quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Um homenagem dos corretores à Casabranca






Mais que uma profissão, ser corretor de imóveis significa criar um estilo de vida, dentro de um mercado que só cresce.

Na semana do Corretor de Imóveis, os corretores da Casabranca fizeram uma homenagem à profissão e à empresa que trabalham. Alguns ali têm muitos anos de casa. Outros, um pouco menos de experiência, mas todos dividem a mesma energia e paixão pelo ofício e agradecem à Casabranca pelo relacionamento, generosidade e transparência que a empresa propõe desde sua fundação.

Nome:  Geisa Silmara Aceituno
Tempo de casa: 27 anos
"A profissão do corretor traz muita satisfação para quem exerce. Além das inúmeras vantagens em relação ao conhecimento, temos também a satisfação da realização de um sonho de uma pessoa, de uma família inteira, muitas vezes de uma vida toda. O fato de um cliente nos procurar para uma revenda é muito gratificante, pois nesse momento temos a confirmação de um bom negócio realizado. Quando um cliente faz um bom negócio, e imóvel é um excelente investimento, ele reconhece o nosso trabalho e recomenda aos seus parentes e amigos. A informação é tão importante quanto o conhecimento, mas o aprimoramento contínuo do conhecimento faz parte do sucesso em nosso trabalho".

Nome: Rosana Covos
Tempo de profissão: 4 anos
“É uma satisfação muito grande ser corretora, pois temos um papel muito importante na vida de quem procura seu primeiro imóvel, realizamos o sonho primordial da maioria dos brasileiros, que é adquirir a casa própria.” 

Nome: Davi Alvarenga
Tempo de profissão: 12 anos
“Trabalhar como corretor de imóveis significa participar de um ramo consolidado, maduro, e cheio de oportunidades de crescimento profissional e pessoal”.

Nome: Creso Freire Cavalcante 
Tempo de casa: 5 anos
“Permito-me fazer algumas considerações sobre as atividades de um corretor, o qual no desempenho de suas atividades se transforma em um verdadeiro lutador. Nosso dia a dia inicia-se sempre na busca em realizar um bom negócio, de forma que seus objetivos sejam alcançados com lisura e responsabilidade e, paralelamente, aplicando os paradigmas estabelecidos pelo código de ética estabelecido pelo CRECI, órgão regulamentador da profissão, estabelece contatos profissionais, procura ficar à par dos acontecimentos inerentes e identificados  a sua área de ação.O corretor deve estar em sintonia com conhecimentos e aplicações de matemática financeira, direito imobiliário, informática, entre outras disciplinas, contribuindo, assim, para que seus clientes tenham a confiança necessária para concluir uma negociação. Parafraseando o emérito escritor Euclides da Cunha em seu livro Os sertões: O corretor de imóveis é antes de tudo um verdadeiro lutador.”

Nome: Fábio Sá
Tempo de casa: 9 anos
“Eu como corretor de imóveis tenho como principal satisfação profissional transformar o sonho de cada cliente em realidade. Em meus 9 anos de corretagem, planto sementes todos os dias para poder colher muitos frutos, e a melhor semente, que nós corretores de imóveis temos em mãos, é a semente da excelência no atendimento.”

Nome: Carlos Luna
Tempo de casa: 1 ano e 3 meses 
“Ser corretor é mais do que fazer grandes vendas e ganhar muito dinheiro. Para mim, ser corretor é uma experiência de vida no qual o relacionamento com cliente é a coisa mais importante, por isso, nestes 16 anos de profissão, sendo o último na Casabranca, ganhei amigos compradores e  investidores que sempre que os procuro sou recebido com muita simpatia e isto está acima de qualquer ganho financeiro.”

Nome: Daniel de Almeida
Tempo de profissão: 5  anos
“Com 5 anos de profissão  a maior satisfação é ter orgulho da profissão que exerço com  enorme prazer, em realizar negócios de grande importância e sonhos  junto a membros da comunidade”.

A Casabranca deseja vida longa aos profissionais do setor que se desdobram em suas aptidões, buscando aperfeiçoamento contínuo, atualização sobre as tendências do mercado e atendimento excepcional. Tudo isso para proporcionar aos clientes os melhores negócios, com a segurança e a experiência de quem se preocupa em oferecer experiências imobiliárias relevantes.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dicas de corretagem



Na semana que se comemora o dia do Corretor de Imóveis, a Casabranca consultou seus próprios corretores para alavancar preciosas dicas sobre a profissão, das agruras aos deleites, passando pela prática, na corrida rotina desse profissional dedicado.

Para quem não tem ideia de como é o universo da corretagem ou deseja integrar o time de corretores pelo país afora, aprenda com quem é do ramo para oferecer o melhor trabalho. Já do outro lado, para o cliente, as dicas também são muito bem vindas pois ajudam na hora de escolher um imóvel e observar se está sendo devidamente atendido por um corretor.

O corretor Daniel Almeida, já adianta os primeiros passos: "Procure sempre uma imobiliária conceituada, ou corretor de confiança, os quais podem prestar serviços de assessoria e dar garantias documentais reais do imóvel".

A corretora Geisa Silmara Aceituno, reitera a primeira dica: " Quando o cliente fechar uma compra, deve fazer a escrituração e o registro do imóvel; isso garante o seu direito", recomenda.

Erivelto Rodrigues de Arruda, fica atento ao imóvel em si e coloca suas avaliações sobre uma primeira visita a uma casa ou apartamento: " Sempre verifique todas as torneiras, interruptores de luz, portas, janelas e fechaduras, a fim de evitar problemas futuros", alerta o corretor.

A perspectiva da Casabranca é auxiliar seus clientes a fazerem bons negócios. O corretor José Carlos da Silva, também trabalha com esse objetivo: "Uma das dicas que sempre falo é que o cliente visite o imóvel durante o dia, verificando com muito cuidado e com a certeza que o mesmo vai satisfazer suas necessidades. Procuro sempre ajudar para que ele faça um bom negócio", acrescenta.

O corretor Paulo Barreira Fernandes, lembra ainda sobre a documentação financeira do imóvel: “Verificar se as contas do imóvel estão em dia, pois estas são vinculadas ao imóvel, e não ao CPF dos vendedores é outra dica fundamental. Condomínio, água, luz, gás natural e IPTU, caso existam débitos, devem ser quitados antes da compra, ou serem descontados do valor a ser pago pelo comprador", salienta.

Waldomiro Camargo Neto, se atenta ao fato de que a escolha do imóvel, não se restringe apenas a casa ou apartamento, mas diz respeito à infraestrutura do entorno e principalmente ao momento do comprador em precisar mais desse ou daquele serviço: "Todas as informações referentes ao imóvel escolhido, devem ser avaliadas. Localização, valor, melhorias no bairro, comércio local. Oriento o cliente em todos os quesitos e sano suas dúvidas de moradia", observa o corretor.


Agregar valor ao imóvel, mas principalmente aos clientes é a busca dos corretores da Casabranca, trabalhando com afinco para melhor atender as necessidades de todos e fazer parte das conquistas de cada um.


quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Lembranças da infância

Feira de Antiguidades e Artes do Bixiga-SP - todos os domingos na praça Dom Orione

Toda casa tem seu toque pessoal na decoração. Isso revela muito da personalidade do dono do lugar e sua disposição para contar sua origem e história em pequenos detalhes.

Artigos que remetem à infância dão um tom de charme e saudosismo aos ambientes da casa, tornando tudo mais aconchegante e familiar. Brinquedos, quadros de família, eletrônicos de época, materiais de cozinha da vovó, enfim, vale tudo para sentir um gostinho de quando se era criança, com leveza de espírito e olha curioso sobre o mundo.

Se você guarda no fundo do armário itens interessantes do seu tempo de criança, porque não deixá-los a mostra?  Decorar sua casa ou apartamento com raridades exclusivas é uma ótima maneira de relembrar bons momentos e ainda contar aos filhos e visitantes, como você vivia antigamente e o que cada objeto significa para você.


A primeira foto acima é de uma feira que acontece no bairro do Bixiga em São Paulo, que vende antiguidades. Se você não tem nada guardado, vale a pena garimpar objetos que lembrem sua antiga casa em antiquários da cidade.


Os bonecos de Playmobil saíram da caixa para enfeitar a mesa da sala com graça, deixando ainda mais simpáticos os móveis assinados.


A adolescência acabou, mas as Barbie ficaram não só no coração da moradora, como na decoração da parede desse quarto. Guardadas em nichos especialmente produzidos para as bonecas, conferem ao quarto elegância e um arzinho retrô.


Malas antigas e baús para chapéus também podem fazer bonito na decoração. Capriche na escolha.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Lindas fotos para uma parede

Você sabia que fotografias pessoais, de artistas famosos, da família em épocas diferentes ou de objetos e natureza também são objetos de decoração?

Com alguma ideia de composição e imagens escolhidas é possível personificar qualquer ambiente, dando um toque íntimo na decoração, pois fotografias são super versáteis.

Escolhemos algumas ideias curadas pela revista Casa e Jardim para te inspirar, mas a ideia é ousar. Estude as paredes e dê vida nova à elas.






terça-feira, 12 de agosto de 2014

Em Sorocaba tem cultura e arte para todos


Sorocaba possui diversas opções de passeios culturais e artísticos, como museus e teatros que expõe a história da cidade e abre espaço para manifestações da arte.

Escolhemos 4 diferentes espaços culturais para você conhecer pelo município e participar da memória em expansão da cidade que completa 360 anos nesse mês de agosto.

A Fundec – Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba é um desses espaços com grande expressão na cidade. Administradora da Orquestra Sinfônica de Sorocaba, o Instituto Municipal de Música, o Núcleo de Informações, Corais e Artes Cênicas, Orquestra Experimental, Orquestra e Extensão Orff, os grupos de MPB e Jazz, Choro, Metais, Cordas e Duos, a Banda Sinfônica e o Salão de Exposições, é sempre palco das mais variadas composições artísticas para todas as idades, quase sempre com entrada franca. Fica no centro de Sorocaba, à Rua Brigadeiro Tobias, 73 - CEP: 18010070

Com foco na arte contemporânea brasileira, o MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba oferece diversas atividades culturais, como oficinas, seções de cinema, exposições de artistas brasileiros e internacionais e cursos livres, geralmente gratuitos. Sem contar no acervo vibrante e em expansão, aberto ao público. A visita fica ainda mais estimulante uma vez que a sede do MACS fica ao lado da antiga Estação Ferroviária e da Casa do Turista, na Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, Centro. A outra unidade fica em frente a essa, no Chalé Francês. Confira a agenda do MACS pelo site: http://macs.org.br/agenda

O Teatro Municipal Teotônio Vilela, apresenta em seus palcos centenas de peças que chegam à cidade, desde 1983. No lado interno são 435 cadeiras e no lado externo abriga o Teatro de Arena com capacidade para 600 pessoas. No hall de entrada do prédio está instalado o acervo da Coleção de Objetos Cênicos "Osório T. Morais", que expões materiais das peças já encenadas no teatro. Confira os próximos espetáculos: http://agendasorocaba.com.br/teatro-municipal-teotonio-vilela/


O Museu de Artes Religiosas Arquidiocese Sorocaba Marins, ou Madas-Lam, é outro espaço aberto à visitação que conta a história da cidade em forma de arte sacra. São cerca de 200 imagens de santos e 400 objetos que incluem roupas da época de Dom José Carlos de Aguirre, bispo diocesano. Há também uma biblioteca com quase 200 livros e aproximadamente 400 partituras. Fica na rua Visconde do Rio Branco, na Vila Jardini (antiga paróquia da Sagrada Família)

O que pode ser melhor do que um passeio no parque?


O que pode ser melhor do que um passeio no parque? Sorocaba tem à disposição dos cidadãos e visitantes 21 parques municipais, bem localizados para que o fim de tarde e os fins de semana nunca mais passem em branco.

Sete desses parques são áreas de preservação natural mantidos pela Secretaria do Meio Ambiente da Cidade. Para o bom aproveitamento de todos, a Prefeitura disponibilizou uma lista com endereços e descrições dos espaços para quem gosta de aproveitar a natureza.

Mais abaixo, é possível também encontrar uma lista com as normas de conduta que devem ser seguidas nos parques.

Bom divertimento!

Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”: dos seus 150 mil metros quadrados, 17 mil são ocupados por um lago e outros 36 mil por vegetação natural da Mata Atlântica. O espaço reúne 1.200 animais de 300 espécies, com 70% deles pertencentes à fauna brasileira, com altas taxas de natalidade de espécies em extinção. Realizam programas de educação ambiental de 1979 destinados a participantes de todas as idade, recebendo cerca de um milhão de visitantes por ano.

Parque Natural dos Esportes “Chico Mendes”: cerca de 145 mil metros quadrados, com vegetação de Mata Atlântica natural, enriquecida com eucaliptos e trilhas, além de playground, pista de caminhada, quatro quiosques para churrasco, praça de convivência e lago.

Parque da Biquinha : com um alqueire de área verde, em uma região com nascentes, quedas d-água e um lago natural, sua vegetação natural ainda foi enriquecida com 54 tipos de árvores brasileiras. Há o “Jardim dos Beija-flores”, que abriga pequenas mudas de árvores e arbustos identificados com placas com o nome popular e o nome científico. O espaço ainda conta com quiosques com churrasqueiras, local para piquenique, playground e orquidário.

Parque da Água Vermelha “João Câncio Pereira” : 20 mil metros quadrados de área verde, ocupados por plantas, árvores frutíferas e três lagos. Sua estrutura oferece playground, aquário, um viveiro de mudas (para utilização interna e distribuição à população).

Parque Natural “Ouro Fino” : Rua Alexandre Caldini, 265, Parque Ouro Fino (96 mil m2);
Reserva Florestal “Bráulio Guedes” : unidades de preservação fechadas para visitação do público.

Unidade de Preservação “Governador Mário Covas” : unidades de preservação fechadas para visitação do público.

Parque “Carlos Alberto de Souza”: Av. Antônio Carlos Comitre, Parque Campolim (espelho d'água, três pistas de caminhada, com 1.500m, 1.900m e 2.600m, ilha de alongamento, equipamentos de exercícios).

Parque “Miguel Gregório de Oliveira”: entre os bairros Júlio de Mesquita Filho e Jd. Santa Bárbara (pistas de caminhada em cimento e em saibro, com percurso total de 1.300m. O trajeto possui iluminação própria, placas de demarcação do percurso, além de uma ilha de alongamento)

Parque Linear do Rio Sorocaba “Dr. Armando Pannunzio” : Av. Dom Aguirre, margem direita do rio Sorocaba - lançada em 27 de junho de 2008, a proposta visa integrar os elementos naturais presentes na margem direita do rio e valorizá-lo como espaço de preservação ambiental, cultural e de lazer, aliado ao programa de despoluição do rio Sorocaba. O parque percorrerá 10.480 metros do trecho urbano do rio Sorocaba ao longo da avenida Dom Aguirre, entre a avenida Camilo Júlio e a divisa com Votorantim, com ciclovia, paisagismo, arborização, iluminação e calçadas para caminhada. Em breve o espaço contará com quiosques, deques, paraciclos, bancos, placas informativas e educativas sobre a flora e a fauna nativas do local e 14 quilômetros de ciclovias (nas margens esquerda e direita). Além disso, outros dispositivos existentes ao longo da avenida reforçam a vocação do rio como ponto de esportes, educação e lazer, como a Estação de Tratamento de Esgoto Sorocaba-1, a Usina Cultural “Etore Marangoni” e o Centro Esportivo “André Matiello”).

Parque do Paço Municipal: Av. Eng. Carlos Reinaldo Mendes, 3.041, Alto da Boa Vista (área verde, equipamentos de exercício físicos, Pista de Caminhada “Odilon Araújo” e playground com dez brinquedos)

Parque “Amadeu Franciulli”: Rua José Martinez Peres, Vitória Régia (área verde arborizada, pista de caminhada, lago e playground)

Parque “João Pelegrina”: Central Parque, entre ruas Érico Veríssimo, Giuseppina Cagliero e Mário Soave (Pista de Caminhada "Alfredo Elias Daher", com 2 mil metros de extensão, e um teatro de arena, para um público de 340 pessoas.)

Parque “Santi Pegoretti” : Rua Atílio Silvano, Jd. Maria Eugênia (área verde arborizada com pista de caminhada, aparelhos para a prática de exercícios físicos, quiosque e ciclovia)

Parque “Seicho-No-Iê”: Rua Carmen Gallan Archilla, Parque Três Meninos (área verde arborizada com pista de caminhada, quadra poliesportiva, anfiteatro, bancos)

Parque “Maestro Nilson Lombardi”: Av. Américo Figueiredo, Jd. Ipiranga (anfiteatro para 1.200 pessoas, ciclovia, pista de skate, duas quadras poliesportivas, pista de caminhada, espaços para alongamento e exercícios físicos e playground com 14 brinquedos (gangorra, escorregadores, gira-gira, balanços, escalada e fonte interativa)

Parque das Águas: Av. Dom Aguirre, Jd. Abaeté (anfiteatro de arena, playground, pista de skate, circuito infantil, lago central com fontes, área verde arborizada, pista de caminhada, ciclovia, deque de madeira, campos de futebol, quadra poliesportiva) e Núcleo de Segurança Comunitária da Guarda Municipal – 24 horas

Parque “Kasato Maru”: cruzamento das avenidas Antônio Carlos Comitre e Washington Luiz (portal Torii, globo terrestre metálico, espelho d'água, ponte Taiko Bashi, deque de masdeira, pista de caminhada, área verde, 100 mudas de cerejeiras e 200 arbustos de espécies típicas de jardins japoneses, sistema de iluminação com luminárias de estilo Suzuranto, três luminárias do tipo Toro e cascata)

Área de Lazer “Amália Helena Bertelle Camargo”: no cruzamento das avenidas Vinicius de Moraes e Gualberto Moreira, Parque São Bento (playground (brinquedos e fonte interativa), bancos, quiosque, quadra de areia, espaço multiuso para ginástica e alongamento, pista de caminhada, quadra de concreto com arquibancadas (usada como anfiteatro), área verde arborizada e Núcleo de Segurança Comunitária da Guarda Municipal – 24 horas.

Parque dos Espanhóis: implantado onde funcionava o antigo Cento Social Urbano (CSU), no bairro Pinheiros, tem cerca de 20 mil m2, com projeto arquitetônico desenvolvido pela Seobe com influência da arquitetura e arte espanhola. Sob responsabilidade da Secretaria da Cultura (Secult), o parque com o maior palco ao ar livre de Sorocaba, com cobertura, sistemas de som, iluminação especial, camarim e capacidade para cerca de 20 mil espectadores. A estrutura é formada por Clube Social, área verde arborizada, pista de skate, quadra poliesportiva, campo de futebol, pista de caminhada, lago, playground e Núcleo de Segurança Comunitária da Guarda Municipal – 24 horas.

Área de Lazer “Pedro de Godoy”: localizado na rua Itanguá, nas proximidades da futura escola municipal do bairro, o parque tem aproximadamente 20 mil m2. Com dez mil metros quadrados de área gramada, árvores e arbustos, o novo espaço de lazer oferece campo de futebol gramado (com arquibancada), quadra de areia, duas quadras poliesportivas em concreto (uma com arquibancada e a outra infantil), duas pistas de caminhada, mirante com vista para a cidade, centro comunitário (com palco móvel) e Núcleo de Segurança Comunitário da Guarda Municipal – 24 horas.

Normas de conduta nos parques municipais:

Para que as visitas e atividades nos parques municipais ocorram da melhor maneira possível, os adultos e os responsáveis por grupos devem comprometer-se a cumprir e a exigir que os visitantes sob sua responsabilidade cumpram as seguintes normas:
-Não deixar menores de 14 anos andarem sozinhos pelos parques. Devem estar sempre acompanhados por um responsável;
-Não é permitido entrar com animais nem andar de bicicleta nos parques;
-Nunca ultrapassar nem danificar os gradis e cercas de segurança;
-Onde houver recintos com animal, não fazer barulho, não dar alimentos nem atirar objetos;
-Jogar sempre o lixo nas lixeiras distribuídas pelo parque;
-É proibido coletar material reciclável, como latas, plástico e vidro;
-Não arrancar a vegetação existente, nem causar danos ao meio ambiente;
-Não entrar e nem pescar nos lagos e córregos existentes;

-Respeitar os horários estipulados para abertura e fechamento dos parques.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Pai e empresário, entusiasmo e foco na missão


Não encontrar o pai durante a semana toda porque ele sai muito cedo e volta muito tarde. Esperar o pai terminar um trabalho no computador para poder brincar um pouquinho. Ter a certeza que o pai é um herói, pois trabalha tanto e ainda tem tempo pra ser pai! Esses são alguns exemplos do que os filhos de pais empresários e empreendedores conhecem de perto.

Se ser pai já demanda um bom esforço físico e mental, pois a função de criar um filho não é brincadeira, ser um pai do mundo dos negócios requer o dobro de energia e dedicação à família e à empresa que também é quase como um filho.

Os exemplos se espalham pelo país afora. Os mais famosos estão na mídia e estampam modelos nas quais outros pais podem se espelhar.

Marcelo Ostia é um desses exemplos brasileiros. Empresário do ramo de confecções teve uma primeira empresa que faliu. Depois disso viveu na rua, com apenas R$4 por dia, até conseguir juntar R$300 para dar início em sua empresa de camisetas, hoje com mais de 340 franquias e sucesso absoluto. Pai de família, Marcelo passou aperto, quando antes de montar seu negócio, tinha sua mulher grávida e ganhava um salário mínimo numa fábrica. Mas nunca desistiu nem da família, nem da vontade de empreender.

O famoso empresário Roberto Justus também é exemplo de pai de família e empreendedor nato. Casado três vezes, tem quatro filhos, sendo que a última, Rafaella, foi motivo para que Justus viesse a público para acabar com rumores de que sua filha era portadora de uma síndrome. O que as revistas de fofoca chamavam de síndrome era uma alteração óssea que foi corrigida com cirurgia. O empresário de alto escalão demonstrou o seu papel de pai em defesa da sua cria.

O borracheiro Sílvio Ígor é um exemplo de quem carregou ensinamentos de pai pra filho, para a vida de homem de negócios. Com poucos recursos quando montou sua primeira borracharia, seguiu um conselho do pai que disse: "dedique-se de coração". Com isso, Silvio, caprichou no atendimento ao cliente para que os mesmos sempre voltassem. E deu certo. Com o tempo Silvio foi convidado a dar palestras sobre bom atendimento e estratégias da sua empresa.


Para os pais não existe dificuldade que não possa ser superada. Basta entusiasmo às ideias e força da e para a família.

terça-feira, 5 de agosto de 2014

5 dicas para ser o melhor pai do mundo


Ser pai no século XXI não é tão fácil quanto foi algum dia. Não que ser pai seja fácil em qualquer época, mas nos dias atuais, não basta ser pai, é mandatório participar. Isso significa integração com  a vida dos filhos, sem deixar que a responsabilidade da criação fique por conta somente da mãe, como foi um dia.

O pai hoje, troca fraldas, leva pra escola, faz lição de casa junto, cozinha o jantar dos filhos, passeia, brinca, dá bronca e põe de castigo se for preciso.

Para acompanhar as mudanças dos novos tempos sem ficar perdido, preparamos cinco dicas para os pais aplicarem quando acharem necessário.

1- Estabeleça uma relação direta com os filhos. Isso é tranquilo enquanto eles são pequenos. Com o passar dos anos a cumplicidade e compreensão do pai, vai fortalecer os laços e dar abertura para ambos os lados a diálogos e carinhos. Portanto comece desde que a criança ainda é um bebê.

2- Dê bons exemplos. Os filhos aprendem através da observação. Copiar o pai é um gesto natural, uma vez que a figura masculina representa força e segurança para a criança. O papai é o herói, se ele tem mau comportamento, os filhos vão segui-lo.

3- Desde que as mães saíram para o mercado de trabalho, os pais entenderam que os cuidados com as crianças tinham que ser do casal. Hoje é comum que os pais estejam à frente da casa, explicando o dever da escola, brincando de bonecas com as meninas e preparando o lanche da tarde. Seja o pai que as crianças merecem.

4- Passe uma visão masculina aos filhos. Sem ser machista, o pai tem um olhar diferente da mãe sobre diversas áreas da vida. Isso não significa a divisão dos sexos, mas a presença do pai na vida dos filhos mostra um lado mais prático que ajuda ampliar o campo de conquistas nas crianças.


5- Imponha autoridade sem perder a sensibilidade. O novo pai não deixa de educar e exigir respeito porque demonstra carinho e afeto no relacionamento com seus filhos. Saber dosar entre postura firme e dedicação trás somente retornos positivos.