segunda-feira, 5 de setembro de 2011

O golpe do falso aluguel


Para você que está procurando um imóvel para alugar, seguem algumas informações importantes:

Um golpe que está se tornando comum em todas as grandes cidades, tem  deixado no prejuízo muita gente de boa-fé.

Até em Sorocaba uma quadrilha foi presa neste final de semana, acusada de aplicar este tipo de golpe.

O FALSO ALUGUEL

Pessoas pegam as chaves para visitarem imóveis, alegando interesse na locação, e que copiam estas chaves, estão se fazendo passar por proprietários dos imóveis, ou representantes destes e, oferecendo o imóvel para alugar por preços, normalmente, abaixo do mercado. Preço que pode chegar à metade do valor.

Diante de tamanha vantagem, não são poucos os que sucumbem à tentação.

Mas, fique atendo aos detalhes da proposta para perceber quando é um golpe:

1) Os imóveis disponíveis para locação, pela CASABRANCA Imóveis, possuem placas de identificação da imóbiliária na fachado do imóvel.

2) Toda negociação e andamento para a locação é realizada por equipe da CASABRANCA , em nossas unidades de atendimento nos seguintes endereços:

CENTRO: Rua XV de Novembro, 229 - Centro - Sorocaba - SP - Fone - (15) 2102-9999

CAMPOLIM: Rua Barão de Tatuí - 1078 - Vergueiro - Sorocaba - SP - Fone (15) 2102-8888

ZONA NORTE: Avenida Itavuvu, 840 - Itavuvu - Sorocaba - SP - Fone -  (15) 3219-5454

3) Caso tenha visto um anúncio em jornal ou site, e entre em contato para obter maiores informações sobre o imóvel, desconfia se a pessoa solicitar depósito antecipado para firmar o contrato de locação.

4) Em nenhum contrato de locação da CASABRANCA é cobrado aluguel antecipado.

5) Mesmo em casos de opção por outra forma de garantia que não seja o fiador, ou:

o próprio locatário contrata um seguro fiança junto a uma Corretora de Seguros ou,

no caso de Caução, é efetuada uma aplicação financeira em nome da imobiliária e do locatário.

5) Tenha consciência que os valores dos aluguéis são regulados pelo mercado (lei da oferta e procura). Embora sempre seja possível uma negociação desses valores, eles não ficam muito abaixo dos valores praticados pelo mercado de locação.

Se um imóvel está sendo oferecido por uma pessoa que alega ser proprietário ou representante do proprietário, por um preço abaixo muito abaixo do valor de mercado, pode ser um golpe.

Atualmente como há mais procura do que oferta de imóveis alguns golpistas, estão oferecendo o imóvel sem redução de valor, porém com facilidades para a locação, como a exigência de apenas um depósito ou pagamento antecipado, para realizar a locação.

Procure nestes casos checar as informações prestadas por estas pessoas, com síndicos ou porteiros, para casos de apartamentos ou casas em condomínio e com vizinhos ou mesmo solicitando apresentação da escritura do imóvel, devidamente registrada.

6) Desconfie de conversas do tipo:

"— Olha, estou fazendo o aluguel para você neste valor, mas não conta para ninguém, ou ... não conta para o síndico, porque depois os outros inquilinos para quem aluguei por valor maior vão ficar no meu pé!"

Ou justificativas do tipo:

"— Apesar de o imóvel ser administrado por uma imobiliária, estou tentando alugá-lo por conta própria porque o proprietário, meu amigo, precisa de dinheiro logo. Por isso, inclusive, ele está pedindo um valor abaixo do mercado."

7) A recomendação de todo bom advogado e até mesmo das autoridades policiais é unânime:

"— Se for alugar de particular, é preciso conhecer o dono e checar a documentação."

8) Para quem já caiu no golpe a recomendação é, registrar Boletim de Ocorrência na Delegacia, pois as informações prestadas serão valiosas para que a polícia possa desmontar a quadrilha.

Além disso a divulgação da ocorrência impedirá o uso do mesmo imóvel e dificultara o uso dos mesmos dados de proprietários falsos.

"Valores depositados em contas de golpistas são dificeis de serem recuperados, pois, por usarem nomes e dados falsos, raramente são localizados, salvo caso de prisão em flagrante."

Pense, reflita e confira, antes de enviar dinheiro para uma pessoa que se faz passar por proprietário ou representante dele.

É no calor da emoção que entramos em fria!

Nenhum comentário:

Postar um comentário