quarta-feira, 18 de maio de 2011

Cresce o número de pessoas que compram imóveis antes dos 35 anos

 

Os jovens estão aproveitando o aumento da oferta de imóveis mais simples e menores assim como os juros mais baixos e o prazo maior de financiamento.

 

O pintor Diego Lima Ricardo só tem 23 anos e ainda não acredita no que acaba de fazer. Comprou o primeiro apartamento. “Acabei de comprar um apartamento. Vai cair a ficha mesmo quando eu entrar nele. Aí vai cair a ficha”, diz o pintor.
Ele e Pamela vão financiar em 25 anos um imóvel de dois quartos. “Acabei de assinar e estou gelado”.
Gelado mas feliz. E é essa felicidade que o inspetor de pintura industrial, Álvaro de Souza e Ana Márcia estão buscando. “Vai estar investindo no que vai ser seu no futuro. Já o aluguel não você vai pagar ali a vida toda e o imóvel nunca vai ser seu”.
A casa própria não é mais um sonho distante para os jovens. Cada vez mais pessoas conseguem comprar o primeiro imóvel antes de completar 35 anos.
Em 2007, 53,8%dos financiamentos da Caixa Econômica Federal para compra de imóvel foram feitos para quem tinha até 35 anos. Desde então, esse percentual só cresce e no ano passado chegou perto de 60%.
Os jovens estão aproveitando o aumento da oferta de imóveis mais simples e menores assim como os juros mais baixos e o prazo maior de financiamento.
“O que acontece hoje em dia é que essas pessoas mais jovens elas tem uma renda e provavelmente uma melhor condição de assumir essa prestação. Às vezes ainda mora com a família, esse tipo de coisa então tem um tempo inclusive pra esperar o imóvel ficar pronto, esse tipo de coisa”, fala o economista Amarilis Romano.
Mas antes de assumir um compromisso tão importante, é bom tomar alguns cuidados. “É importante que ela faça as suas contas, que ela tenha uma boa programação, que procure bem, que pense antes de comprar que não faça uma compra por impulso”, explica o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Cely Mantovani.
Mesmo porque, se conseguir o financiamento está mais fácil, a grande conquista é quitar a dívida. “É só que a gente vai quitando antes. A gente vai apertando daqui, aperta dali aí dá pra pagar em menos tempo”, avisa Diego.

Assista o video da matéria no link

Publicado no Jornal da Globo
Edição do dia 13/05/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário