terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Como limpar os seus vidros de maneira eficiente


Muitas vezes as pessoas ficam horas limpando e lavando os vidros e mesmo assim eles não ficam bonitos e brilhantes ao final da operação. Para auxiliar nessa tarefa, há algumas dicas que podem ajudar para limparmos os vidros da maneira correta e quais são os principais erros cometidos na realização dessa tarefa.

                 Se você tiver uma empregada doméstica, é prudente que ela seja orientada para realizar a limpeza da melhor maneira. De um modo geral, a superfície do vidro é uma das mais fáceis de limpar porque a sujeira possui baixa aderência à sua superfície. Se na hora de fazer a limpeza dos vidros você reúne materiais como papel toalha, jornal, álcool e desinfetante terá que rever algumas ações. Na hora da limpeza, os melhores instrumentos são o esfregão de lã de carneiro, o rodo e um pano de algodão. É simples de encontrar esses artigos em supermercados.

                O papel toalha até pode ser usado, pois ele não deixa resíduos no vidro, mas geralmente a quantidade que precisa ser utilizada não traz uma relação custo benefício vantajosa. O jornal não é indicado porque a tinta que é impressa no papel pode acabar dissolvendo e pode deixar manchas no vidro.

                Para limpar os seus vidros de forma eficiente, use água e detergente neutro na proporção de quatro gotas de detergente para um litro de água. Essa solução consegue que os vidros fiquem limpos e translúcidos de forma rápida. Produtos como os conhecidos limpa-vidros também podem ser usados, mas eles tomam mais tempo nas etapas de remoção e se não forem aplicados conforme a instruções do fabricante podem deixar o vidro embaçado.

                Produtos alcalinos e ácidos como desinfetantes, ceras, removedores e álcool não devem ser usados, pois são agressivos ao vidro, podendo causar danos. Depois de algum tempo utilizando esses produtos, a diminuição de transparência do vidro pode não ser de sujeira e sim corrosão sofrida por esses produtos.

                O poder de limpeza do álcool é um mito quando falamos da aplicação dele em vidros. Em relação a um produto apropriado, ele é totalmente desaconselhável, pois para conseguir algum resultado é preciso uma forte ação mecânica, como o de esfregar uma grande quantidade de papel. Na minha casa eu sempre limpei meus vidros com álcool e achava que o resultado não ficava muito bom, agora descobri o motivo! No momento da limpeza, esponjas não macias e palhas de aço causam bastante estrago nos vidros, e mais ainda se o vidro tiver a aplicação de uma película para proteção solar.

                Primeiramente, esfregue os vidros com o esfregão de lá de carneiro (pois não solta fiapos) e com a solução de detergente e água. Caso o vidro esteja muito empoeirado, passe um papel antes para remover o excesso de sujeira. Se o vidro estiver muito engordurado, a solução de água com detergente deve ser de água morna. Depois, utilize um rodo para tirar o líquido que estará sobre o vidro. Procure não limpar os vidros enquanto a luz do sol estiver incidindo sobre eles, pois isso faz com que a água seque mais rápido e fique mais difícil de ser removida, o que pode ocasionar manchas.

                De qualquer forma, tanto para vidros lisos quanto canelados, é importante que a limpeza seja feita periodicamente, pois para que eles estejam sempre bem conservados é essencial que não fiquem encardidos. Dessa forma, seus vidros ficarão limpos e preservados por mais tempo.


Publicado em Imovelbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário