domingo, 23 de dezembro de 2012

Tinta especial no telhado diminui temperatura nas cidades



No início da campanha One Degree Less, as pessoas eram incentivadas a pintar elas mesmas seus telhados de branco. Depois, foi descoberta a importância de se usar uma tinta especial, para que não escureça depois de algum tempo

Uma iniciativa da Green Building Council Brasil (GBC Brasil), ONG ligada à questão da sustentabilidade no mundo inteiro, trouxe para o Brasil uma discussão importante: de acordo com uma pesquisa realizada pela organização nos Estados Unidos, é possível reduzir a temperatura dos grandes centros urbanos apenas mudando os telhados das casas. Segundo o levantamento, parte do aquecimento dos grandes centros se deve ao calor interno das casas, produzido por telhados que não refletem a radiação solar.

Foi a partir dessa constatação que a ONG lançou no Brasil a campanha “One Degree Less” (Um Grau a Menos, em português), que incentiva as pessoas a mudarem os seus telhados. “Ações simples, como usar telhados verdes ou pintar com tintas especiais que refletem a radiação solar fazem toda a diferença”, explica Felipe Faria, gerente de relações governamentais e institucionais do GBC Brasil.

Hoje, no Brasil, já existem técnicas e produtos desenvolvidos especialmente para diminuir o aquecimento dentro das casas. As soluções mais recomendadas, segundo Faria, são telhados metálicos ou os chamados “telhados verdes” – técnica que consiste na aplicação de vegetação sobre uma camada impermeável na cobertura de um imóvel. Outra opção são as tintas especiais. “Antes, o mais recomendado eram as cores claras, mas hoje podemos encontrar tintas escuras com o mesmo efeito no mercado”, afirma o gerente.

A iniciativa, que começou em 2010, ainda está avançando em questões técnicas, explica Faria: “Temos uma parceria com  a iniciativa privada e universidades para realizar pesquisas na área. Esses estudos visam criar normas técnicas para esses equipamentos a serem utilizados nas casas”.

E foi graças a essas pesquisas que o mote da campanha mudou. Antes a ideia era estimular as pessoas a pintarem seus telhados com tinta branca comum, mas agora não mais. “Ainda pode ser utilizado, mas descobrimos que, no Brasil, por ser um país úmido, em seis ou sete meses o telhado escurece por conta de bactérias e fungos, e o efeito se perde”. Como uma medida de curto prazo, no entanto, pintar de branco ainda pode ser uma boa opção.


Publicado no Terra Casa & Decoração

Nenhum comentário:

Postar um comentário