quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Faça a manutenção no telhado e evite goteiras

Olá amigos, estava olhando o vizinho fazendo a manutenção do telhado da casa dele, quando lembrei desta importante questão.
Principalmente agora que estamos perto da época das chuvas.
Pesquisei na internet e encontrei esta interessante matéria que segue abaixo:


Calha

Em dias de chuva, quem já não passou pela situação de chegar em casa depois do trabalho e ver móveis e tapetes molhados por causa de goteiras? Se o telhado não enfrentou uma chuva forte, granizo ou uma ventania, as goteiras podem ser indício de que ele e a calha não estejam recebendo a manutenção adequada.

De acordo com a arquiteta Maria Manoela Parkinson, a limpeza das calhas para retirar folhas e demais resíduos que possam causar o entupimento deve ser feita ao menos uma vez por mês. A arquiteta é proprietária de uma franquia da marca Dr. Faz Tudo, especializada em serviços de manutenção residencial, no Rio de Janeiro, e comenta que o transbordamento das calhas por causa de folhas obstruindo o escoamento da água é a principal causa de problemas em telhados.

Em locais sem muitas árvores esta manutenção pode ser mais espaçada, sendo realizada ao menos uma vez a cada três meses. Limpar a calha não é trabalho que demanda necessariamente a contratação de profissional especializado, em especial quando é possível acessá-la pelo lado externo da casa, sem a necessidade de subir pelo telhado. Segundo Maria Manoela, a troca de telhas, no entanto, é um serviço arriscado e que pode ser melhor executado por uma pessoa que tenha mais habilidade para andar sobre o telhado do que os proprietários. A dica da arquiteta para quem pretende fazer a manutenção sozinho é nunca subir no telhado quando ele estiver molhado e usar madeiras para se andar sobre as telhas.

Goteiras são sempre sinal de que existem telhas rachadas, quebradas ou fora do lugar. Maria Manoela aconselha os proprietários a sempre vistoriar o telhado depois de chuvas fortes, com granizo e ventanias, fatores que costumam danificar as telhas. Ela explica que as telhas cerâmicas francesas são as que mais sofrem com as intemperes pelo fato de seu sistema de encaixe ser o mais frágil.



Previnindo


Fora a vistoria após tempestades, a arquiteta Maria Manoela recomenda que as telhas sejam checadas a cada três meses. Para prevenir que goteiras prejudiquem o interior do imóvel e o forro da residência, ela indica que no momento da instalação do telhado seja colocada uma camada de papel impermeabilizante entre ele o forro, o que vai impedir a passagem da água.

É possível detectar danos no telhado mesmo em períodos secos. A primeira orientação da arquiteta é verificar se há passagem de luz pelo telhado. Caso sim, esses locais também serão o caminho de passagem da água da chuva. Outra maneira é tentar encontrar pontos de umidade e manchas no madeiramento do telhado e no forro, pois eles também indicam que aqueles locais estão sendo molhados por goteiras quando há chuva.

Se bem instalado, com a inclinação e materiais corretos, o telhado pode durar décadas. De acordo com Ana Carolina Carpentieri, arquiteta e supervisora de marketing da fabricante de telhas Onduline, outro tipo de manutenção que caso não aconteça pode comprometer a durabilidade das telhas é a retirada do limo que se forma sobre elas, que compromete principalmente as de cerâmica por terem maior capacidade de absorver água.

O acúmulo de limo torna as telhas de cerâmica extremamente frágeis, capazes de esfarelar ao toque, segundo a arquiteta Maria Manoela. Ela explica que a retirada deste tipo de resíduo deve ser feita a cada dois ou três anos e menciona também que se o telhado tiver sido feito dentro da inclinação correta o acúmulo de limo vai ocorrer vagarosamente.





Telhas de fibra de cimento

De acordo com a arquiteta Ana Carolina, as telhas de fibra de cimento são as mais usadas no Brasil, à frente inclusive das de cerâmica. Elas substituem as antigas telhas de amianto, substância considerada tóxica e proibida em diversos estados brasileiros. Ana Carolina comenta que existem diferentes espessuras para este tipo de telha, mais ou menos resistentes à quebra.

A fibra de cimento e o concreto, que também é usado para fazer telhas, são materiais mais resistentes do que a cerâmica e sofrem menos com chuvas e ventos fortes, pois o encaixe destes tipos de telhas é mais firme. A manutenção desses telhados deve ser feita da mesma maneira indicada para aqueles construídos com telhas cerâmicas.



Outra recomendação importante é lavar os telhados de fibra de cimento e concreto periodicamente com jatos de água. Ana Carolina indica que, paliativamente, rachaduras e quebras nessas telhas podem ser reparadas com a aplicação de fitas adesivas betuminosas. Essas fitas são capazes de vedar a entrada de água e são encontradas no mercado em diversas cores e tamanhos. 

Publicado no bBel Um estilo de vida do UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário