sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Dicas para decorar um espaço pequeno


Não é porque você dispõe de um espaço pequeno que ele ficará devendo no quesito decoração. Com criatividade e estilo, é possível sim que um ambiente pequeno fique funcional e ao mesmo tempo de bom gosto e elegante. Para conseguir isso, alguns especialistas na área de decoração dão dicas para que podem facilitar nessa tarefa.

                Tente manter todos os objetos da casa em ordem e nos seus devidos lugares. A casa organizada dá uma impressão maior de amplitude. Não use tons escuros, prefira os claros, já que estes aumentam de forma natural um espaço reduzido. Uma decoração que use uma cor só também ajuda, e dê preferência à tintas com brilho, já que como refletem a luz acabam por deixar o local maior. Se você gosta de cores escuras e fortes, utilize em detalhes menores, como toalhas e almofadas.

                Cuidado com as cortinas. Prefira tecidos claros e bem leves, já que a luz natural favorece esse tipo de ambiente. Se a iluminação natural não for suficiente, invista em iluminação artificial, pois um ambiente pequeno se torna ainda menor se estiver escuro demais.

                Além de bonito e funcional, o espelho também exerce a função de expandir o ambiente. Por isso, abuse de espelhos, em especial nos cômodos menores da casa. Dê preferência para deixar o espaço livre para a circulação, pois se o lugar tiver muitos móveis (especialmente nas passagens), haverá a impressão do local ser ainda menor. É melhor optar por um menor número de móveis, mas peças grandes do que peças pequenas e um número maior. Muitas peças juntas dá um ar desarrumado e desorganizado.

                Não cubra todo o local com tapetes, isso também ajuda a diminuir. Deixe o piso todo descoberto e se gostar muito de tapetes, use um que não cubra todo o espaço, deixando um pouco do chão à mostra. Prefira usar tons claros no piso, evitando tons escuros e muito estampados.

                Se tiver muitas televisões em casa, as coloque em suportes especiais para elas. Ficará mais funcional e com um ar mais organizado. Na cozinha, prefira mesas dobráveis, que são presas na parede e abertas na hora das refeições ou quando houver necessidade. Se quiser uma mesa mais tradicional, opte por materiais transparentes, como o tampo de vidro. Isso ajuda a alongar o local.

                É interessante e prático ter algumas peças de mobília multifuncional. Sofás-cama, cadeiras dobráveis e camas com baú podem ser bastante funcionais e ajudar na questão da falta de espaço. Essa mesma regra vale para o quarto das crianças, em que podem ser usadas camas beliche e camas dois em um, em que uma cama fica camuflada embaixo da outra.

                Para viabilizar um projeto para um apartamento pequeno, pode ser interessante consultar um arquiteto. Ele dará opções dentro do que ficará bom para o seu espaço e dentro da faixa que você pretende gastar. É só explicar para o profissional o que você deseja. Planejar a decoração pode ser na verdade uma economia, já que não haverá gastos desnecessários com objetos e móveis que logo terão que ser substituídos.


 Publicado em ImovelBrasil.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário