segunda-feira, 11 de junho de 2012

10 dicas de decoração para ampliar ambientes pequenos


A decoração cria vários desafios e um deles é aproveitar o espaço da melhor forma possível. Quando a área tem dimensões limitadas, o projeto deve incorporar alguns truques capazes de causar a sensação de amplitude ou mesmo aliviar a circulação. "Artifícios como usar espelhos e optar por paredes brancas colaboram bastante", ensina a decoradora Fernanda Firenze.



Espelho, espelho meu: um espelho aumenta a percepção de luz e espaço. Use o acessório para criar espaço e fazer com que o cômodo pareça maior. Certifique-se de que ele reflita algo apelativo ao olhar, como um candelabro na sala de estar, enfim, algo bonito de se realçar.


Cor sim, cor não: o uso de quadros e telas com traços de horizonte transmitem a sensação de expansão. Esse recurso cria uma ilusão de espaço.


 Listras verticais: Se a ideia é ampliar o comprimento, aposte nas listras verticais.



Deu branco: o branco dá sensação de infinito e amplia o espaço. Outra vantagem: destaca móveis e objetos. Deixe o colorido para acessórios decorativos como almofadas, quadros e vasos.



Nada de paredes: integre sala e cozinha e você verá como o ambiente ficará mais aberto e iluminado. Se isto não for do seu gosto, faça uma janela interna entre os dois, com um vidro fixo ou de correr. Os pratos podem passar por esta abertura, promovendo uma integração.



Minimalismo em alta: móveis retos funcionam melhor em ambientes pequenos. Possibilitam encaixes nos ambientes. Outra sugestão são as peças suspensas, elas facilitam a circulação. Em busca de leveza visual, prefira as peças que misturem poucos materiais e que tenham linhas retas.



Deixe o sol entrar: quanto maior a luminosidade, maior a sensação do espaço. Ambientes escuros tendem a parecer menores do que realmente são.



Boas vindas: as portas de correr ocupam menos espaço e permitem maior integração entre os ambientes. Fique longe do modelo pivotante e balcão.



Sobe e desce: escolher um modelo de escada vazada garante a leveza e faz com que ela seja um elemento de destaque do ambiente.



Olhe para baixo: pinte os rodapés da mesma cor das paredes, caso o pé direito (altura do teto) seja baixo. Se você optar por outra cor, vai criar uma linha divisória que vai criar a sensação de diminuição do cômodo.



Olhe para cima também: partindo da mesma premissa dos rodapés, não rebaixe o teto com gesso se o pé direito for baixo, no máximo faça uma moldura.



Publicado no Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário