terça-feira, 26 de junho de 2012

Como reduzir consumo de energia nas residências no inverno



Com a chegada do inverno, o consumo de energia pode aumentar em até 20%, segundo levantamento da AES Eletropaulo, por conta do uso de aquecedores, banhos longos e com temperaturas mais altas e torneiras com água quente, entre outros hábitos mais freqüentes nesta estação. Para ajudar seus clientes a fazerem a gestão do uso desses eletrodomésticos, a distribuidora preparou um compilado de dicas que podem ser adotadas no dia a dia, contribuindo para redução do consumo de energia no mês.

No caso dos banhos quentes, por exemplo, chuveiros elétricos na posição inverno gastam até 30% a mais de energia. Se for essa a opção para aplacar o frio, a dica é passar menos tempo possível debaixo do chuveiro.

 “Com os dias frios, as pessoas recorrem a medidas para enfrentar a baixa dos termômetros que acabam acarretando a alta na conta de luz. A questão do banho é apenas uma delas. O uso de aquecedores, secadores de roupas, de cabelo e outros aparelhos propiciam maior conforto nesta época do ano, mas impulsionam o consumo”, afirmou Fernando Bacellar, coordenador de uso final de energia da AES Eletropaulo.

Segundo ele, mesmo em condições climáticas adversas, o ideal é manter práticas de uso consciente da energia. “Adquirir aparelhos do porte adequado ao uso e à quantidade de pessoas da casa, e ainda, que tenham o Selo Procel são outras atitude que ajudam a economizar energia não só durante este período do ano.“
 

DICAS DE ECONOMIA DE ENERGIA

 Geladeira
  • regule o termostato. A temperatura interna do refrigerador não precisa ser tão baixa quanto no verão;
  • não use as serpentinas de trás do aparelho para secar panos de prato e roupas;
  • verifique se a borracha de vedação está em bom estado, evitando que o ar frio escape de dentro da geladeira;
  • não abra a porta sem necessidade ou por tempo prolongado e não guarde nada, ainda quente, no refrigerador nem no freezer;

 Aquecedores de Ambiente

  • ligue os aquecedores em locais com portas e janelas totalmente fechadas e também onde há pessoas presentes;
  • o uso de aquecedores elétricos é indicado para pequenos ambientes.
 



 Ferros de passar roupa

  • regule a temperatura do ferro seguindo as orientações do fabricante ou, no caso do ferro elétrico automático, a indicada para cada tecido;
  • acumule a maior quantidade possível de roupas para passar tudo de uma vez só;
  • outra dica é iniciar sempre pelas roupas que requerem temperaturas mais altas. Deixe roupas leves, como as feitas de nylon e lingeries, para serem passadas nos últimos dez minutos, com o ferro desligado. Isso ajuda a economizar, já que o aparelho ainda estará quente.
 

Aquecedores de água 

  • ajuste o termostato de acordo com a temperatura ambiente, pois, se esquentar demais e houver necessidade de misturar a água fria, haverá grande desperdício não só de energia como também de água. 

 Torneiras elétricas

  • procure ensaboar toda a louça para depois enxaguá-las de uma só vez, já que as torneiras elétricas proporcionam conforto, mas consomem bastante energia. 

 Novos aparelhos

  • alguns eletrodomésticos têm consumo medido por centros de pesquisas do governo. Os mais eficientes ganham o Selo Procel. Na hora da compra, escolha esses modelos. 

 Publicado em AES Eletropaulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário