sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Um dia das bruxas de arrasar


Hoje é o Dia das Bruxas. A popular festa norte americana, vem encantando os brasileiros há algumas décadas e pede celebração contagiante, que inclua alimentos e bebidas, ou melhor doces e guloseimas, especialmente entre as crianças.

Para entrar no clima do Halloween, que tal decorar a casa com algumas ideias típicas da simbologia, mas que remetam com humor a mensagem macabra e divertida das bruxas?

Aposte em materiais simples como cartolinas, cola, potes de vidro, adesivos, velas e fitas e faça uma decoração digna de doces e travessuras.

Inspire-se:







quinta-feira, 30 de outubro de 2014

A importância da decoração



Todos entendem o que é Decoração, e inclusive há o dia da decoração, 30 de outubro, para celebrar essa área. Mas poucas pessoas sabem realmente explicar o que é exatamente a atividade da decoração, e principalmente por este desconhecimento é que muitas vezes a profissão do decorador acaba sendo desvalorizada por muitas pessoas.  A atividade da Decoração, ou Design de Interiores, consiste basicamente em planejar ambientes, sejam eles comerciais ou residenciais, para que se tornem tão bonitos e agradáveis quanto possível, levando em consideração aspectos como acessibilidade, conforto térmico (mantendo a temperatura agradável), iluminação, propagação de sons (acústica) e praticidade, como capacidade de organização e armazenamento de materiais.

Decoração de Ambientes também costuma ser definida como uma técnica cenográfica e visual voltada à composição e ornamentação de espaços fechados ou internos, como escritórios, cômodos de uma residência e estabelecimentos diversos. Independente da definição, um projeto de Decoração envolve tudo que está visualmente presente nestes espaços, desde a cor das paredes até os móveis, utensílios, cortinas e persianas, iluminação e até os eletrônicos que vão compor o espaço e a forma como as pessoas o utilizarão no dia-a-dia.

As definições acima já nos tiram a ideia de que é uma atividade simplória, mas há muito mais sobre a decoração de ambientes para falarmos a respeito.



O profissional de Decoração

O papel do Decorador (ou Decoradora) é harmonizar tudo aquilo que compõe um ambiente e sua utilização pelas pessoas – móveis, adornos, cores, texturas, iluminação, materiais, utensílios, e aparelhos eletroeletrônicos, levando em consideração tanto a beleza quanto a acessibilidade e usabilidade do espaço em questão. Mas além do projeto e do planejamento do ambiente propriamente dito, o Profissional de Decoração também costuma gerir a execução do projeto de decoração, estando à frente da definição de prazos e cronogramas, controle e ajustes no orçamento, além de capitanear o trabalho de outros profissionais como eletricistas, pedreiros, marceneiros e pintores. A atuação do Decorador pode se dar no âmbito institucional, projetando salas comerciais, atelieres, escritórios e lojas, ou se voltar para o ramo residencial, se envolvendo com projetos de casas e espaços de convivência de forma geral. Há também a possibilidade de trabalhar com espaços públicos e eventos específicos.

Normalmente, encontramos Decoradores trabalhando de forma independente, como profissional autônomo. Mas também há muitos casos em que este tipo de profissional integre quadros de empresas do ramo de Design de Interiores. Outros atuam como consultores independentes ou vinculados a lojas de móveis, por exemplo.

A formação acadêmica de profissional de Decoração ou Design de Interiores pode ser cursada nos níveis, Técnico, Tecnólogo ou Bacharelato, existindo muitos cursos também para Pós-Graduação (tanto Latu Sensu como Strictu Senso ) e MBA. Desnecessário citar que habilidades em artes, outras áreas de Design e vasta bagagem cultual são muito bem vindas para este tipo de profissional, cujo papel é trazer para o seu cliente soluções e ideias inovadoras e eficientes, muitas vezes além da esfera de alcance de pessoas não relacionadas ao ramo. Os Designer de Interiores ou Decorador deve ser filiado à Associação Brasileira de Designers de Interiores (ABD), entidade que une os profissionais da área (cerca de 5.000 atualmente) na defesa dos seus interesses desde 1980, ano de sua fundação.

fonte: decoracaoemais.com.br

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

No Dia do Aviador conheça fuselagens divertidas


Que tal na hora de embarcar em um avião, descobrir que sua fuselagem e decoração são super fantásticas, fazendo alusão a personagens dos desenhos animados ou assinadas por artistas plásticos famosos?

Pois esses aviões existem, fazendo escalas em diversas partes do mundo. Um caso recente, foi o da companhia brasileira Gol que carregou a Seleção Brasileira de Futebol durante a Copa do Mundo. O Boing da seleção recebeu o grafite da dupla Osgemeos e fez enorme sucesso nos céus e a cada decolagem.


Outras empresas aéreas já deixaram sua marca pelos céus, apresentando fuselagens divertidas que representam uma marca, campanhas publicitárias ou sociais, como a do câncer de mama e até concurso de miss.









Mas a ideia mais inusitada é de um morador de Portland nos Estados Unidos que resolveu fazer de um avião, um 727, a sua própria casa. Assista o vídeo e conheça a casa avião.


terça-feira, 21 de outubro de 2014

O centro de lazer mais democrático de todos


Existe um local de lazer mais democrático do que as praças? Elas são abertas ao público sem hora de entrada e saída, acolhendo todas as pessoas que por elas passam.

Os passeios na praça já foram pontos de encontros dos casais mais antigos que iam paquerar enquanto davam voltas e mais voltas em torno dos mesmos bancos e jardins.

As praças também são locais de diversão da garotada, uma vez que muitas contam com tanques de areia e pista de skate, sem contar o espaço por onde rodam as bicicletas.

Sorocaba recebeu investimento da Prefeitura em praças de lazer nos últimos anos, melhorando a qualidade de vida da população. Em diversos bairros é fácil encontrar nas praças aparelhagem de ginástica para alongamento do corpo e distração da mente.
Iluminação adequada, bancos e policiamento também fazem parte do pacote assegurando a tranquilidade dos frequentadores.

Existem também aqueles que não esperam pelo governo e cuidam por si mesmos da praça que chamam de sua, quando essa é vizinha da casa onde moram. Esse cuidado consiste em preservar o local, não deixando o mato crescer, salvando bancos e postes da depredação e regando as plantas em épocas sem chuva.

Hoje, no Dia da Praça, conheça a lista de algumas praças famosas da cidade e passe uma tarde de primavera desfrutando da convivência com a natureza e socializando com as mais diferentes pessoas.




fonte das praças: Agenda Sorocaba

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Decoração de clínicas e consultórios médicos


Os profissionais médicos passam muitas horas do dia dentro dos consultórios e clínicas onde atendem. Nada mais justo que esse ambiente seja aconchegante e menos impessoal, podendo realmente acolher os pacientes.

Pensar em ambientes que além de bonitos sejam funcionais, soma pontos aos profissionais que otimizam seu tempo, focando na especialidade que oferecem e no trato com seus pacientes.

A decoração informal dos consultórios sempre apostou no branco como cor predominante. Mas nos dias de hoje, um pouco mais de cor passou a fazer parte dos espaços destinados aos tratos com a saúde.

Madeira, móveis modernos e coloridos, papel de parede, quadros, fotos e plantas já são mais vistos em diversos consultórios, inclusive em espaços de pediatria, onde a personalização rende consultas mais proveitosas.

Quem não abre mão do branco, pode contar com  novas formas de posicionar os móveis e apostar em sutis toques de cores para tirar o clima de hospital.

No Dia do Médico, comemorado no dia 18 de outubro, inspire-se com essas imagens de consultórios e indique as ideias para um médico conhecido seu.





terça-feira, 14 de outubro de 2014

Está na hora de estudar num cantinho especial


Para estudar com entusiasmo e atenção nada melhor do que preparar um canto de estudos adequado. A começar pela escolha do cômodo: geralmente no quarto de dormir mesmo, é onde se encontra a paz e o silêncio perfeito para concentrar-se e mandar ver nas notas.

Mas se você dispuser de outro ambiente diferente do quarto, por onde não haja circulação das pessoas da casa, como por exemplo, uma edícula ou até mesmo na sala pouco frequentada, aproveite para montar a sua mesa por ali.

 Montar um espaço de estudos não requer altos gastos. Até uma mesa improvisada e um banquinho podem te ajudar. É claro que pensar em ergonomia e cuidar da saúde da sua coluna, utilizando móveis que ajudam também na postura, seria o ideal. Mas o objetivo aqui é estudar fora da cama, e isso por si só já deixa sua coluna mais reta.

Inspire-se nesses exemplos de canto de estudos e note que na maioria deles, o que mais conta é a criatividade com que foram decorados. Capriche também na iluminação para não agredir seus olhos ao longo do tempo.

Bons estudos!








imagens: naoestouestudando.com

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Educar e brincar com as crianças dentro de casa


As crianças estão sempre dentro de algum lugar, seja dentro de casa ou da escola. Além da educação diária, ou seja a criação em si, entretê-las em atividades que elas gostem nem sempre é tarefa fácil, principalmente para os bem pequenos que se cansam mais facilmente e desejam mudar a brincadeira.

Para conquistar harmonia no lar, incentivando o brincar que é muito importante para as crianças, algumas ideias possíveis e fáceis de serem organizadas em casa, podem ajudar os pais a equilibrarem o momento de deveres e direitos, sem desgastar nenhum dos lados.

Apostar na diversão é sucesso garantido. Os pais devem aproveitar esse momento para educar brincando, além de estarem presentes de corpo e alma em um momento especial das crianças.

Aprenda com as dicas e crie as suas próprias:

Sessão de cinema com pipoca
Prepare o "cinema": Faça pipocas com os seus filhos, eles adoram estar envolvidos na organização das atividades. Arrume a sala bem confortável, pode usar almofadas e mantas para criar um ambiente acolhedor. Deixe as crianças escolherem o filme, apague as luzes e... desfrute do momento!

Puzzle gigante
Reúna as crianças, arrume espaço no chão e proponha montarem um puzzle gigante! Elas vão adorar ter a ajuda de um adulto.

Concurso de artistas
Monte uma mesinha com folhas de papel e lápis de cor... e comecem o concurso de artistas! Cada um faz um desenho e no final escolhem o grande vencedor (as crianças, claro)!

Pista de carros
Com fita adesiva desenhe no chão uma pista de carros: faça a estrada, rotunda e vários caminhos. Cada um pega um carrinho e, com a imaginação a funcionar, fazem uma divertida viagem juntos!

Mestres cozinheiros
Organizem uma tarde de culinária com tudo a que têm direito: avental, barrete de cozinheiro, uma receita bem legal e... mãos à obra!

Dançarinos profissionais
Encoste os móveis à parede para deixar o espaço amplo e dê início à diversão! Escolha as músicas que os seus filhos mais gostam, bote o som bem alto e dancem livremente pela sala. Podem até criar uma coreografia e filmá-la, para mais tarde recordar!

Acampamento
Monte uma tenda na sala ou improvise uma, basta colocar lençóis caindo de uma mesa. Leve uma lanterna e dê largas à imaginação... pode contar histórias, cantar músicas, fazer jogos...

Pode usar este momento para treinar e um dia fazer um verdadeiro acampamento com as crianças.

Caça ao tesouro
Esconda pela casa objetos, pode ser chocolates, balas, brinquedos... e, ao seu sinal, mande as crianças buscar os "tesouros" escondidos. No final, se reúnam todos e contabilizem o que cada um conseguiu achar.

Escultores
Deem asas à imaginação, coloquem um avental e mãos à obra: fazer esculturas!

Construir cata-vento
Pegue em todos os materiais necessários e façam cata-ventos! Depois de prontos soprem, experimentem na janela, usem o secador de cabelo e divirtam-se muito!


fonte: umcomo.com




terça-feira, 7 de outubro de 2014

Decore o quarto das crianças com criatividade


Na semana da criança vamos falar de decoração dos quartos dos pequenos? Esse cantinho sagrado que vira espaço de brincar, estudar e se divertir deve ser personalizado com formas e cores lúdicas que alegrem o ambiente ao mesmo tempo em que ao apagar as luzes pra dormir esse mesmo espaço tenha aconchego suficiente para uma boa noite de sono.

Com o tamanho menor das plantas dos apartamentos atuais, estudar o tamanho do quarto e as opções do mercado, torna-se mandatório, visto que tem que fazer caber cama, guarda roupa e uma mesa, deixando um canto para as crianças guardarem e brincarem com seus brinquedos.

Na hora de decorar a variedade é imensa, tanto para meninas ou para meninos, ou até quartos mistos, deixar a imaginação rolar é que vai dar o tom ideal para cada quarto. Lembrando que as escolhas de bons móveis de quarto, podem durar até a adolescência, salvando dinheiro. O que é mais fácil de mudar é sempre a decoração conforme a idade.

Inspire-se com essas ideias de quartos e capriche em um cantinho especial para a sua criança.





imagens: Casa e Jardim

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Já adesivou suas paredes?


Vale tudo na hora de decorar com estilo. Mas ao invés de apenas pintar as paredes, você já pensou em usar adesivos para personalizar os ambientes?

Muito utilizados nas decorações de salas de estar, quartos, cozinhas e até banheiros, os adesivos transformam cada pedacinho da casa em lugares com personalidade e espaços descolados.

É possível fazer a aplicação sem ajuda de um profissional, mas é preciso seguir algumas recomendações para evitar bolhas, dobras e mal acabamento no resultado final.

A designer Adriana Baccari indica o procedimento ideal, além de dar dicas de em quais paredes os adesivos devem ganhar destaque:

- Para que o papel de parede ou adesivo tenha um bom efeito final, é importante que a parede que vai recebê-lo esteja limpa, lisa e livre de imperfeições, rachaduras ou furos de prego. Se necessário, aplique massa ou gesso, lixe e passe uma demão de tinta

- Tanto em papéis de parede como em adesivos em grandes formatos, a qualidade e experiência do aplicador garante o resultado final. Então, cuidado para não por tudo a perder tentando o faça você mesmo

- Em uma obra o papel de parede deve ser o último item a ser aplicado, pois se trata de um produto sensível e delicado

- Adesivos pequenos e médios com motivos alegres ou de humor também são ótimas opções.Podem ser aplicados em um canto ou parede estratégica, preenchendo um espaço vazio ou em áreas de passagem

- Aplicações em mobiliário e eletrodoméstico também são interessantes e podem dar um excelente resultado dependendo da proposta

- No caso de adesivos menores, atenção a proporção do mesmo com o ambiente

- As cores do adesivo ou do papel de parede devem estar em harmonia com o restante do espaço

- Em termos gerais, papel de parede e adesivos podem ser utilizados em qualquer ambiente interno, desde que respeitadas as condições de preparo da superfície de aplicação e as orientações do fabricante

- O Hall é um excelente local para grandes ousadias

- Cuidado para não instalar adesivos e papéis em áreas que recebam incidência direta do sol, para os mesmos não desbotarem/descascarem, ou soltar da parede

Inspire-se nesses adesivos






imagens: Pinterest
fonte: gazetaonline