sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Casa ou apartamento? Quais os prós e contras de cada um?




Em geral, casa oferece mais espaço enquanto que apartamento oferece mais segurança.

Espaço (Ponto para: Casa)
Toda mãe sabe que criança precisa de espaço para correr!
A área do imóvel, tanto interna quanto externa, influencia a preferência pela casa. Além do "espaço para brincar" para as crianças, as casas costumam ter cômodos maiores. Em geral, são casais com filhos os que optam por morar em residência unifamiliar, ou quem tem animais de estimação, principalmente cachorros grandes, pela necessidade de quintais privados.

Segurança (Ponto para: Apartamento)
Um jovem que chega de madrugada, para entrar em casa, precisa ter segurança. 
Hoje, quase todos os prédios têm vigilância 24 horas. Além disso, um possível invasor, até chegar à unidade do morador, no caso de um prédio, têm muito mais barreiras (portão, portaria, porta do bloco) e isso também ajuda a elevar o nível de segurança da propriedade.
Em compensação esta segurança adicional é um dos maiores responsáveis pelo valor dos condomínios.
Nos tempos atuais, não é em qualquer bairro que se pode optar com segurança, por uma casa, ou pelo menos, não sem investir em segurança adicional.

Tempo (Ponto para: Apartamento)
Além destes dois fatores, o tempo para cuidar do imóvel também é considerado no momento da decisão.
Quem fica o dia inteiro fora e só vai para casa, para dormir, e não quer gastar as horas de folga limpando piscina ou quintal, como é o caso de casais jovens, prefere apartamento. Além do tempo necessário para a manutenção e limpeza, o custo, que no caso de apartamento é diluído entre as unidades, também é outro fator que influência na escolha.
Obviamente, esta vantagem, impacta diretamente no preço da taxa de condomínio, que é um dos fatores que desagrada quem deseja morar um apartamento.

Nota: Em caso de optar por locação, é preciso levar em consideração que em alguns casos, principalmente naqueles em que a taxa de condomínio é próxima de 50% do valor do aluguel, é possível alugar uma casa de mesmo padrão, ou padrão mais alto, em outro bairro, pelo mesmo preço.

Independência (Ponto para: Casa)
Esta é outra vantagem, para quem vai comprar um imóvel.
A possibilidade de reformar e ampliar o imóvel, como desejar. Em prédios, mudanças precisam ser aprovadas em assembleia de moradores e modificações na fachada não são possíveis individualmente.

Privacidade (Ponto para: Casa)
A liberdade no uso do imóvel influencia, também, a preferência de jovens pelas residências, pois, aproveitando que os cômodos são maiores, podem dividir os quarto barateando os custos individuais, questão esta, fundamental, para quem está na fase universitária. Uma casa, também possibilita que o morador receba mais visitas e fazer festas, com maior frequência, desde que seja respeitado os horários de silêncio.

Como pode ser notado, não há uma escolha perfeita, portanto, o ideal é fazer a escolha, considerando os fatores mais importantes para você ou sua família.
Mesmo assim, as vezes, uma decisão é tomada com base em outros fatores que acabam se sobrepondo a todos os outros já analisados, como é o caso da proximidade com o local de trabalho ou com escolas e faculdades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário