quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dedetização ajuda a deixar sua casa livre de pragas


Intrusos
Baratas, formigas, roedores, pombos e moscas podem ser moradores pouco agradáveis na sua residência. Acabar com esses bichos que insistem em continuar frequentando sua casa, trazendo riscos à saúde de sua família, nem sempre é uma tarefa fácil. Sprays em aerossol que matam insetos e são encontrados em supermercados dificilmente conseguem exterminar de vez as pragas.

Esses animais são hospedeiros de bactérias, fungos e vírus responsáveis por causar doenças em seres humanos. As fezes do pombo, por exemplo, podem causar Criptococose, uma doença que afeta o sistema nervoso central trazendo tonturas, enjoos e podendo evoluir para um quadro de saúde mais grave.

Por isso, encontrar uma boa dedetizadora é o ideal para eliminar com eficiência os intrusos. Porém, antes de contratar uma empresa que preste esse serviço, alguns cuidados devem ser tomados. Verifique se a empresa tem alvará de funcionamento expedido pela Vigilância Sanitária e se os produtos químicos usados são registrados no Ministério da Saúde. Peça um orçamento antes de fechar negócio e desconfie de preços muito abaixo da média, o que pode significar um trabalho mal feito.




Causas

As infestações normalmente acontecem por problemas com comida exposta, lixo e falta de limpeza adequada. Paulo Lins, supervisor técnico da dedetizadora Osaka, aponta o desequilíbrio no meio ambiente como causador dos problemas com pragas. "Sujeira, material entulhado, alimentos estocados da forma errada (embalagens abertas dentro do armário, por exemplo), acessos abertos (ralos destampados, orifícios em paredes, batentes de porta mal encaixados) podem causar desequilíbrio no meio ambiente e gerar infestações", afirma.

No verão, a situação pode se agravar ainda mais. Itacir de Assis, gerente operacional da dedetizadora Sampex explica o motivo. "São épocas de muita chuva e calor, e esses animais tentam fugir procurando lugares mais secos e com alimentos disponíveis, por isso acabam achando um espaço propício dentro das casas", relata.

O processo de dedetização é rápido e seguro. Para uma casa de 150 m², o tempo médio é de uma hora e meia para aplicação. O preço varia conforme o tipo da infestação, região do país e tamanho do local a ser dedetizado. Itacir alerta para os cuidados necessários após a aplicação, afirmando que as pessoas não precisam ausentar-se da residência. "Apenas é preciso que idosos, crianças, lactantes e animais fiquem longe do local dedetizado durante as oito horas seguintes da aplicação. Após quatro horas, é recomendável passar um pano úmido nos móveis para diminuir a possibilidade de intoxicação", afirma. Deixar o local ventilando, com as janelas abertas, também é importante.

Para Paulo, o ideal é que os animais retornem ao local após 24 horas da dedetização. "Caso aconteça algum sinal diferente no animal (como olhos lacrimejantes, coriza no focinho, sinais de stress), levar imediatamente ao veterinário com a ficha técnica do produto, além do termo de garantia da empresa", enfatiza.

Para um efeito duradouro da dedetização, é preciso que o procedimento seja refeito em média a cada seis meses em residências e a cada nove dias em comércios. "Dependendo do grau de infestação, pode ser necessário um tempo menor entre as dedetizações, por isso é preciso avaliar cada caso", pondera Itacir.



Tratamento

Para cada tipo de infestação, um método eficiente para acabar com o problema. No caso de pulgas, aranhas e insetos em geral, o recomendado é a utilização de micropulverizadores que, através de bombas de ar comprimido com a substância química líquida, espalham o veneno na quantidade necessária. "Nesses casos, o importante é usar o tóxico em locais específicos, como ralos e rodapés", aponta Itacir. O especialista explica que os ralos e tubulações são focos de concentração desses tipos de insetos, e rodapés são usados como rotas de circulação, utilizados pelos animais para locomoção dentro da casa.

Já para acabar com as baratas e formigas, o ideal é o uso de um gel específico para dedetização. "Colocado em locais como tomadas, fundos de gavetas, interruptores e armários, onde esses animais se alojam, o gel é capaz de intoxicar e matar em poucos minutos os insetos", afirma.

No caso de pombo, o processo é diferente. Desde 1998 é proibido usar iscas envenenadas para eliminação de pombos, o que se caracteriza como crime ambiental. Por isso, é essencial proteger o local e evitar o acesso das aves. A forma mais eficaz é utilizando um gel repelente atóxico. "O gel deixa o local grudento e causa irritação aos pombos, o que faz com que eles não voltem mais", relata Itacir. Existem também outras maneiras de conter esse tipo de praga urbana, como instalações de telas e espículas, ou pendurar objetos brilhantes e coloridos como CDs e fitas de sacos plásticos nos locais frequentados pelos animais. Isso assustará os pombos e deixará sua família longe de doenças perigosas.

Paulo lembra que outros procedimentos também ajudam no controle. "Evitar a alimentação, seja de modo ativo (jogando migalhas) ou modo passivo (alimento de aves domésticas deixados nas proximidades das gaiolas), além de não construir fachadas que ofereçam pontos de abrigos para esses animais ajudarão no processo", comenta.

Por Duda Schwab - Equipe BBel - UOL Casas

Nenhum comentário:

Postar um comentário