quarta-feira, 15 de abril de 2015

Bairros de nomes indígenas


No dia do Índio vamos adentrar na história da nossa região, descobrindo curiosidades sobre o povo que aqui residiu antes de tudo e deu origem desde ao nome da cidade, até bairros e ruas.

Às margens do rio Sorocaba habitavam os tupiniquins, do grupo tupi. Seguindo essa origem, surgiu o nome da cidade, Sorocaba que significa terra rasgada.

A origem da Terra Rasgada

Após o retorno de D Francisco à corte, o capitão Baltasar Fernandes instalou-se na região em 1654 com a família e escravaria vindos de Santana de Parnaíba nas terras que recebeu do rei de Portugal. Fundou então, a 15 de agosto de 1654, um povoado com o nome de Sorocaba. Sorocaba vem do tupi “soroc” (rasgar) e “aba”, morfema nominalizador. Assim, Sorocaba significa “rasgão” ou “terra rasgada”. A palavra tupi entra também em Vossoroca, bairro de Votorantim. Para incentivar o povoamento, Baltasar Fernandes doou terras aos beneditinos de Parnaíba para que estes construíssem um convento e uma escola, para funcionarem como um centro gerador de cultura. O povoado foi elevado a município no dia 3 de março de 1661, passando a chamar-se Vila de Nossa Senhora da Ponte de Sorocaba e na ocasião, foi instalada a primeira Câmara Municipal.


Ruas e bairros

As primeiras ruas e bairros de Sorocaba seguiram o caminho indígena chamado Peabiru. Devido ao intenso comércio de índios na região, a língua falada era o tupi misturada ao português.

Hoje, a cidade conta com bairros populosos com nomes derivados dessa época:

Iguatemi: significa rio verde escuro; de rio sinuoso
Morumbi: o nome vem do tupi e significa morro ou colina alta
Abaeté: significa homem forte, homem de respeito; pessoa boa, pessoa de palavra, pessoa honrada; homem de valor, corajoso; abá (homem) + eté (muito bom, verdadeiro).


Tradição

Devido toda a trajetória de desbravamento, Sorocaba é uma terra histórica e cultural muito importante.
Caminho para índios, sertanistas, tropeiros e bandeirantes em viagem para descanso e comercialização, nossa região formou-se, utilizando a cultura local, a qual nos acompanha até hoje, desde a linguística incorporada a nossa atual comunicação, até nos nomes de bairros por onde passamos.







Nenhum comentário:

Postar um comentário