quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Edifício Cascata Branca



Pronto para Morar

Mude-se agora para o melhor lugar de Votoramtim!

59m2 de área
2 dormitórios com Varanda
2 Vagas/Garagem Coberta*


Localizado na entrada de Votorantim e com fácil acesso à rodovia, o Edifício Cascata Branca é o lugar que você procurava para viver bem.

Sua Excelente localização permite, ao mesmo tempo, a vida tranquila de Votorantim próximo ao agito de Sorocaba.

O empreendimento ainda conta com um completo espaço de lazer, com salão de festas, de jogos e fitness, churrasqueira, piscina, sauna e playground.


Visite Plantão de vendas 
e
Apartamento decorado
Tel.: 15 2102 8888



Construção e Empreendimento



Vendas 
 CRECI: J-11783
Unidades:
CENTRO: Rua XV de Novembro, 229 - Centro - (15) 2102-9999
CAMPOLIM: Rua Barão de Tatuí - 1078 - Vergueiro - (15) 2102-8888
ZONA NORTE: Avenida Itavuvu, 840 - Itavuvu  -  (15) 3219-5454


* Consulte condições de compra do apartamento com uma ou duas vagas, cobertas ou não.

domingo, 7 de outubro de 2012

Cortina ou persiana? Escolha o modelo ideal para cada ambiente

Cortina em gaze de linho não sobrecarrega a decoração da sala e permite a entrada de luz.

 

O comprimento, a cor e o material da cortina podem interferir no clima dos cômodos. Confira as dicas e acerte na compra


Responsáveis por dar um toque final à decoração, as cortinas e persianas são itens que valorizam os ambientes. Mas, além do efeito estético, elas também impedem a entrada excessiva de luz e poeira, e reforçam a privacidade. Escolher o modelo ideal e saber qual a maneira adequada de usá-lo, entretanto, são os grandes problemas na hora da compra.

Para resolver questões como estas, a primeira providência é analisar aspectos como a temperatura média do lugar. “Se a ideia for refrescar o ambiente, nada melhor do que materiais leves como bambu e palha que mantêm o ar ventilado”, diz Erinaldo Lucena, designer de interiores. “Porém, se o objetivo for aquecer, aposte em cores quentes e tecidos pesados, como algodão grosso e napa”, afirma.

Outro aspecto de grande importância a ser observado é o tamanho da cortina ou persiana. Segundo o designer, quanto mais limitada ao espaço exato da janela, mais clean e amplo ficará o lugar, liberando possíveis paredes laterais para itens decorativos. A arquiteta Débora Roig reforça a ideia e indica que as áreas próximas às laterais da janela sejam cobertas por, no máximo, 15 centímetros de tecido. “A parede deve ser usada para colocar quadros e luminárias; se for totalmente coberta poderá deixar o ambiente monótono”, afirma.

Cortina de voil

Já a arquiteta Priscila Gonçalves acredita em um impacto visual maior quando a cortina termina próxima do chão. “Modelos curtos são indicados apenas quando objetos de decoração, como sofás e mesas, ficam na frente do tecido”, lembra.

O cuidado para não sobrecarregar a decoração deve estar presente em toda a casa. Por isso, em locais como sala de estar, o indicado é usar cortinas de voile e linho. Quanto às cores, tons escuros diminuem o espaço, já os neutros como bege e off-white podem ser usados como contraste com sofás estampados.

Nos quartos, Priscila afirma que a melhor saída é escolher cortinas de tecidos leves – como seda – e tonalidades suaves. “Este ambiente será frequentado todos os dias e, se o tecido tiver uma cor forte, irá enjoar rápido”, diz a arquiteta. Além disso, caso a janela receba muita luz do sol, a alternativa é colocar uma tela de blecaute por detrás da cortina, garantindo o bloqueio total da luminosidade externa.


A vantagem das persianas

Ainda que as cortinas apresentem requinte na decoração, muitas vezes são as persianas que oferecem a melhor saída. Práticas, elas garantem leveza aos espaços, valorizam o ambiente externo e oferecem regulagem de luz. Tais características fazem das persianas de lâmina opções ideais para ambientes, como banheiro e cozinha, que necessitam de materiais fáceis de limpar e que não absorvam gordura. Com isso, o ideal é usar materiais como bambu, alumínio ou PVC. É possível também dar preferência a modelos como o rolô principalmente quando a janela abrir para dentro.


Mas com diversos modelos e materiais, as persianas também são, cada vez mais, uma opção para quartos e salas. Por sua facilidade de limpeza, os modelos em alumínio e madeira são os mais escolhidos, já que acumulam menos poeira. Nos quartos, uma boa opção é a persiana romana que tem visual clássico – mas também agrada a contemporâneos - e admite base com vários tecidos desde fibras naturais até poliéster.

Persiana em lâminas de madeira

Em poliéster, cortina oferece regulagem de luz com recolhimento dos gomes de tecido.

sábado, 6 de outubro de 2012

Materiais de Construção - Como Comprar?


Comprar material de construção requer alguns cuidados. Sempre que possível, consulte um profissional da área, capaz de orientá-lo. Realize uma pesquisa de preços junto às lojas ou por meio de cadernos especializados de jornais e revistas.

Veja abaixo algumas dicas sobre materiais que compõem a estrutura da construção.

Cimento e areia

Verifique o prazo de validade na embalagem do cimento, evitando adquiri-lo com muita antecedência. É comum esse material empedrar ao ficar muito tempo guardado, além de estar sujeito ao comprometimento de sua qualidade, em função de condições desfavoráveis de armazenamento.

A areia pode ser grossa, fina ou misturada e deve ser adquirida de acordo com a necessidade da obra. Pode ser vendida em grandes quantidades, por metro cúbico, ou em pequenas embalagens plásticas. Evite comprar areia quando ela estiver úmida, pois isso pode alterar a sua quantidade. Verifique também se não há terra ou pó de serragem misturados à areia, o que poderá provocar problemas na obra.

Tijolo e bloco

Tijolos e blocos possuem medidas específicas que podem ser obtidas junto ao IPEM (Instituto de Pesos e Medidas).

Material hidráulico

Consulte um encanador para saber quais são os produtos mais adequados para sua casa. Certifique-se de que as conexões adquiridas sejam adequadas às tubulações, para evitar problemas. Atenção para as metragens: algumas lojas fornecem o preço do metro, mas somente comercializam barras inteiras, com 3 ou 5 metros.

Lajes

Verifique se as vigas têm a identificação e as marcas do fabricante para facilitar a montagem. Solicite o manual de instruções e observe se as medidas são adequadas para o tipo de construção.

Dispositivos elétricos: fusíveis, disjuntores, fios, cabos, interruptores, etc.

Saiba que esses materiais devem conter o nome do fabricante bem como a tensão a que se destinam. As partes condutoras de energia elétrica devem ser de cobre ou liga de cobre, não podendo conter material ferroso. A presença de material ferroso no produto pode ser testada através de um imã. Somente os parafusos, rebites, ilhoses, pinos, molas e dispositivos destinados exclusivamente à fixação das partes condutoras ao corpo do produto, ou do condutor ao terminal, podem ser desse material.

Orçamento

Solicite informações referentes a: formas de pagamento, taxas de juros aplicadas, descontos para preço à vista, prazo de entrega, cobrança ou não de frete.

Entrega do material na obra

Confira todo o material, inclusive quantidades e valores. Caso haja irregularidades, não aceite o produto nem assine o recibo. Faça uma observação no verso da nota fiscal. Entre em contato com a loja para resolver a questão. Caso não possa estar no local para receber o produto, oriente o responsável, pedreiro, parente, vizinho, a agir dessa forma. Não solucionando o problema, recorra a um órgão de defesa do consumidor de sua cidade ou encaminhe carta à Fundação Procon-SP.

Seus direitos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

•Os produtos devem assegurar informações corretas e precisas sobre suas características, qualidade, quantidade e prazo de validade, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores. A oferta deve assegurar informações claras sobre o valor à vista, total a prazo, número de parcelas, taxa de juros aplicada e demais encargos;
•Se o produto comprado apresentar problemas ou se o conteúdo líquido não estiver de acordo com as indicações constantes da embalagem ou da mensagem publicitária, e isto não for solucionado em até trinta dias, o consumidor poderá exigir a substituição do produto, ou a restituição da quantia paga, ou o abatimento proporcional do preço ou a complementação do peso ou da medida;
•No caso de venda de produtos por telefone, telemarketing, etc., lembre-se de que você pode desistir da compra em um prazo de até sete dias, a contar da data do recebimento do produto.


ATENÇÃO: denuncie estabelecimentos que comercializem produtos em desacordo com as normas técnicas. Exija nota fiscal

O acabamento

O consumidor depara-se com um grande número de opções no mercado destinadas ao acabamento de uma construção. A pesquisa de preços é muito importante e a compra de alguns itens requer cautela.

Pisos e azulejos

Verifique com cuidado a metragem da área onde vão ser aplicados esses produtos. Cheque na embalagem a metragem, o número do lote, a cor e o tamanho, que devem ser os mesmos em todas as caixas. Por precaução, compre sempre um pouco a mais, que servirá de reserva.

Louças e metais

Verifique se na embalagem constam o nome do fabricante, CGC, endereço, bem como as instruções de instalação e uso. Fique atento às medidas dos produtos, que devem ser compatíveis com as da área onde serão instalados.

Tintas

Observe o tipo de tinta mais adequado para o local onde será aplicada e seu prazo de validade. Consulte um profissional da área para orientá-lo sobre a quantidade necessária, evitando o desperdício. Esteja atento ao código da cor e da tonalidade da tinta, caso haja a necessidade de adquiri-la novamente para futuros reparos.

Lâmpadas, lustres e luminárias

As lâmpadas devem conter, no vidro, a indicação da potência, da corrente nominal, além do nome ou logotipo do fabricante.

A voltagem das lâmpadas deve ser compatível com a do local em que serão utilizadas. Cheque com a rede concessionária da região. Lembre-se: as lâmpadas fluorescentes duram mais e economizam energia. São indicadas para áreas de grande circulação, como cozinha, área de serviço, garagem, banheiro, etc.

Produto fora de linha

Produtos como pisos, azulejos e louças sanitárias costumam sair de linha com muita freqüência. Produtos fora de linha representam um risco para o consumidor caso haja a necessidade de reposição do mesmo. Avalie bem a vantagem da compra.

Saiba que...

•Existem órgãos oficiais e entidades credenciadas competentes para expedir normas técnicas e certificar produtos: ABNT, INMETRO, IPT, etc.;
•Os seguintes produtos possuem certificação obrigatória: fusível tipo rolha, cartucho (CONMETRO), fio e cabo isolado até 750V (INMETRO);
•Caso o produto adquirido venha a apresentar um vício oculto, defeito que não pode ser constatado aparentemente ou de imediato, é seu direito reclamar. Nessa situação, o prazo inicia-se a partir da constatação do problema.

Seus direitos

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor:

•A embalagem do produto deve conter, de forma clara, correta e em língua portuguesa, as características do produto, o prazo de validade, o nome do fabricante e os cuidados e os possíveis riscos que apresentem a sua saúde e segurança. A oferta deve assegurar informações claras sobre o valor à vista, o total a prazo, o número de parcelas, a taxa de juros aplicada e demais encargos;
•Se o produto comprado apresentar problemas ou se o conteúdo líquido não estiver de acordo com as indicações constantes da embalagem ou da mensagem publicitária, e isto não for solucionado em até trinta dias, o consumidor poderá exigir a substituição do produto, ou a restituição da quantia paga, ou o abatimento proporcional do preço ou a complementação do peso ou da medida;
•No caso de venda de produtos por telefone, telemarketing, etc., lembre-se de que você pode desistir da compra em um prazo de até sete dias, a contar da data do recebimento do produto.


ATENÇÃO: denuncie estabelecimentos que comercializam produtos em desacordo com as normas técnicas. Exija a nota fiscal!


Publicado no www.forumdaconstrucao.com.br

Fonte:
www.procon.sp.gov.br
www.ecivilnet.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Secovi-SP recomenda utilização da cláusula de Mediação em contratos e convenções



A recomendação é do presidente do Secovi-SP, Claudio Bernardes

O Secovi-SP recomenda às empresas do mercado imobiliário e também aos condomínios, a utilização da cláusula de Mediação nos contratos e convenções. “Todas e quaisquer controvérsias ou divergências oriundas de contratos e convenções de condomínio podem ser solucionadas amigavelmente por intermédio da mediação. Saída ágil, eficaz e com alta taxa de sucesso na solução de conflitos”, afirma Claudio Bernardes, presidente do Secovi-SP.

O índice de sucesso é alto: 90% dos casos resultam em acordo. “Recorrer ao Poder Judiciário é complicado, demorado e caro. Isto sem falar no imenso desgaste interpessoal que inevitavelmente surge com a demanda judicial ”, adiciona Márcio Chéde, coordenador da Câmara de Mediação do Secovi-SP.

A mediação promove a restauração do diálogo, estimula o bom senso e tem como objetivo proporcionar acordos que satisfaçam ambas as partes.


Fonte: SECOVI-SP

Jardins verticais são ideais para apartamentos compactos


Com um toque diferenciado na decoração do ambiente, estes jardins podem ser feitos sob medida, conforme a necessidade.

A arquiteta Karoline Stolf afirma em seu blog que existem diversas opções, como as paredes inteiras revestidas por vegetação, vasos dispostos verticalmente, fixados em paredes ou pendurados, treliças com trepadeiras, quadros vivos, prateleiras e até papéis de parede com imagens de jardins verticais.

Mas quais as vantagens de ter um jardim vertical em sua casa? Confira as dicas de Karoline Stolf.

- Excelente solução para pequenos espaços: nossos apartamentos cada vez mais compactos exigem estas multifuncionalidades;

- Proporcionam clima agradável: as plantas filtram as impurezas dos ambientes;

- Não há limite dimensional, podem ser feitos sob medida conforme a necessidade;

- Contribuem para a acústica do local, absorvendo ruídos;

- Bem adaptáveis a espaços externos ou internos;

- Embelezam e dão vida aos espaços;

- Funcionam como terapia ocupacional, proporcionam o contato das pessoas com a natureza e seus cuidados;

- Fácil manutenção;

- Conceito “do it yourself” – faça você mesmo – é possível fazer com baixos custos;

- Sustentabilidade, meio-ambiente e biodiversidade: atraem pássaros, borboletas, neutralização de CO2, reciclagem de materiais;

- Traz bons fluidos, energias positivas e feng shui.

Confira algumas ideias para montar seu próprio Jardim Vertical no painel da Redimob no Pinterest.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Quais as responsabilidades do inquilino perante o imóvel?



Na hora de escolher um imóvel para alugar, o inquilino deve estar ciente de todos os deveres e direitos. Segundo o corretor de imóveis, Rodrigo Barreto, a verificação de contrato e o estado do imóvel devem ser constantemente observadas no ato de assinatura do contrato. “Os propensos inquilinos devem se preocupar em tirar todas as dúvidas para evitar problemas posteriores”, afirma em seu blog.
Barreto ainda enumerou outras responsabilidades que devem ser observadas pelos inquilinos.
Laudo de vistoria: é dever do inquilino, no ato de entrega das chaves e ao final do contrato de locação, apresentar o imóvel de acordo com o disposto no documento.
Atenção aos problemas estruturais. É importante o inquilino ficar atento e comunicar ao proprietário ou administrador sobre qualquer anormalidade estrutural que surja no imóvel, para saber qual providência a ser tomada. Dependendo do caso, é necessário efetuar reformas em função de problemas ocultos não identificados quando da vistoria: problemas com instalação elétrica, hidráulica, esgoto, infiltração, etc. E, normalmente, nessa situação a responsabilidade é do locador.
Manutenção. O locatário é responsável por qualquer tipo de avaria, dano ou depredação que venha a surgir no imóvel em função de descuido, seja por negligência ou imprudência. E, por tanto, como forma de precaução, além de ter que zelar pelo patrimônio, cabe-lhe contratar o seguro residencial com empresa devidamente habilitada para esse fim.


Aprenda a proteger seu patrimônio de incêndios

Jatos do extintor devem ser direcionados para a base das chamas

Sobrecargas na fiação elétrica e desatenção dos moradores são apontadas pelos oficiais do Corpo de Bombeiros como as principais causas de incêndios em imóveis residenciais. Para não colocar vidas e bens patrimoniais em risco, alguns cuidados básicos podem ser adotados.

A recomendação do primeiro-tenente do 5º Grupamento de Bombeiros, Vinícius Zen Moraes, é que as pessoas jamais improvisem instalações elétricas, pois fios descascados e expostos aumentam os riscos de curtos-circuitos. "Por mais simples que um serviço possa parecer, contar com um técnico especializado é indispensável", alerta.

Outro conselho do primeiro-tenente é que as tomadas não recebam mais de um aparelho por vez, para evitar sobrecargas e superaquecimento dos fios.

A distração dos moradores também é destacada por Moraes com um dos fatores que, possivelmente, resultem em focos de incêndio. "Esquecer ferros de passar roupa ligados e panelas no fogão aceso e derrubar velas em tapetes e cortinas são outras causas comuns", ressalta.

Em caso de incêndios, o oficial frisa, o ideal é chamar o Corpo de Bombeiros, telefone 193, manter a calma, deixar o ambiente onde há fogo e fumaça e, se possível, cobrir-se com algum tecido molhado não sintético.

Nos condomínios residenciais, Moraes adverte que a disposição de hidrantes e extintores é obrigatória. Segundo ele, para conter o fogo de forma eficiente, é necessário que os condôminos ajam rapidamente. "Após cinco minutos de incêndio, é mais difícil de controlá-lo", analisa .

De acordo com o primeiro-tenente, o hidrante pode ser facilmente usado pelos condôminos, que devem desenrolar a mangueira por inteiro e manuseá-la em dupla.

A maior dificuldade, avalia, é com relação ao extintor, que depois de destravado, precisa ser utilizado o mais próximo possível do fogo e com o jato direcionado para a base das chamas. "Há pelo menos quatro ‘classes’ de extintor de incêndio. Identificar a ideal para cada situação é primordial para o sucesso da investida", acrescenta.

Treinamento
O diretor do Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi/PR), Junzi Shimauti, informa que uma vez por semestre síndicos recebem treinamentos gratuitos, nos quais o combate a incêndios é destacado. "Cabe ao síndico repassar o conhecimento adquirido para os moradores do condomínio", afirma.

UM EXTINTOR PARA CADA OCASIÃO
Classe A - Tem a capacidade de apagar chamas em madeira, papel ou plástico
Classe B - É indicado para conter incêndios em líquidos inflamáveis, como a gasolina
Classe C - É voltado para conter incêndios elétricos
Classe D - Mais raros, apagam chamas em metais

Publicado por: Fábio Castaldelli - http://maringa.odiario.com

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Conheça algumas linhas de crédito populares para quem quer reformar

Antes de optar por alguma linha, é importante estar ciente de que o financiamento cabe no bolso; taxas de juros variam de 1,40% a 4,90% ao mês 

 

Existem no mercado, diversas opções de linhas de crédito para quem deseja construir ou reformar um imóvel e não dispõe do valor todo do investimento naquele momento.

O consumidor interessado em utilizar uma dessas linhas precisa saber que é possível contratá-las com algum banco ou lojas de materiais para construção que oferecem esse tipo de financiamento.

Como em qualquer outro tipo de financiamento, o consumidor precisa estar atento às taxas de juros e se o valor de cada parcela do empréstimo cabe no orçamento da família. Não adianta estar com a casa em perfeitas condições e atolado em dívidas.

Para que o crédito seja feito no valor correto, é importante que o consumidor procure um profissional da construção especializado. Este profissional fará todos os cálculos necessários e dirá a quantidade de material que precisará ser comprada.

Quem utiliza alguma linha de crédito para construir ou reformar deve estar ciente de que não pode haver desperdício na obra, nem que será necessário comprar mais materiais fora do valor obtido. Qualquer desperdício ou compra fora do previsto pode se tornar um problema para as finanças. Conheça algumas opções:

Banco do Brasil
A instituição possui a linha de financiamento BB Crédito Material de Construção. Com esta linha de crédito, o consumidor pode finaciar 100% do valor gasto com o material de construção, acabamento e até móveis planejados.

De acordo com a aprovação do crédito, é possível realizar operações com valores que variam de R$ 70 a R$ 50 mil. O pagamento do empréstimo pode ser feito em até 54 meses.

A linha de crédito do Banco do Brasil aonda permite que a primeira prestação seja paga após seis meses da compra. As taxas de juros variam de 1,53% a 1,98% ao mês.

O empréstimo pode ser feito em uma das 21 mil lojas cadastradas pela linha de crédito.

Caixa Econômica
Com o Construcard da Caixa é possível financiar materiais de construção, itens de acabamento e até aquecedor solar. O valor mínimo para fazer o financiamento é de R$ 1 mil.

O prazo máximo do financiamento é de 96 meses, com seis meses de carência. A taxa de juros para as operações varia de 1,40% a 1,85% ao mês.

Esta linha de crédito precisa ser feita na agência. Para os que são clientes da instituição, em muitos casos, o limite já pode estar pré-aprovado.

Quem optar pode essa linha poderá comprar os materiais em uma das 80 mil lojas conveniadas.

Amanco
A empresa de material de construção tem um cartão de crédito exclusivo para construção. Para ter o cartão, o consumidor precisa ter uma renda mínima de R$ 600 e a aprovação do crédito é feito na hora.

O limite máximo para financiamento é de R$ 5 mil, que pode ser parcelado em até 24 vezes. Caso queira compar os materias à vista, o consumidor terá até 40 dias para pagar as contas sem juros.

A cada pagamento da fatura, o consumidor tem seu crédito aumentado. Além disso, o cartão permite que o consumidor compre materiais de outras marcas.

A linha de crédito tem taxa de juros a partir de 4,90% ao mês, e está disponível em 2.500 lojas em todo o Brasil, sendo 195 na capital.

Dicico
A rede de lojas também oferece uma linha de crédito para financiar material de construção. Neste caso, o financiamento é feito por CDC Sorocred e pode ser parcelado em até 24 meses.

Para conseguir realizar o financiamento, o consumidor precisa ter talão de cheques e cadastro na loja.

A aprovação do crédito não tem burocracia e as taxas de juros variam entre 1,62% e 2,69% ao mês. Ao todo são 55 lojas disponíveis para o consumidor comprar.


Publicado por Fabiana Pimentel no InfoMoney

terça-feira, 2 de outubro de 2012

10 dicas para decorar espaços pequenos


Os apartamentos estão cada vez com cômodos menores e, em alguns espaços, fica difícil fazer uma decoração bacana sem deixar o lugar sufocante, cheio de móveis e objetos que dão a impressão de um ambiente menor ainda. A gente reuniu 10 dicas para ajudar você a organizar melhor apartamentos pequenos com alguns truques que deixam os ambientes parecendo mais amplos. Dá só uma olhada, não é nada muito complicado de fazer:

1 – Tire proveito da luz natural
Ambiente bem iluminados parecem maiores. Não cubra janelas com cortinas escuras!

2 – Use espelhos
Espelhos maiores pendurados na parece ou apoiados no chão ajudam a dar sensação de amplitude.

3 – Pinte as pareces com cores claras
Tonalidades escuras vão deixar o espaço ainda menor

4 – Inclua prateleiras
Elas são menos volumosas que móveis como estantes e organizam bem os ambientes.

5 – Pinte os rodapés e as aberturas da mesma cor que a parede
Assim a sensação de amplitude aumenta.

6 – Integre ambientes
Para aumentar a sala e a cozinha uma boa dica é integrar os espaços, excluindo a divisória.

7 – Use revestimentos menores
Em ambientes como o banheiro, usar revestimentos menores como pastilhas, por exemplo, dá sensação de mais espaço.

8 – Aposte em portas de correr
Tanto nos móveis como nos espaços, elas são práticas e facilitam a circulação de pessoas.

9 – Invista em materiais transparentes
Uma mesa de centro ou prateleira em material transparente deixa a visão livre e a sala maior.

10 – Prefira móveis com rodinhas e multiuso
Puffs com rodinhas e com lugar para guardar objetos são ótima opção para lugares pequenos. Eles podem ser deslocados quando chegarem convidados e depois voltarem para o lugar. Aposte também em móveis com nichos para guardar o que for preciso: baús, camas, mesas… Tudo que for multiuso ajuda a organizar e guardar coisas em espaços pequenos.

Publicado no Terra.com

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Aluguel: inflação medida pelo IGP-M acumula alta de 8,07% em 12 meses

No mês de setembro, a variação apurada foi de 0,97%; um mês antes, houve inflação de 1,43%, revela FGV 

A FGV (Fundação Getulio Vargas) divulgou hoje (27), a inflação medida pelo IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) referente ao mês de setembro (medido entre os dias 21 de agosto e 20 de setembro). O índice serve como balizador para o reajuste de aluguéis e, no acumulado dos últimos 12 meses terminados em setembro, ficou em 8,07% .

No nono mês do ano, a variação é de 0,97%, enquanto em agosto, houve inflação de 1,43%.

Neste mês, os preços medidos pelo IPA (Índice de Preços por Atacado) passaram de 1,99% para inflação de 1,25%. Já a inflação averiguada pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil) ficou em 0,21%, contra 0,32% da última medição.

A categoria de mão-de-obra ficou com inflação de 0,00% na apuração atual, enquanto os preços dos materiais, equipamentos e serviços registraram variação de 0,42%.

Altas e baixas
No que diz respeito à inflação medida pelo IPC (Índice de Preços ao Consumidor), que também integra o IGP-M, esta apresentou aceleração no período estudado, ficando em 0,49%, contra 0,33% um mês antes.

A principal contribuição para o acréscimo da taxa do índice partiu do grupo Transportes (-0,34% para 0,18%). Nesta classe de despesa, vale citar o comportamento do item automóvel novo, cuja taxa de variação passou de -0,49% para 0,54%.

Também foram computados acréscimos nas taxas de variação de outras três classes de despesa: Vestuário (-0,58% para 0,44%), Alimentação (1,00% para 1,18%) e Habitação (0,29% para 0,33%). Os itens que mais contribuíram para estes movimentos foram: roupas (-0,85% para 0,43%), carnes bovinas (-0,06% para 2,32%) e tarifa de eletricidade residencial (-0,28% para 0,14%), respectivamente.
Em contrapartida, apresentaram recuo em suas taxas de variação, os grupos: Educação, Leitura e Recreação (0,54% para 0,10%), Comunicação (0,31% para 0,21%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,43% para 0,38%). Para estas classes de despesa, vale citar o comportamento dos preços dos itens: passagem aérea (3,33% para -3,95%), pacotes de telefonia fixa e internet (0,65% para -0,10%) e artigos de higiene e cuidado pessoal (0,52% para 0,19%), respectivamente.

O grupo Despesas Diversas repetiu a taxa de variação apurada no mês anterior, que foi de 0,24%. Os destaques no sentido ascendente e descente foram: clínica veterinária (-0,05% para 0,60%) e serviço religioso e funerário (1,47% para 1,27%), respectivamente.

IGP-M
O cálculo do IGP-M é composto pelo IPA, IPC e INCC. Os indicadores medem a inflação de itens como bens de consumo (alimentos) e bens de produção (matérias-primas, materiais de construção), além dos preços de aluguéis, condomínios, transportes, dentre outros.

O IGP-M mede os níveis de inflação para toda a população, envolvendo todos os níveis de renda. Esse índice é utilizado para reajustes de contratos de aluguel, tarifas públicas e planos de saúde (no caso dos contratos mais antigos).

 

Publicado no InfoMoney