quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Secovi-SP é favorável à legislação sobre built to suit


Expectativa do Sindicato é de que, com regras mais claras, cresçam os investimentos nessa modalidade de locação sob encomenda

Foi sancionada nesta quarta-feira (19/12), pela presidente Dilma Rousseff, a Lei nº 12.744, que altera o artigo 4º e acrescenta o artigo 54A à Lei nº 8.245/91, a Lei do Inquilinato. A mudança, publicada no Diário Oficial da União de hoje, 20/12, institui normas para o built to suit, modalidade diferenciada de locação na qual o empreendedor constrói ou reforma consideravelmente um imóvel sob medida para um determinado locatário, para o qual o empreendimento será alugado por um período de tempo mais longo do que uma locação tradicional. “Essa mudança favorece o mercado como um todo. Ela constitui um marco eficiente para o segmento de locação, porque torna legítimas todas as operações de built to suit”, opina Walter Cardoso, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

O dirigente relata que não havia, na legislação locatícia, qualquer menção ao built to suit. “Só existiam as cláusulas gerais de locação”, comenta. Por isso essas operações costumavam ser reguladas por um contrato atípico, que estabelecia as normas entre as partes”, explica o vice-presidente do Secovi-SP.

A maior vantagem da mudança, completa Cardoso, é o fato de a operação built to suit ser inserida em lei. “Existia um marco regulatório menos eficiente e agora temos um marco mais completo”, frisa, lembrando que a segurança jurídica é importante para o locador e para o locatário.

“A alteração legal eliminou uma série de preocupações que travavam grandes investimentos”, analisa Jaques Bushatsky, diretor de Legislação do Inquilinato do Secovi-SP. Ele conta que a lei abriu a possibilidade de que algumas condições sejam negociadas, mas sem obrigar a sua contratação. O resultado, conforme o advogado, é muito positivo e as regras mais claras, por exemplo, facilitarão a cessão a terceiros, pelo locador, do direito de recebimento de aluguéis (securitização). ”É relevante lembrar que estamos falando de enormes investimentos e ambos os contratantes são assessorados por vários especialistas, que poderão atuar livremente em busca das melhores soluções, pois a lei privilegiou o negócio dessa modalidade de locação, sem onerar quaisquer dos lados”, acrescentou Bushatsky.

Já o locatário pode ser beneficiado pelo menor custo do aluguel, destaca Walter Cardoso. “Retirado o fator risco, no caso da rescisão, o valor da locação pode até ficar mais favorável”, afirma. Ele explica que até aqui o inquilino tinha dificuldade para encontrar um imóvel sob medida para suas necessidades. “Agora, o mercado terá mais capacidade e segurança para produzir esse tipo de imóvel, o que certamente tornará o seu custo muito mais atrativo para o locatário.”


Publicado no Secovi-SP  

Para ler a Lei Nº 12.744 acesse o link  

Nenhum comentário:

Postar um comentário