terça-feira, 28 de junho de 2011

Limpeza e manutenção



Aqui estão reunidas as principais dicas de limpeza e manutenção de um imóvel.
Algumas dicas são simples e podem ser realizadas pessoalmente, outras, necessitam ser realizadas por pessoal especializado.
Limpezas e manutenções períodicas são excelentes para manter o seu imóvel valorizado ou no caso de imóvel alugado, reduzem as possibilidades de ter despesas extras, na hora da entrega das chaves.


Limpeza


Faça você mesmo!

Bancadas e Piso de Pedra Polida
Não é preciso mais que água, sabão neutro e escova ou vassoura com cerdas de náilon para mantê-los limpos.
Lembrete:
No dia-a-dia, mantenha afastados do mármore produtos como mercúrio, baton, tinta, perfumes, papéis coloridos e mostarda, principalmente do branco thasso, muito alvo e fácil de manchar.

Maçanetas e Fechaduras
Limpe com pano úmido. Nada de álcool, detergente ou vaselina.

Quadro de Distribuição
Deslique tudo, retire a poeira dos disjuntores. Observe se há zinabre, camada verde que se forma quando o metal entra em contato com o ar ou com isolamentos derretidos. Se houver, chame um eletricista para dizer se é caso de limpeza ou de substituição das peças.

Fachada com Textura
Recomenda-se lavá-la com jato de água.

Sifões, Ralos e Caixas Sifonadas
Limpe o corpo do sifão ou a caixa de ralos, retirando sujeiras acumuladas, como cabelos, no caso dos banheiros, e gordura em cozinhas.

Calha
Retire folhas e sujeiras que possam obstruir a passagem da água.


Teto do Banheiro
Manchas de umidade? Lave a alvenaria com solução de partes iguais de cloroe água e coloque também sabão em pó. Isso pode ser feito a cada três meses. Sempre que sair do banho, deixe o ambiente bem ventilado.


Armários
Umidade? Procure deixar o ambiente bem ventilado. Para as partes de alvenaria, proceda como no item anterior.

Metais de Banheiro
Use polidores não corrosivos para realçar o brilho das peças cromadas, douradas ou grafite.
Lembrete:
A cada seis meses, limpe os arejadores, estas pecinhas atarrachadas no bico da torneira, cujos furinhos podem entupir.

Filtro de água da cozinha
Acionar o sistema de retrolavagem a cada seis meses.

Rejuntes
Lave piso e parede com produtos de limpeza desengordurantes ou à base de cloro, encontrados nos supermercados. Evite usar ácidos, pois há risco de atacarem o pigmento do rejunte ou o esmalte do revestimento.


Chame um especialista

Caixa d'água
Esvazie e lave com água sanitária e escova de náilon. Se quiser desinfetar o encanamento também, encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 100 litros de água. Espere duas horas, feche a entrada de água e esvazie o recipiente, abrindo as torneiras e disparando as descargas até sair todo o líquido.

Fossa Séptica
Tem que ser limpa por um profissional especializado, o limpa-fossa. Naqueles em que se usam bactérias para digerir matéria orgânica, basta reaplicar os microorganismos, à venda em lojas de materiais de contrução
Lembrete:
No dia-a-dia, quem dispõe de fossa séptica em casa, deve evitar jogar papel higiênico no vaso, pois o material pode entupí-la.

Telha Cerâmica
Lave com água e vassoura.

Telha de Fibrocimento
Lave com água corrente e água sanitária, na proporção de 5 partes para 1. Atenção: não pise diretamente sobre as telhas, use tábuas apoiadas sobre elas.

Telha de Concreto
A cada dois anos, lave as telhas de concreto com uma solução de ácido muriático, na proporção de 1 parte de ácido para 20 de água.




Manutenção



Faça você mesmo!

Pia de Cozinha ou Banheiro
Verifique se há desgaste ou frestas no silicone que veda a junção da cuba e bancada. Se necessário, reaplique o produto. Aproveite para substituir o courinho desgastado das torneiras (vedante).

Maçanetas e Fechaduras
Quando a chave começar a enguiçar, coloque grafite em pó nos cilindros com a ajuda de uma bisnaga (embalagem vazia de colírio). Compre-o em lojas de material de construção.

Caixa Acoplada
Verifique se a bóia está no chamado nível operacional, que você identifica com a sigla NO, dentro da caixa. Caso esteja acima dessa marca, ajuste o nível retirando manualmente o excesso de água.

Portas e Janelas
Remova o zinabre (camada verde) dos ferrolhos de latão oxidado. Misture, na mesma proporção, água e ácido clorídico (também chamado de muriático). Umedeça um pano nessa solução e esfreque no local. Esse ácido é muito forte e pode queimar a pele. Por isso, coloque luvas e máscara.

Válvula de Descarga
Observe se ela demora para fechar, desperdiçando água. Se isso estiver acontecendo, regule-a ou troque a peça.


Piso de Cimento Queimado
Pode recobrar o brilho com uma demão de cera incolor.



Chame um especialista

Equipamento de Piscina
É necessário trocar a areia do filtro se houver grumos (coágulos formados pela acumulação de produtos químicos) no recipiente.
Lembrete:
Na obra, atenção à aplicação de zarcão nas grandes. Muitas vezes, ele não penetra bem nas frestas. Vede-as com massa plástica. Se houver algum sinal de ferrugem, use a lixa grossa e retire a parte afetada. Aplique um neutralizador de ferrugem, o zarcão e a tinta.

Fachada de Tijolinho á Vista
Reaplicar hidrofugante a cada três anos.

Fachada com Pintura
Não espere a tinta descascar. Se estiver em tempo, aproveite o final das chuvas para repintar a fachada, lembrando que a parede deve estar limpa, firme e coesa. Prefira tintas para exteriores que já vem com proteção contra raios ultravioleta. As do tipo elastomérico acompanham pequenas movimentações, naturais de qualquer estrutura, escondendo as fissuras leves.

Fachada com Textura
Se lascar, faça o reparo usando a mesma massa numa tonalidade mais clara, assim não fica diferente do restante da parede que já sofreu


Fachada de Pedra
Hidrofugantes são bem vindos. Atenção ao rejuntamento entre as pedras se estiver danificado, é preciso refazê-lo o mais rápido possível.

Lembrete:
A cada três anos, passe verniz com base sintética ou hidrofugantes na fachada de blocos de concreto.

Esquadrias de Madeira
Envernizadas: Use lixa nº 120 ou 140 e reaplique verniz com resistência às intepéries e proteção contra raios ultravioletas. Há produtos que duram mais de ano.
Pintadas: Só vão pedir retoque a cada um ano e meio. Teste, abrindo e fechando as esquadrias várias vezes, o funcionamento de rolamentos e ferragens. Se estiverem começando a emprerrar, coloque grafite em pó. Caso isso não funcione, troque as peças antes que estraguem por completo.
Lembrete:
A cada seis meses, utilize silicone líquido nas esquadrias de alumínio para protegê-las das agressões do meio.
No final do inverno, aplique cupinicidas em portas, janelas e pilares de madeira. É que esses bichinhos começam a aparecer em dois meses.


Telhado
Procure telhas quebradas. Confira se as amarrações estão em ordem, principalmente nas coberturas muito inclinadas. Observer se o madeiramento cedeu ou embarrigou, como dizem os telhadistas. Isso indica que é preciso reformá-lo - inverter a posição das vigas abauladas ou trocar as apodrecidas. Substitua a massa que fixa a cumeeira caso esteja trincada.

Calha
Nos modelos de chapa galvanizada, procure pontos de ferrugem, lixe-os (com lixa média para ferro) e passe tinta eslmalte.


Telha Cerâmica
Se quiser impermeabilizá-la, use hidrofugantes ou resinas acrílicas para esse fim.

Piso de Tijolos
Pode-se empregar resina acrílica para manter o material em bom estado. Antes de providenciar os retoques nas áreas que estão com a proteção desgastada, limpe bem a superfície, retirando toda a poeira.

Estruturas de Concreto
No caso de os ferros da armação estarem aparentes por desgastes do concreto, consulte um engenheiro para fazer o reparo. Se não houver esses sinais, apenas envernize os pilares e as vigas com produto específico.

Teto do Banheiro
Manchas de umidade, persistente? 
Chame um encanador para ver se o problema é de infiltração ou de ventilação insuficiente.

Armários
A umidade pode vir de uma infiltração, de algum vazamento ou da falta de ventilação do ambiente. Só um encanador pode descobrir a origem.

Esquadrias de ferro
A cada cinco anos, passe uma camada de zarcão nas esquadrias de ferro, depois de retirar a pintura antiga com uma lixa. Em seguida, repinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário