quarta-feira, 14 de março de 2012

Dicas de como decorar um imóvel alugado

 

Arquiteta Juliana Piletti, da 4D-Arquitetura, ensina como investir na decoração sem se incomodar com o proprietário ou sair no prejuízo


Decorar uma casa ou apartamento alugado não é uma tarefa fácil. As mudanças não podem ser muito radicais e precisam ser reversíveis, pois, na maioria das vezes, o imóvel tem que ser entregue ao proprietário da mesma forma como foi alugado. Além disso, muitas pessoas têm medo de investir na decoração do apartamento que alugam com receio de ter que se desfazer de tudo na hora de ir embora.

Para a arquiteta Juliana Piletti, da 4D-Arquitetura, reformas em imóveis alugados são possíveis sim, mas antes é preciso ter uma boa conversa com o proprietário. "o caso de uma reforma mais elaborada e onerosa é possível uma negociação dos custos, reduzindo o valor de aluguel por alguns meses, considerando que as modificações podem valorizar o imóvel para a próxima locação", diz.

Se a reforma não for autorizada ou se o proprietário e inquilino não entrarem em um acordo, Juliana afirma que, ainda assim, é possível deixar o imóvel mais aconchegante e adaptado ao estilo de vida da pessoa que o está alugando. Confira as dicas da arquiteta de como deixar um apartamento alugado com a sua cara:

Pintura
 A pintura das paredes é algo fácil de ser feito. Na hora de entregar o apartamento é só pintar novamente com a cor definida no contrato de aluguel. Juliana aconselha ainda usar adesivos, stencil, papel de parede e quadros para deixar o imóvel com a sua cara, pois estes são materiais fáceis de remover.


Juliana utilizou quadros grandes na decoração deste imóvel para esconder imperfeições nas paredes


Cozinha e banheiro
Existem tintas específicas para azulejos que podem modificar totalmente uma cozinha ou um banheiro. Mas antes de mexer nos azulejos, Juliana ressalta que é importante conversar com o proprietário do imóvel. Há ainda, segundo a arquiteta, a opção de usar adesivos para estas áreas, escondendo assim alguma imperfeição ou defeito.

Piso
Se o piso não está em bom estado ou não é do agrado do morador, a solução pode ser utilizar um tapete grande nas salas de estar e jantar. Assim, de acordo com Juliana, se esconde boa parte do piso e se traz aconchego para os espaços.

Iluminação
Para Juliana, uma boa saída é investir em uma boa iluminação. Geralmente, as luminárias de imóveis alugados nem sempre são as mais bonitas. "Neste caso vale a pena trocá-las", garante a arquiteta. Luminárias de piso e pendentes são uma opção e podem destacar um objeto específico ou um quadro na parede, por exemplo.




Na foto acima, Juliana utilizou uma estante desenhada pela equipe da 4D-Arquitetura para separar dois ambientes



Móveis

A saída aqui, de acordo com Juliana, é investir em imóveis versáteis e flexíveis, que possam ser facilmente desmontados e levados pelo inquilino, depois do vencimento do contrato. "boas peças de mobiliário chamam bastante atenção e podem ser usadas para esconder acabamentos ou imperfeições do espaço, por esta razão, se o orçamento permitir, vale a pena investir em peças de design e móveis mais elaborados", explica ela.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário