quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Imóvel valoriza mais que outras aplicações financeiras


No ano de 2010, os imóveis antigiram uma valorização de aproximadamente 25%. Por esse motivo, se tornaram uma boa opção de investimento, inclusive mais rentáveis que as tradicionalmente mais usadas. Nos últimos anos, observamos a estabilização da economia, a queda do desemprego, quedas das taxas de juros e maior facilidade de conseguir financiamento habitacional.

    No ano de 2009, a alta registrada no valor dos imóveis foi de 26%, em média. Essa rentabilidade deixa o mercado aquecido e faz do imóvel um investimento interessante para quem quer investir a curto prazo. Essa valorização é apontada por uma pesquisa realizada pelo Creci-SP.

    Se comparada a valorização do período à da poupança ou da Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), percebemos claramente o imóvel e valorizou mais. A caderneta de poupança rendeu 6,81% no ano passado e a Bovespa (que mede o índice de ações) ficou em 1,04%. A Bovespa inclusive ficou abaixo da inflação do período, que chegou a 5,91%.

    A locação de imóveis residenciais também atingiu desempenho positivo no período, a um aumento de 10,66% . E a venda de imóveis usados também fluiu bem, pois foi registrada alta de 29,26% em relação ao período anterior.

    Os imóveis têm alcançado aumento de cerca de 20% ao ano, e os juros dos finaciamentos bancários estão por volta entre 8% e 10,5%. Então vale a pena entrar em um financiamento de um imóvel. A única ressalva é esse é um programa baseado em um prazo muito longo de tempo (de 20 a 30 anos) e não saberemos quais serão os passos da economia no futuro. Mas a curto prazo, podemos dizer que vale a pena sim investir no finaciamento para adquirir o seu imóvel.

    Aproveitando o bom momento, muitas pessoas estão estudando a possibilidade de trocar o aluguel pelo financiamento. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a taxa de juros para família com renda mensal de até 10 salários mínimos fica entre 4,5% a 8,5% ao ano. Já para famílias que ultrapassam esse valor, a taxa varia entre 8,5% e 12%. É uma taxa bem mais baixa que as dos juros comerciais.

    O consumidor deve analisar em qual momento se encontra para saber se é a hora de investir em imóveis. Se ficar em dúvida sobre onde investir melhor o seu dinheiro, pode ser proveitoso consultar um profissional da área de economia para aconselhamento e tirar maiores dúvidas, afim de fazer uma escolha que o deixe satisfeito.

Publicado em Imóvelbrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário