista com o cliente a fim de encontrar soluções para o dia a dia dele. "No caso dos solteiros, existe um pouco de falta de experiência do cliente na escolha dos móveis, que prefere determinada peça por ela ficar visivelmente bonita, mas sem muita praticidade", expõe. É nesse momento que entra o atendimento personalizado. "Desenvolvemos o projeto da maneira mais próximo da realidade, com a perfeição que o consumidor deseja", diz.
Neste contexto, existem diferenças entre homens e mulheres ao procurar uma empresa especializada em ambientes planejados para elaborar um projeto. De acordo com Graziella, os homens costumam acatar com maior facilidade as ideias do profissional responsável, enquanto as mulheres se dedicam a pesquisar tendências. "O homem busca soluções práticas com acessórios funcionais, entretanto não procura criar uma identidade tão forte. Diferentemente da mulher, que quer imprimir sua personalidade na decoração", destaca.


Além do conforto e personalização, a preocupação ao conceber projetos em espaços pequenos envolve a questão da funcionalidade. Para a analista de redes sociais Uanilla Piveta, que mora sozinha há dois anos em um apartamento de apenas um quarto, a mobília precisa ser planejada para que ela não perca muito do pouco espaço disponível. "Tenho dificuldade com o tamanho e o encaixe dos móveis encontrados no mercado, portanto, para que o acabamento seja perfeito é necessário que eles sejam cuidadosamente planejados", afirma. Dessa forma, a funcionalidade é um fator levado em conta por Uanilla. "Prefiro os móveis funcionais, pois o meu ritmo de vida determina isso. Procuro alinhar minha casa, que tem pouco espaço, com peças que sejam úteis e bonitas ao mesmo tempo", diz.
Algumas técnicas do design de interiores podem fazer verdadeiras mágicas para proporcionar a sensação de amplitude, explica a consultora da Especialle Ambientes Planejados para sua vida, Graziella Oliveira. "O uso de tons pastéis e uma cor mais forte, com foco em um objeto, trazem maior atenção para a peça e deixam o ambiente mais iluminado e o uso de espelhos também funcionam especialmente se colocados em fundos de corredores ou paredes contrárias", explica. "Desenvolvemos soluções para criar harmonia em todos os ambientes, de acordo com o sonho de cada cliente", finaliza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário