domingo, 31 de março de 2013

Use prateleiras para organizar e economizar espaço

 
 Recurso simples e barato, as preteleiras podem ser instaladas em qualquer cantinho da casa, com muito charme e descontração.

Os chamados móveis pesados são a base da decoração, mas investir em objetos versáteis pode resolver com rapidez e eficiência problemas de falta de espaço. As prateleiras são um bom exemplo disso.

Seja na cozinha, na sala, nos quartos ou no escritório, a prateleira é uma excelente solução para guardar os objetos e, ao mesmo tempo, deixá-los por perto para o uso no dia a dia. "Assim, é possível aproveitar melhor as paredes livres e dar um alívio para os armários lotados. E esse tipo de móvel ainda funciona como um elemento decorativo, no qual você pode expor aquela sua coleção de fotos, livros ou lembranças de viagens", comenta a arquiteta Mariela Romano.

Sempre em alta na decoração, elas são encontradas em diversos tamanhos, formas e materiais. Custam pouco, dão um canto fixo a objetos antes espalhados pela casa e deixam os espaços mais elegantes. Com todas essas vantagens, resta apenas escolher o modelo ideal para cada cômodo da casa.

Como os ambientes têm funções específicas, as prateleiras devem ser instaladas de acordo com a necessidade de cada espaço. Isto é necessário por uma questão estética, de limpeza e, acima de tudo, de funcionalidade.

Na sala e no escritório 

Use modelos de madeira no mesmo tom dos outros móveis;
 

Prefira vidro para prateleiras perto de cristaleiras ou barzinhos;







Fixe prateleiras em alturas diferentes (30 cm de distância), formando uma escada. Deixe uma para CDs e outra para DVDs, para padronizar o tamanho dos objetos; 


Na cozinha e na lavanderia 

Prateleiras na cozinha permitem que uma série de utensílios bonitos fiquem à mostra. Podem ser modelos baixos, posicionados sobre a bancada, como apoio para a pia e o fogão, ou mais altos, apenas para enfeitar e guardar objetos pouco usados. "Elas deixam aquele cômodo comum e sem graça mais estiloso e personalizado", comenta a arquiteta.

Experimente instalar ganchinhos metálicos na parte inferior de uma prateleira, para pendurar xícaras;


Fixe prateleiras sobre a pia, perto da mesa ou em cima da geladeira. Assim, temperos, guardanapos e outros utensílios de uso constante ficam sempre à mão;


Escolha modelos revestidos de fórmica clara. Você nota rapidinho quando eles estão sujos e consegue manter a cozinha sempre limpa e arrumada; 

Nesses locais, evite prateleiras feitas de vidro, pois acumulam gordura com facilidade.

No banheiro ou lavabo 

Use peças estreitas, de no máximo 30 cm de profundidade, pois o espaço é pequeno;

No banheiro as prateleiras podem substituir os tradicionais gabinetes. Instale-as embaixo da pia para armazenar toalhas e rolos de papel higiênico;


Prateleiras de vidro ficam lindas dentro do boxe, para apoiar shampoos e condicionadores; 

Evite modelos confeccionados em aglomerado, pois a umidade danifica o material rapidinho. Melhor apostar em prateleiras revestidas de fórmica. 

No quarto

No quarto as prateleiras dão um show de utilidade e versatilidade. Prefira as de madeira, que combinem com o tom de outros móveis;


Se preferir, use prateleiras coloridas para contrastar, caso a decoração do quarto seja feita em tons claros;

No quarto das crianças use-as para organizar brinquedos, coleções e materias escolares. Se o espaço abriga adolescentes, acomode os aparelhos eletrônicos, CD's e DVD's. 

Dicas espertas 

Se quiser, disponha diversas prateleiras lado a lado. O resultado é semelhante aos móveis feitos sob medida! 

Para deixar um ambiente charmoso, invista em diferentes tamanhos e formatos e use-as isoladamente ou agrupadas em uma única parede, de maneira contínua ou interrompidas em segmento. Porém, opte pela fixação linear em áreas pequenas para proporcionar amplidão visual.

Se quiser dar destaque às prateleiras, instale-as em uma parede colorida. O resultado fica surpreendente e muito bonito.

Nos quartos, escritórios e salas elas podem ser distribuídas livremente nas paredes ou acopladas às estantes. Segundo Mariela, "O interessante é usá-las de várias maneiras e formatos, com ou sem iluminação, retas, em nichos retangulares ou quadrados. Abuse das tantas formas e aplicações disponíveis". 

Você pode usar qualquer área livre para instalar uma prateleira e aproveitar o espaço. Um exemplo é na parte superior da parede do corredor. Quer uma sugestão incrível para decorá-la? Coloque os desenhos das crianças em porta-retratos e exponha ali as obras de arte da turminha. 

Explore os diversos materiais disponíveis no mercado. Você pode optar pelas prateleiras de vidro, que são ideais para o banheiro. As de metal oferecem elegância e personalidade à decoração. Já as de concreto são versáteis e, ao mesmo tempo, resistentes, podendo ser revestidas de pastilha, porcelanato, ladrilho hidráulico ou azulejo – ficam lindas na cozinha! Há ainda opções em madeira para um belo efeito rústico; 

A fixação direta com buchas e parafusos é mais resistente.Além disso, modelos com suportes metálicos são mais difíceis de combinar; 

Recorra à iluminação indireta para dar destaque às peças expostas, como porta-retratos, coleção de velas e enfeites antigos. Objetos em vidro colorido ficam maravilhosos com esse efeito na decoração!

Publicado no Bonde

sábado, 30 de março de 2013

Preço dos imóveis residenciais deve subir 10% em 2013


Alta esperada seria semelhante à registrada em 2012.



O mercado imobiliário não sofre com falta de interesse dos consumidores, nem condições para compra de imóveis, na avaliação do economista-chefe do Secovi-SP, Celso Petrucci. "O mercado não enfrenta problema de falta de demanda e oferta de crédito", afirmou há pouco, em entrevista à imprensa.

Petrucci mencionou que a demanda está saudável, tendo em vista que em 2012 foram lançadas 27,8 mil unidades e vendidas 26,9 mil unidades na capital paulista. "A demanda está aquecida. Se lancei 27 mil e vendi 27 mil, é lógico que a demanda está aquecida", argumentou.

Já sobre o crédito imobiliário, Petrucci reiterou a estimativa de crescimento, já que, na sua opinião, os bancos têm grande interesse em participar desse mercado. "Não faltará crédito imobiliário, pois (essa carteira) é um grande negócio para os bancos em função da sua garantia e da baixa inadimplência".

Para 2013, Petrucci mostrou otimismo e afirmou que a estimativa de crescimento de 10% no volume de lançamentos em São Paulo se baseia na perspectiva de demanda aquecida, melhorias no processo de licenciamento pelo setor público, revisão do plano diretor na capital paulista e pelas medidas para desoneração para as construtoras, anunciadas em dezembro pelo governo federal. 

Na avaliação do executivo do Secovi-SP, o preço dos imóveis deve seguir em crescimento estável, com alta em torno de 3% acima dos índices de inflação utilizados como referência para o setor - IGPM e INCC - levando a uma alta nominal de aproximadamente 10% no acumulado do ano. "O crescimento do preço real do imóvel deve ser parecido com o verificado em 2012 do que nos anos anteriores", afirmou.

Publicado no Estadão

sexta-feira, 29 de março de 2013

Inventário: caminhos para a regularização de propriedade

 
Para evitar o pagamento de multas, a burocracia deve ser resolvida até 60 dias após o falecimento do proprietário.



Quando há a perda de entes queridos, além da dor, a família precisa saber como agir em relação aos bens e a burocracia que envolve o inventário. Este deve ser feito até 60 dias após o óbito, para ser evitado o pagamento de multas que incidem sobre o valor dos bens a serem inventariados.

O objetivo é a regularização da propriedade, independentemente da venda. Quando o processo de inventário tem início, é preciso ficar atento aos dois impostos envolvidos na operação, que são o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), e o imposto federal sobre ganho de capital.

De acordo com Maurício Maluf Barella, advogado especialista em inventários, o ITCMD é o imposto cobrado pelo Estado, portanto com alíquota variável de acordo com a localidade, normalmente entre 2% a 6% do bem. Caso haja atraso na abertura do inventário, a multa incidirá sobre esse imposto.

Já no imposto federal sobre ganho de capital, segundo Barella, “o governo cobra do inventariante o lucro imobiliário existente entre o valor do bem declarado no Imposto de Renda do falecido e o valor do bem recebido pelos herdeiros”.  Este valor é decorrente de avaliação, ou pelo uso dos valores atribuídos pelas prefeituras a título de valor venal para fins de tributação do IPTU, ou valor venal do IR para imóveis rurais. 

Início ao processo do inventário

Existem duas maneiras para se dar início ao processo do inventário, sendo judicialmente ou extrajudicialmente. “Mesmo não havendo disputas entre os herdeiros, a forma judicial pode levar alguns anos”. De acordo com o especialista, o inventário extrajudicial é realizado através de advogado, porém mediante escritura pública, o que faz com que o procedimento seja mais rápido, podendo ser concluído em até 60 dias. Esta modalidade só pode ser utilizada se os seguintes requisitos forem preenchidos: 

- todos os herdeiros devem ser maiores e capazes;
- o falecido não pode ter deixado testamento;
- o falecido não pode ter pendências junto a receita federal;
- o falecido não pode ter deixados dividas tributarias nos bens a serem inventariados.

Para evitar dor de cabeça é importante que todos os passos do inventário sejam seguidos. Assim, os beneficiários evitam contratempos e ficam em dia com a justiça e impostos.


Publicado no REDIMOB

quinta-feira, 28 de março de 2013

Como funciona o usufruto de imóveis

 

A doação com usufruto é feita pelo proprietário do imóvel ainda em vida para garantir renda ou moradia a alguém, mas tendo a garantia que o beneficiado não poderá vender o bem ou expulsá-lo de lá. O usufrutuário detém, desde então, todos os direitos sobre o imóvel. Veja as dicas do advogado especialista em Direito Imobiliário, Hamilton Quirino, e saiba o que fazer – ou não – em caso de usufruto.

Passo a Passo

1- É possível predeterminar um período de usufruto?
A reserva de usufruto pode ser feita em um período determinado. Quando este termina, a cláusula de usufruto perde a validade.

2- Como fazer o procedimento?

A doação com reserva de usufruto é feita no cartório. O usufruto pode ser instituído também no testamento. Por exemplo, para evitar briga de inventário, o casal já doa seus bens em vida, como reserva de usufruto a eles próprios ou um parente. Quem quer que tenha recebido a doação, é o nu-proprietário.

3- Venda ou aluguel

Quem recebe a doação é o dono parcial e não pode vender ou alugar sem o consentimento do usufrutuário (quem tem o direito de usufruir do imóvel). E é este quem tem o direito de receber o dinheiro do aluguel. Se um apartamento locado está sob estas condições e o usufrutuário morrer, o contrato continua válido. O que muda é que agora o nu-proprietário passará a ser o proprietário total e receberá os aluguéis.

4- Herdeiros diretos 

Doação é um ato de vontade. Os herdeiros diretos não podem contestar o bem, exceto se seus 50%, de direito, forem doados. Por exemplo, pais que brigaram com o filho decidem doar o único imóvel que têm a um sobrinho. Quando morrerem, o filho legítimo pode contestar na Justiça, pois os pais só podem dispor de 50% dos seus bens a quem quiserem. Nesse caso, o herdeiro direto pode requerer sua metade de direito. 

5- Em caso de morte do nu-proprietário 

Se o nu-proprietário morrer, o herdeiro direto dele receberá o direito à doação e deverá respeitar o usufruto. Por exemplo, se um pai viúvo doou um imóvel a um filho único com direito a usufruto próprio e este filho morre, o herdeiro dele terá o direito ao imóvel, devendo respeitar o direito de usufruto do avô.

6- Em caso de morte do usufrutuário 

A reserva de usufruto é personalista. Se o usufrutuário morre, o nu-proprietário passa a ter o total direito sobre o imóvel, podendo vender se quiser. Os herdeiros do doador, ou seja, do usufrutuário, não têm direito sobre o bem. 

7- Restrições

O usufrutuário não pode vender o imóvel e deve conservá-lo. Ele deve usar como se fosse dele, devendo pagar todas as taxas. Se ele deixa de pagar o condomínio, a ação é movida contra ele e o nu-proprietário.

8- Cancelamento de contrato

É possível revogar a concessão de usufruto. É só voltar ao cartório e desfazê-lo. Os impostos não serão cobrados, mas as custas dos atos no cartório, sim.


Publicado no REDIMOB

sexta-feira, 22 de março de 2013

Aprenda como dispor quadros nas paredes sem errar


Expor quadros, gravuras e fotografias em diferentes ambientes da casa é uma prática comum que vem se revelando como arte. A partir de pitadas de criatividade e ousadia, muitas pessoas estão descobrindo uma nova maneira de criar espaços personalizados e muito mais bonitos.

Embora não exista uma regra rígida, a escolha dos materiais e a disposição dos quadros seguem alguns conceitos da decoração, onde o respeito às proporções do ambiente e do mobiliário predominam. E acertar nas composições não é tarefa simples. É preciso ter muita sensibilidade e observar se as obras interagem em conjunto e proporcionam conforto estético e harmônico. 


Para instalar corretamente seus quadros você deve seguir algumas regras básicas:

 - Observe a altura do teto e dos móveis antes de escolher o local para colocar os quadros. Não precisa centralizá-los. O importante é observar o equilíbrio da composição;

-  Antes de furar a parede, teste a posição dos quadros no chão. Meça a distância entre eles e só depois dê continuidade ao serviço; 

- As obras de arte de maior importância devem ocupar local de destaque, de preferência uma parede vazia; 

- O melhor é coloca-los sempre no nível da linha do olhar. Assim, se ele estiver acima de um móvel, a distância do quadro para o móvel é de 30 centímetros; 



- Os quadros devem ficar na linha dos olhos de uma pessoa de altura mediana, isto é, o centro do quadro a 1,50 metro do chão. Se houver um conjunto de quadros, o meio deste conjunto deve estar nesta altura.

- O local para a fixação de um quadro deve levar em conta aspectos básicos de decoração, como visibilidade, luminosidade, volume e harmonia:

- Visibilidade  - O quadro deve estar numa altura suficiente para que seja facilmente visualizado;

- Luminosidade - Iluminação é importante. Se possível, utilize luzes direcionadas aos quadros. Se não, cuide para que a iluminação ambiente não cause sombras e nem modifique os tons da pintura; 

- Volume - Colocar um quadro grande numa parede relativamente pequena ou vice-versa, desequilibra o ambiente, causando desconforto. Obras pequenas podem ser agrupadas em uma só parede. O ideal é criar um quadrado imaginário e distribuí-las dentro do mesmo. Para alinhar quadros de medidas diferentes, use um referencial: alinhe todos por cima ou por baixo. Em paredes estreitas, crie colunas; 



- Harmonia - O quadro deve ter uma relação com o ambiente. Para não errar recomenda-se não misturar os estilos. Tapeçaria combinada com quadros, por exemplo, não é uma opção feliz. Não tenha medo de misturar molduras, estilos e tamanhos. Quadros não precisam combinar entre si.


Outras dicas

- Antes de fixar seus quadros não esqueça de verificar se a parede que será furada não abriga canos de água ou eletricidade; 

- É importante combinar as cores do quadro com as cores de algum móvel ou objeto de decoração do cômodo; 

- Deve-se tomar cuidado com a poluição visual. Se o ambiente já possui muitos móveis, a colocação de um quadro pode não apresentar resultados satisfatórios.Outro risco é que, no meio de muitos outros objetos, o quadro "suma";

- Ambientes modernos combinam mais com pinturas abstratas e "cleans"; 

- Adequar o tema da pintura ao cômodo é muito bem-vindo. Salas de jantar, por exemplo, combinam com naturezas mortas; 

- Molduras côncavas combinam com pinturas em perspectiva. Molduras convexas são indicadas para quadros sem profundidade. Desenhos e artes menos rebuscadas dispensam moldura.


Publicado no Bonde

quinta-feira, 21 de março de 2013

As plantas certas para cultivar à sombra

A floreira vertical metálica Violet (Shopping Garden, R$ 34,60) exibe belos exemplares de sombra em cachepôs coloridos: jiboia (roxo), renda francesa (verde), samambaia marissa (lilás), minilírio-dapaz (laranja), árvore da felicidade (azul), comigo-ninguém-pode (branco) e samambaia murano (amarelo). Da ABC Garden, cada vaso de alumínio custa R$ 10,90, exceto o maior, no topo, que vale R$ 21,50. Mesinha de madeira (R$ 131,70) e regador (R$ 45,80) do Shopping Garden.

Se é por falta de luz que seu canto verde não vai para a frente, saiba que nem tudo está perdido. O segredo é privilegiar plantas que curtem sombra – sim, elas existem!


Casa sem quintal, apê sem varanda ou área externa em que não bate sol? Nada disso é impedimento para ter folhas e flores por perto. Existem espécies que até preferem se manter longe da insolação direta, e outras que se contentam com uma pequena dose diária. Afinal, já que há gosto para tudo, por que não seria assim também entre os vegetais? “Todos precisam de luz solar para realizar a fotossíntese”, frisa a engenheira agrônoma Angela Cristina Rossi, do Shopping Garden, de São Paulo. Ela explica, porém, que a quantidade necessária varia bastante entre as espécies, classificadas em três grupos: pleno sol, meia-sombra e sombra. Enquanto o primeiro time exige a incidência direta dos raios por um mínimo de quatro horas diárias, o segundo parece seguir os conselhos dos dermatologistas, pois só gosta de se bronzear de manhã ou no fim da tarde, nunca ao meio-dia. A última turma, por sua vez, adora a luminosidade indireta, que pode ser filtrada pela janela. “Seu habitat é, justamente, à sombra das árvores”, explica Angela.


Elas também gostam de água fresca! E de limpeza, adubo e outros paparicos:

- De modo geral, qualquer clima convém ao cultivo das espécies de sombra, contudo, a tendênciaé que brotem e se desenvolvam mais rapidamente em regiões quentes. “A maioria só não tolera o frio extremo”, aponta o paisagista paulista Kenji Sugui.

- Molhá-las diariamente quase nunca é recomendado. “Como não há contato direto com o sol, a terra demora a secar. Consequentemente, as raízes podem ficar encharcadas e acabar apodrecendo”, alerta a paisagista carioca Beatriz de Santiago. A frequência ideal costuma ser de duas regas semanais no verão e uma no inverno. Mas sempre vale recorrer ao truque de tocar a terra: se ela ainda estiver úmida, é sinal de que não precisa de mais água.

- Uma característica comum a essas plantas são as folhas largas e grossas, que, por viverem confinadas, tendem a ficar opacas e empoeiradas. Para limpá-las, use um pano umedecido ou sprays de água e, se quiser deixá-las mais vistosas, recorra a produtos específicos, como o Brilha Folha, da Dimy (Toca do Verde, R$ 4,90). Aplicada a cada 15 dias, a substância à base de óleos minerais e silicone nutre a superfície foliar e previne pragas, como a cochonilha. Retire as folhas secas e amarelas sempre que aparecerem.

- O solo adequado é bem drenado e rico em matéria orgânica. “Adube-o com húmus de minhoca e bokashi [fertilizante composto de farelos orgânicos] a cada quatro meses”, aconselha Angela. Outra opção é intercalar esses compostos com o NPK 10-10-10. “Só não faça exclusivamente a adubação química: apesar de logo deixar a planta com aparência bonita, tal técnica não nutre a terra corretamente”, completa a especialista.

Pacová: também conhecido como babosa-de-pau ou babosa-de-árvore, o pacová tem folhas verde-escuras brilhantes e pode alcançar 1 m de altura. É uma das plantas que melhor se adaptam a ambientes com ar condicionado e não requer rega nem adubação muito frequente. O único alerta vale para todas as integrantes desta seleção: sol em excesso, diretamente sobre as folhas, pode queimá-las.

Espada-de-São-Jorge: de acordo com a tradição popular, quando colocada perto da porta de entrada, a espada-de-são-jorge protege a casa da inveja e do mau-olhado. Há, ainda, a crença de que a versão com folhas de bordas amarelas atrai prosperidade. Fácil de cuidar, resiste não apenas à sombra e à meia-sombra como também ao sol pleno. Não possui caule e mede de 70 cm a 90 cm.

Antúrio: o antúrio é famoso por suas folhas em formato de coração e pelas flores coloridas – tradicionalmente vermelhas, mas também encontradas em rosa, amarelo, branco e, até, preto ou verde. Devido a modificações genéticas, seu tamanho pode variar de menos de 20 cm a mais de 1,50 m. Friorenta, é uma espécie que apresenta sinais de sensibilidade quando o termômetro marca abaixo dos 12 ºC.

Lírio-da-paz: bandeira-branca e espatifilo são outros nomes do popular lírio-da-paz, que figura em inúmeros projetos de decoração e, de acordo com o feng shui, simboliza união e harmonia. No verão, esta planta encontra sua estação preferida: é a época em que mais cresce e floresce. A estatura média fica entre 40 cm e 60 cm, mas há uma variedade em miniatura, com cerca de 20 cm de altura.
Dracena pau-d'água: espécie arbustiva de folhas longas, a dracena pau-d’água é volumosa e alta, chegando a impressionantes 6 m de altura. Esporadicamente, dá pequenas flores brancas, que, embora não tenham importância ornamental, são perfumadas. A planta, resistente, suporta um pouco de insolação direta, porém se desenvolve melhor se cultivada em áreas sombreadas.
Lírio-do-Amazonas: graças a suas flores brancas suavemente perfumadas e em formato de estrela, o lírio-do-amazonas também atende por estrela-d’alva, estrela-da-anunciação ou estrela-de-belém. Geralmente, a florada ocorre três vezes ao ano, podendo ser estimulada com adubação orgânica adequada e farinha de osso. A altura da planta vai de 70 cm a 1 m, e suas folhas exibem coloração verde-escura.
Bromélia Gusmânia: assim como os demais membros da família das bromélias, a gusmânia aprecia temperatura e umidade elevadas. É por isso que sua flor vermelha, de estilo exótico e vistoso, costuma despontar no verão – e, perene, dura mais de um ano. As folhas, por sua vez, são verde-claras, longas e grossas, sem nervuras. Um exemplar adulto mede aproximadamente 30 cm.
Maranta: diversos tons de verde, do claríssimo ao mais fechado, se combinam na folhagem da maranta, criando um padrão do tipo espinha de peixe. Com estatura média de 60 cm, é utilizada não só na decoração de interiores mas também como forração junto a muros. Pede solo bastante enriquecido com matéria orgânica e adora o clima quente e úmido.


Publicado no Casa.com.br

quarta-feira, 13 de março de 2013

Escritório em casa: veja dicas para montar o ambiente


Trabalhar em casa deixa a vida muito mais prática e menos corrida. Porém, para que o trabalho renda de verdade é preciso ter um cantinho especial para exercer a tarefa. Tão importante quanto estipular um horário de expediente, é ter um espaço organizado e confortável para trabalhar. Por isso, escolher atentamente as cores e móveis é fundamental.

Quem tem um cômodo específico para a função pode apostar nas prateleiras e gaveteiros para organizar os livros e papéis. Paredes que permitem anexar lembretes e recados também são legais e deixam o ambiente diferente. Aqui, vale utilizar desde painéis, como os de metal e madeira conforme mostram as fotos, até tintas especiais. Há opções para transformar paredes em quadros negros ou até colocar imãs.


As arquitetas Cristina Campos e Mariana Lombardi, da Duetto Arquitetura e Interiores, autoras do blog Assim que Eu Gosto, indicam as mesas em cavalete para os escritórios. Despojadas e charmosas, elas têm tampo de vidro que deixam o móvel ainda mais prático e fácil na hora de mudar de lugar.


Os escritórios também pedem uma iluminação especial, principalmente para quem pretende trabalhar a noite. A iluminação de tarefa, que ajuda na leitura, por exemplo, contribui para deixar o escritório mais aconchegante e próprio para a função. Outra opção é colocar as mesas em frente a uma janela. Além da iluminação natural, a vista ajuda a dar inspiração na hora de trabalhar.

Para quem não trabalha em casa, mas quer manter um pequeno escritório, uma boa ideia para economizar espaço é integrar o ambiente com a sala. A mesma bancada em que pe colocada a TV, por exemplo, pode ser usada para deixar o computador. Utilizar o espaço vazio embaixo de uma escada também é outra opção. O importante é que haja um cantinho especial para a tarefa e que o notebook não seja utilizado no colo.


 Publicado no Bonde

segunda-feira, 11 de março de 2013

Tinta térmica reduz consumo de energia em 60% e temperatura em até 20%


Revestir o telhado com tinta térmica é uma boa alternativa para reduzir o impacto da radiação, a temperatura interna e o consumo energético na refrigeração de ambientes. A WC Isolamento Térmico, empresa de São Bernardo do Campo (SP), é um dos fornecedores de tinta térmica no mercado nacional. Fora do Brasil este produto está em alta, especialmente porque é um aliado contra o aquecimento global e contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa.

A tinta térmica é feita a base de água e microesferas ocas de vidro importadas dos Estados Unidos. A tecnologia é da NASA e foi desenvolvida para revestir navios, aeronaves, tubulações e alvenarias em geral, informa Walter Crivelente Ferreira, diretor da WC. As microesferas são células a vácuo, que não permitem a propagação de temperatura e som. O produto custa menos e é mais sustentável do que a espuma de poliuretano (derivado de petróleo), opção usada no mercado brasileiro em obras de revestimento e isolamento térmico.


Telhados revestidos com tinta térmica chegam a reduzir 60% do consumo de energia elétrica na refrigeração de residências, galpões, prédios, armazéns, entre outros. “A maior incidência de calor é no telhado”, justifica Walter. O produto também diminui até 84% da radiação no telhado e entre 10 a 15% da temperatura por telha, segundo ele.
"Se o local for bem ventilado, a sensação térmica no ambiente interno se torna agradável, sem precisar de ar condicionado"
O preço menor comparado ao da espuma de poliuretano está transformando a tinta térmica em uma excelente opção para o mercado nacional. Em média, o custo do produto aplicado numa área de 600 m² é de R$ 26/ m² em São Paulo.
"O poliuretano é um material nobre, mas é caro. Custa 50% mais do que a tinta térmica. As licitações públicas, por exemplo, exigem poliuretano nas obras de isolamento térmico"
As Nações Unidas estão elaborando novo regulamento para os editais de suas obras, visando adotar materiais de revestimento mais sustentáveis, segundo ele. A tinta térmica será um deles, pois a relação custo/benefício compensa, prevê Walter.

“As vendas por aqui ainda vão crescer”, afirma o empresário. Por enquanto, a clientela da WC é majoritariamente industrial. A WC atende todo o Brasil, inclusive fazendo a aplicação em outras regiões. Há casos em que o produto é fornecido e a aplicação fica por conta de mão de obra local. A empresa também comercializa espuma de poliuretano.

Opção sustentável

Os equipamentos de ar condicionado consomem muita energia e emitem gás na atmosfera. Como argumenta Walter,
"Escolher materiais sustentáveis que vão solucionar o problema de temperatura e calor nos ambientes sem agredir o meio ambiente e, ainda, sem usar energia e produtos químicos, é o caminho. As leis vão exigir isso cada vez mais de empresas e indústrias"
A WC tem pouco mais de um ano de atividade e nasceu da experiência da Frigs Revestimentos Térmicos, com 40 anos de mercado e dirigida pelo pai de Walter. “Resolvemos abrir um novo empreendimento para focar na tinta térmica”, explica o empresário. “Ela é um produto inovador, que não causa problema na camada de ozônio”, enfatiza.

O produto pode ser aplicado em qualquer tipo de superfície. A durabilidade é de cinco anos. Após esse período, é necessário fazer manutenção como as pinturas comuns.


Publicado no SEBRAE Sustentabilidade

domingo, 10 de março de 2013

Almofadas, plantas e iluminação: veja 15 dicas para a casa



Na hora de decorar a casa, algumas pessoas ficam em dúvida sobre a cor ideal para as paredes, o número de almofadas no sofá e a iluminação do ambiente. Claro que tudo depende do gosto, mas o site House Beautiful selecionou algumas dicas fáceis para deixar o ambiente mais aconchegante. Confira a seguir.


Almofadas: um par de almofadas no sofá deixa o ambiente solitário. Para dar charme à sala, aposte em dois pares com texturas e cores contrastantes.


Cama maior: móveis baixos fazem o ambiente parecer menor do que é. Por isso, se seu quarto é pequeno, aposte em uma cama alta, com uma grande cabeceira.


Armários abertos: sabe aquele armário que você guarda alguns pratos ou bebidas na sala? Mantenha-o com portas abertas para que as pessoas conheçam seu “mundo secreto”. A mudança também deixa a decoração mais elegante.


Paredes pretas: diferentemente do que muita gente imagina, paredes escuras não diminuem o ambiente. Pelo contrário: elas passam a sensação de amplitude, além deixar sua casa moderna.


Papel de parede: se quiser fazer uma mudança na decoração sem gastar muito tempo ou dinheiro, invista em papel de parede. Eles também podem ser colocados em armários para deixar seu quarto personalizado.


Tapete no banheiro: para deixar o banheiro mais aconchegante, compre um tapete grande. Opte por modelos resistentes para evitar o desgaste causado pelos pés molhados.


Tudo branco: se você tem dúvida de como decorar a casa, aposte no branco. O básico não tem erro e é a prova de que você não vai se cansar facilmente do ambiente.


Iluminação: quanto mais lâmpadas, melhor. No mínimo, você precisa de uma luz geral para melhorar o astral do ambiente e também luz direta para a leitura.


Dourado: o ouro está de volta! Móveis com detalhes dourados vão deixar o ambiente clássico, luxuoso e aconchegante.


Plantas: nada se encaixa tão bem em um canto solitário da casa como um vaso com plantas.


Couro dura mais: se sua intenção é que as cadeiras durem por muito tempo, aposte no couro. Não há nenhum tecido tão resistente, principalmente se for da cor branca.


Assentos diferentes: sua mesa de jantar não precisa ter seis cadeiras idênticas. A dica é substituí-las por um banco apenas de um lado da mesa para deixar o ambiente mais moderno.


Luz do closet: invista na decoração e iluminação dos seus armários. Quanto mais personalizados e bem iluminados, mais vontade e inspiração você vai ter para se vestir.


Estilo retrô: não tenha medo de comprar uma peça no estilo vintage. Elas podem fazer a diferença na decoração.


Mantas na sala: junto com os pares de almofadas, mantas para o sofá decoram e aquecem o ambiente. Vale investir.


Publicado no Terra Casa e Decoração

quinta-feira, 7 de março de 2013

Decoração: tendências para 2013 apontam ousadia e diversão



A decoração de interiores nos últimos anos tem apontado tendências inspiradas em outros segmentos como influências mundiais de vestuário, tecnologia e o próprio estilo de vida do cidadão.

O ano de 2013 não será diferente. Ousadia, diversão e criatividade são os adjetivos que definem as tendências para este ano. A arquiteta Karoline Stolf postou em seu blog algumas projeções para a decoração de interiores este ano.

• Brilho e Glamour em todos os detalhes.

• Verde Esmeralda: segundo especialistas será "a cor" de 2013

• Papéis de parede: com detalhes dourados.

• Metálicos e espelhados: as superfícies brilhantes são o "hit" para 2013: dourado, bronze, prata, use e abuse!

• Bronze decor: opacos ou brilhantes, em detalhes ou ambientes inteiros, o bronze está de volta.

• Rústico: ambientes cada vez mais rústicos com poucos detalhes modernos.

• Padrões gráficos: bastante utilizados em 2012, chegaram para ficar! Padrões gráficos em estofados, tapetes, cortinas, azulejos como listras, espinhas de peixe, arabescos, etc.

• Galerias: paredes revestidas com os interesses pessoais como quadros, imagens, coleções, conferem personalidade aos ambientes.

• Design Industrial: seguindo a tendência vintage e retrô, surge o design industrial, com peças inspiradas nas grandes indústrias, paredes e pisos em concreto, tijolos aparentes, metais e madeiras estão cada vez mais populares.

• Neon: assim como no vestuário é tendência para o mobiliário. Com o objetivo de “acender” os ambientes da casa, podem ser utilizados em pequenos detalhes para não sobrecarregar.

• Cozinhas: cada vez maiores, mais integradas e “sociáveis”, estão se tornando os espaços preferidos para reuniões familiares.

• Místicos: independentes de religiões, os espaços para orações estão cada vez mais populares nas residências, e estão cada vez mais valorizados na decoração.

• Estampas 3D: para os mais ousados, ambientes futuristas com acabamentos esculturais. Graças aos avançados processos de impressão, os objetos vao além das superfícies planas.

• Grafite: a liberdade de expressão vem com força total através das incríveis obras de arte de rua. Grafiteiros fazem lindos trabalhos também para decoração de interiores.

Confira no Pinterest http://pinterest.com/redimob/decoracao-tendencias-para-2013/ da Redimob as principais tendências para o mobiliário este ano.

Publicado na Redimob

quarta-feira, 6 de março de 2013

Com IGP-M acumulado em 8,29%, saiba calcular o reajuste do seu aluguel


Com o aumento, o inquilino que pagava por um imóvel R$ 1.500, passará a desembolsar, a partir de abril, R$ 1.624,35

O índice que baliza o reajuste do valor do aluguel residencial encerrou o mês de fevereiro com variação acumulada de 8,29%. Logo, esse deve ser o reajuste dos alugueis com aniversário em março, reforça o Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Cálculo
Aplicado o reajuste do IGP-M, um imóvel alugado por R$ 1.500 no período de março de 2013 a fevereiro de 2014, passa a custar R$ 1.624,35, a partir de abril, pelos próximos 11 meses.

Uma forma simples de realizar o cálculo é a utilização do fator de reajuste, que, multiplicado pelo valor de locação vigente até fevereiro, indicará o valor do novo aluguel a ser pago efetivamente em março.

O Secovi divulga um fator de multiplicação direta, que corrige o valor do aluguel sem necessidade de cálculos de porcentagem.


O fator para contratos com aniversário em março e pagamento em abril é de 1,0829.

Confira abaixo os fatores de reajustes de aluguel dos últimos cinco meses:

Fatores de reajustes
Contratos com aniversário em                         Pagamento em                       Reajuste
Novembro de 2012                                       Dezembro de 2012                 1,0752
Dezembro de 2012                                        Janeiro de 2013                      1,0696
Janeiro de 2013                                             Fevereiro de 2013                  1,0782
Fevereiro de 2013                                         Março de 2013                      1,0791
Março de 2013                                             Abril de 2013                         1,0829

Fonte: SECOVI
Publicado na InfoMoney