quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A importância da decoração



Todos entendem o que é Decoração, e inclusive há o dia da decoração, 30 de outubro, para celebrar essa área. Mas poucas pessoas sabem realmente explicar o que é exatamente a atividade da decoração, e principalmente por este desconhecimento é que muitas vezes a profissão do decorador acaba sendo desvalorizada por muitas pessoas.  A atividade da Decoração, ou Design de Interiores, consiste basicamente em planejar ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais, para que se tornem tão bonitos e agradáveis quanto possível, levando em consideração aspectos como acessibilidade, conforto térmico (mantendo a temperatura agradável), iluminação, propagação de sons (acústica) e praticidade, como capacidade de organização e armazenamento de materiais.

Decoração de Ambientes também costuma ser definida como uma técnica cenográfica e visual voltada à composição e ornamentação de espaços fechados ou internos, como escritórios, cômodos de uma residência e estabelecimentos diversos. Independente da definição, um projeto de Decoração envolve tudo que está visualmente presente nestes espaços, desde a cor das paredes até os móveis, utensílios, cortinas e persianas, iluminação e até os eletrônicos que vão compor o espaço e a forma como as pessoas o utilizarão no dia-a-dia.

As definições acima já nos tiram a ideia de que é uma atividade simplória, mas há muito mais sobre a decoração de ambientes para falarmos a respeito.



O profissional de Decoração

O papel do Decorador (ou Decoradora) é harmonizar tudo aquilo que compõe um ambiente e sua utilização pelas pessoas – móveis, adornos, cores, texturas, iluminação, materiais, utensílios, e aparelhos eletroeletrônicos, levando em consideração tanto a beleza quanto a acessibilidade e usabilidade do espaço em questão. Mas além do projeto e do planejamento do ambiente propriamente dito, o Profissional de Decoração também costuma gerir a execução do projeto de decoração, estando à frente da definição de prazos e cronogramas, controle e ajustes no orçamento, além de capitanear o trabalho de outros profissionais como eletricistas, pedreiros, marceneiros e pintores. A atuação do Decorador pode se dar no âmbito institucional, projetando salas comerciais, atelieres, escritórios e lojas, ou se voltar para o ramo residencial, se envolvendo com projetos de casas e espaços de convivência de forma geral. Há também a possibilidade de trabalhar com espaços públicos e eventos específicos.

Normalmente, encontramos Decoradores trabalhando de forma independente, como profissional autônomo. Mas também há muitos casos em que este tipo de profissional integre quadros de empresas do ramo de Design de Interiores. Outros atuam como consultores independentes ou vinculados a lojas de móveis, por exemplo.

A formação acadêmica de profissional de Decoração ou Design de Interiores pode ser cursada nos níveis, Técnico, Tecnólogo ou Bacharelato, existindo muitos cursos também para Pós-Graduação (tanto Latu Sensu como Strictu Senso ) e MBA. Desnecessário citar que habilidades em artes, outras áreas de Design e vasta bagagem cultual são muito bem vindas para este tipo de profissional, cujo papel é trazer para o seu cliente soluções e ideias inovadoras e eficientes, muitas vezes além da esfera de alcance de pessoas não relacionadas ao ramo. Os Designer de Interiores ou Decorador deve ser filiado à Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), entidade que une os profissionais da área (cerca de 5.000 atualmente) na defesa dos seus interesses desde 1980, ano de sua fundação.

fonte: decoracaoemais.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário