sexta-feira, 29 de maio de 2015

Obras sem desperdício


Sobras e desperdício são uma preocupação ambiental nos dias de hoje. Quem prefere construir a própria casa, ou ainda reformar o que já tem, é preciso ficar de olho para não fazer compras desnecessárias e evitar as sobras.

Para quem deseja construir a casa dos sonhos, organização é fundamental: abrir uma planilha de gastos apurando dados sobre o material necessário sem que haja desperdício vai ajudar muito no andamento da obra.

Sobras de obra são aqueles materiais que não deveriam estar ali, mas não se sabe porque ainda estão: cimento estragando ao tempo, peças de pisos jogados para todo lado, telhas quebradas, metais, gesso, concreto, sobras de materiais que foram pedidos a mais desnecessariamente. Tudo isso forma nada mais do que lixo.

Com algumas dicas é possível manter-se fiél ao planejamento da obra, sem comprar demais, evitando sobras que muitas vezes são descartadas de modo incorreto na natureza, prejudicando a comunidade em geral.

Planeje a obra: calcule corretamente a quantidade de materiais e compre somente o necessário e no momento certo de uso, contando com a ajuda de engenheiros e arquitetos para realização da planta e detalhes.

Acompanhe a obra: visite a sua obra, mesmo que tenha profissionais para te ajudar. É só ter um pouco de disposição para entender o básico e assumir o controle da sua obra.

Armazene com cuidado: o local onde se armazenam os materiais que serão utilizados (cimento, ferro, madeira e as ferramentas) é chamado canteiro de obra. Tudo bem que em pequenas reformas esse lugar vai ser um canto da casa coberto, uma varanda ou uma garagem, mas seja ele de qualquer tamanho observe: se estão cuidando do armazenamento: não adianta jogar um material em cima do outro de qualquer maneira. As telhas, blocos e ferro devem ser empilhados com cuidado, para que não haja nenhum tipo de problema, assim como os sacos de cimento e argamassa que devem ficar longe de umidade.

Use bons materiais: escolher o material adequado para o seu tipo de obra e uso é muito importante. Você pode fazer o telhado ruir se usar uma madeira de baixa qualidade. Fique de olho na qualidade. Nem sempre o material mais barato deixa a obra – como um todo – mais barata. Prefira os materiais certificados.
Alguns materiais podem custar um pouco mais caro no começo, mas farão você economizar dinheiro depois. Luminárias eficientes, com lâmpadas LED, e torneiras economizadoras, ou com arejador ponta (para espalhar e usar menos água) são investimentos que valem a pena porque ajudam a reduzir suas contas.

Etapa da obra: siga as etapas para não se perder, nem desperdiçar, prestando atenção nessas que geralmente desperdiçam muito material:  rebocar cimento, transporte de cimento e areia, assentamento de revestimento, pintura de parede.

Com atitudes corretas de respeito ao meio ambiente e afinidade com o projeto do início ao fim, tentando não modificá-lo no meio do caminho, é possível conseguir uma obra limpa, sem  sobras, nem riscos para o bolso nem para a saúde. 

Boa obra!

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Onde montar seu escritório?


Todo empreendedor já passou por isso: como encontrar o local ideal para montar o escritório e iniciar seus trabalhos.

Escolher o imóvel comercial, entre outras coisas depende do tipo de negócio que se pretende inaugurar. Em primeiro lugar conhecer os arredores do ponto que pretende comprar ou alugar, conhecendo a infraestrutura e o tipo de comércio e serviços oferecidos na região, cria uma atmosfera específica para o profissional liberal, pois é preciso entender a valorização local.

O local ideal para abrir uma empresa deve ser um ponto comercial de fácil acesso e que tenha visibilidade para se manter atrativo. De nada adianta um escritório muito bem organizado se o acesso é complicado para clientes e colaboradores.

 Informações sobre escolas, hospitais, praças, bancos e outros serviços importantes que valorizam o local, vão ajudar no sucesso do empreendimento.

Contar com a ajuda de um corretor de imóveis, facilita muito a operação. Esse profissional vai encontrar um imóvel dentro do perfil do empreendedor.

O corretor vai auxiliar na verificação do imóvel, como as instalações internas, extintores de incêndio nos corredores, elevadores, saídas de emergência, banheiros, entre outras facilidades, além de contribuir para esclarecer contratos,  direitos e deveres do novo proprietário.

A  Casabranca tem know how em imóveis para locação e venda em Sorocaba, auxiliando os consumidores sobre os melhores locais, salas, consultórios, casas e galpões, para se montar um negócio. Faça uma visita e boa sorte no empreendimento.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Conheça o bairro Santa Rosália



Tradicional bairro de Sorocaba, o Santa Rosália sempre foi sinônimo de requinte e belas casas. Situado na zona Leste da cidade, Santa Rosália é um bairro basicamente residencial com imóveis de alto padrão.

Desde as voltas na praça Pio XVII onde os antigos moradores "paqueravam" e conheciam novas pessoas até os dias de hoje, o bairro evoluiu muito em infraestrutura e empreendimentos que agregaram ainda mais valor à região.

Os destaques de serviços, lazer, saúde e educação da Santa Rosália ficam por conta da Policlínica Municipal, o Senai, uma escola pública municipal de educação infantil, duas estaduais de ensino fundamental e médio, o quartel da 14ª Circunscrição de Serviço Militar, a Praça da Amizade, a Praça Pio XII, o Villàggio Shopping, a sede do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), a pipoca do japonês, a Quitanda e Frutaria Shibata o Extra hipermercado, esse último instalado nas antigas dependências da Companhia Nacional de Estamparia (Cianê), prêdio histórico na cidade.

Outra atração do Jardim Santa Rosália é o Estádio Municipal Walter Ribeiro, mais conhecido como CIC, onde os dois times de futebol profissional da cidade, o São Bento e o Atlético, disputam as séries A3 e A1 do Campeonato Paulista de Futebol. O estádio também é bastante usado para apresentações de artistas nacionais e internacionais e para grandes eventos religiosos

A oferta de negócios imobiliários na região, de locação e venda de casas e apartamentos, atendem uma demanda de novos proprietários interessados em viver ou montar negócios em um bairro muito bem localizado com saídas para a Marginal Dom Aguirre e Zona Norte.

A Casabranca possui muitas unidades de imóveis para a visitação em Santa Rosália. Procure um corretor e encontre a casa dos seus sonhos em uma região que só cresce em Sorocaba.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Como financiar o primeiro imóvel?



Conquistar o primeiro imóvel significa muito investimento. Por causa disso, se precaver de todos os lados, ter noção do orçamento familiar, FGTS e outros valores, além de contar com o conhecimento de um corretor credenciado são passos essenciais para tudo sair certo nessa empreitada.

É preciso abrir tempo na agenda para acertar os detalhes principais e percorrer muitos empreendimentos avaliando e aguardando o momento ideal para fechar negócio.

Simplifique o processo com algumas dicas essenciais para comprar o primeiro imóvel:

1. Informe-se a respeito do seu limite de crédito antes de buscar o imóvel.
Para agilizar a efetivação do negócio e ter uma real noção da quantia total que você tem possibilidade de financiar, busque nas instituições bancárias por informações sobre carta de crédito, as quais são financiamentos pré-aprovados, para que você não corra o risco de após muita peregrinação e finalmente encontrar o imóvel, receber a notícia de que o financiamento não pode ser feito por causa de renda, idade ou qualquer outra restrição. Estas cartas de crédito possuem validade e variam entre 4 a 6 meses dependendo da instituição bancária.

2. Pesquise as melhores taxas e condições em vários bancos.
A melhor forma de se evitar pagamento abusivo de taxas de juros durante o decorrer do financiamento é visitar todas as instituições bancárias possíveis em sua cidade em busca de simulações e informações sobre as taxas de juros cobradas para financiamento imobiliário. Converse com os gerentes e tente negociar estas taxas. Geralmente, elas podem ser reduzidas, caso você opte por transferir as seus recebimentos de salários e movimentações financeiras para o banco, o que pode fazer com que o financiamento de em uma instituição torne-se mais atrativo do que em outra.

3. Analise o seu orçamento familiar.
Tenha em mente que este investimento terá que ser honrado mensalmente com o pagamento da mensalidade do financiamento. Portanto, analise previamente o orçamento familiar para que se evite apertos financeiros. Nos casos de negociação de taxas de juros, a inadimplência pode ocasionar uma alta na taxa de juros mensal, pois a pontualidade do pagamento das prestações quase sempre é pré-requisito para a concessão de descontos nas taxas do financiamento.

4. Busque o seu imóvel com segurança.
Além dos cuidados acima, é muito importante que você esteja acompanhada de um bom corretor de imóveis ou imobiliária os quais podem prevenir muita dor de cabeça, como também agilizar a sua procura, mostrando a você apenas aquelas opções que se encaixam no seu perfil. Estes profissionais também estão cientes de como deve ser efetuada uma negociação segura e livre de riscos.

5. O FGTS.
Para aqueles que possuem FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a utilização do valor contabilizado neste fundo pode ser uma mão na roda, pois pode servir tanto como entrada, como também para amortização de saldo devedor. No entanto, o seu uso deve respeitar algumas regras. Desta forma, consulte também estes detalhes junto com as instituições as quais você for pesquisar.

6. Modalidade SAC ou PRICE?
Em termos de montante total a ser pago até o término do financiamento pela instituição bancária, a modalidade SAC torna-se mais atrativa, visto que o valor amortizado da dívida total no pagamento da parcela mensal é bem maior que na opção PRICE. A modalidade SAC inicia com uma parcela maior do que na PRICE, no entanto as parcelas são decrescentes na tabela SAC e fixas na tabela PRICE.

7. Comprometimento de renda com o financiamento imobiliário.
Um dos principais fatores que as instituições bancárias levam em consideração na análise do seu crédito é o comprometimento da sua renda. A prestação do imóvel financiado não pode exceder 30% da sua renda bruta na maioria dos bancos ou 35% da sua renda líquida em algumas outras agências. Caso possua também algum outro financiamento como carro ou outros bens de consumo, pode ser que estes também entrem na cota do comprometimento de sua renda caso estejam incluídos no cadastro único do Banco Central.

8. Apartamento na planta x apartamento pronto.
Este dilema pode ser facilmente resolvido. A resposta para este item será obtida de acordo com a urgência da entrega do imóvel. Caso precise mudar-se de imediato, sem dúvidas a necessidade fala mais alto e a melhor alternativa será optar por um imóvel pronto. No entanto, caso você tenha mais tempo para mudar-se e queira aproveitar melhores preços, como os de lançamentos, uma boa alternativa é comprar um imóvel em construção ou na planta. No entanto, para isso você deve conhecer bem a construtora e os imóveis que a mesma já construiu e entregou para que você não corra o risco de comprar e não receber ou ainda receber mas com atraso.

9. Despesas extras.
Mantenha uma quantia mínima de 5% do valor do imóvel em sua conta para eventuais gastos com registro do imóvel e despesas de cartório. Isto certamente evitará que você tenha surpresas na hora de receber as chaves do seu sonhado imóvel.

Quanto mais precauções você tomar, menor será o risco de ter prejuízos ou dores de cabeça durante o processo de aquisição do seu primeiro imóvel. Seguindo este roteiro, você terá a certeza de que estará fazendo um bom negócio.

via Marcio Lima

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Coloque ordem na casa



Bagunça em casa? Nem pensar! Existem muitos bons motivos para manter a casa em ordem, primeiramente no que diz respeito à higiene, mas o conforto e bem estar que ver tudo em seu devido lugar oferece, não tem preço.

Para por ordem na casa, já comece com a ideia de que tudo tem que ter um lugar definido em cada cômodo a que pertence.

Com algumas dicas práticas é possível organizar a rotina da casa e da família criando um verdadeiro lar bonito e organizado.

Aprenda em 10 passos:

1. Tudo tem que ter um lugar específico. Esse é o princípio da ordem

2. Cestas e caixas são indispensáveis para guardar desde documentos importantes até fotos e brinquedos

3. Etiquetas ajudam a lembrar onde determinado objeto deve ser guardado. A rotina fica muito mais prática

4. Ganchos são essenciais e podem ser espalhados pela casa toda. Pendure tudo o que achar necessário, desde chaves até cadeiras

5. De tempos em tempos faça uma limpeza geral: jogue fora o que não for mais do seu interesse e coloque no lugar certo o que vai manter em casa

6. Seja na despensa ou nos armários, mantenha cestos para organizar os alimentos por categorias (biscoitos, cereais, doces)

7. Nos armários do quarto, separe as roupas por estilo: casual, festa, trabalho e assim por diante

8. Divisórias do tipo colmeia são perfeitas para setorizar as miudezas em gavetas

9. Na falta de uma sapateira, organize os calçados em caixas ou sacos transparentes, que facilitam a visualização

10. Você tem crianças em casa? Então invista nos produtos de proteção, como os tampas para tomada, para um ambiente seguro

11. Uma dica extra: aposte no improviso! Se o orçamento está curto, no lugar dos cestos etiquetados, por exemplo, use caixas de sapatos encapadas. Deixa a criatividade falar mais alto


quarta-feira, 13 de maio de 2015

A lei da garagem


Hoje comemora-se o Dia do Automóvel e para comemorar as máquinas que nos carrega para todos os lados, todos os dias, vamos falar do lugar onde estacionamos nossos veículos: a garagem.

Uma dúvida que sempre surge quanto as vagas de garagem existentes em condomínios de casas e prédios, é sobre os direitos sobre as vagas de cada morador e a venda ou aluguel dessas vagas.

Bem, existem dois tipos de vagas de garagem em condomínios: as acessórias, quando a vaga está descrita no registro da casa ou apartamento como área total, num único documento, com local indeterminado; e as de unidades autônomas, quando a vaga é separada da casa, sem ser acessória e com local determinado.

Quando a vaga é acessória, se a casa ou apartamento é vendido ou alugado, a vaga vai junto. Existem ressalvas no estatuto de cada condomínio.

Mas em linhas gerais, o Novo Código Civil diz que as vagas que são livres e não acessórias das unidades, podem ser vendidas sem problemas para condôminos. Justamente por questões de segurança,as convenções de muitos condomínios não permite a venda ou aluguel a pessoas de fora, ou seja, aquelas que não vivem no prédio.

Para locação é a mesma coisa, de preferência somente para moradores do condomínio, segundo as normas locais.

Já as vagas acessórias também podem ser vendidas, mas para isso requer alterações no registro de imóveis, tanto para quem compra quanto para quem vende.

Enfim, vagas de garagem são um pedaço do patrimônio de quem vive em condomínios, super importantes para garantir tranquilidade enquanto nossos veículos estão estacionados.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

No dia das mães mime a sua com pequenas decorações


Se a pessoa mais importante do mundo é a mamãe, nada mais saudável do que homenageá-la no Dia das Mães.

Um abraço logo cedo, um café da manhã na cama, uma mesa bem colocada para um chá da tarde, uma cesta de costuras moderninha para aquelas com habilidades, e vários outros mimos ao longo do dia, vão alegrar aquela que só tem olhos para nós.

Algumas ideias de como curtir o dia das mães coladinho com ela e ainda poder mimá-la com lembranças agradáveis, vão inspirar os filhos mais criativos.

O formato de coração é o que mais prevalece em todas as produções, uma vez que celebra o amor e é bem fácil de montar, com arcos metálicos por exemplo, encontrados em lojas de produtos para cozinha.

Mãos à obra e feliz Dia das Mães!








via Casa e Jardim

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Conte com um corretor no dia das mães e sempre



Existem muitos bons motivos para contratar um corretor de imóveis.

Na semana do dia das mães, uma grande ideia às mães que tem uma vida super agitada, de filhos, marido, trabalho fora e dentro de casa, estudos, academia, supermercado, enfim - mas estão em um momento familiar de buscar por um novo imóvel, ou mesmo vender um, a melhor dica é contratar um corretor de imóveis.

Além do tempo que se economiza, contando com a ajuda de um profissional do ramo, o corretor é o único que pode garantir segurança nas transações.

Veja três bons motivos para contratar um corretor para a mãe que é super atarefada

- Sem ajuda de um especialista, a pessoa em questão perderá muito tempo procurando imóveis em jornais, visitando obras, ou caminhando pelos bairros. Se for o caso de ter uma casa à venda, terá que estar disponível para receber as visitas. Em ambos os casos, o perigo de expor-se a uma situação de risco é grande.

- Outro ponto favorável para quem opta por um corretor devidamente credenciados no CRECI, é que esses profissionais tem amplos conhecimentos nos trâmites legais.

- Na hora de analisar a documentação , o corretor conhece todos os pontos fortes e fracos para instruir da seus clientes a fechar um bom negócio, o que no final das contas pode evitar problemas judiciais.


Portanto, se quer garantir um ótimo dia das mães para sua mãe que busca  fazer um bom negócio imobiliário, busque por um corretor de imóveis. A Casabranca apresenta profissionais certificados, oferecendo serviços de qualidade, como avaliação de imóveis, além de dar visibilidade aos imóveis, nos casos de venda.