terça-feira, 28 de junho de 2011

Limpeza e manutenção



Aqui estão reunidas as principais dicas de limpeza e manutenção de um imóvel.
Algumas dicas são simples e podem ser realizadas pessoalmente, outras, necessitam ser realizadas por pessoal especializado.
Limpezas e manutenções períodicas são excelentes para manter o seu imóvel valorizado ou no caso de imóvel alugado, reduzem as possibilidades de ter despesas extras, na hora da entrega das chaves.


Limpeza


Faça você mesmo!

Bancadas e Piso de Pedra Polida
Não é preciso mais que água, sabão neutro e escova ou vassoura com cerdas de náilon para mantê-los limpos.
Lembrete:
No dia-a-dia, mantenha afastados do mármore produtos como mercúrio, baton, tinta, perfumes, papéis coloridos e mostarda, principalmente do branco thasso, muito alvo e fácil de manchar.

Maçanetas e Fechaduras
Limpe com pano úmido. Nada de álcool, detergente ou vaselina.

Quadro de Distribuição
Deslique tudo, retire a poeira dos disjuntores. Observe se há zinabre, camada verde que se forma quando o metal entra em contato com o ar ou com isolamentos derretidos. Se houver, chame um eletricista para dizer se é caso de limpeza ou de substituição das peças.

Fachada com Textura
Recomenda-se lavá-la com jato de água.

Sifões, Ralos e Caixas Sifonadas
Limpe o corpo do sifão ou a caixa de ralos, retirando sujeiras acumuladas, como cabelos, no caso dos banheiros, e gordura em cozinhas.

Calha
Retire folhas e sujeiras que possam obstruir a passagem da água.


Teto do Banheiro
Manchas de umidade? Lave a alvenaria com solução de partes iguais de cloroe água e coloque também sabão em pó. Isso pode ser feito a cada três meses. Sempre que sair do banho, deixe o ambiente bem ventilado.


Armários
Umidade? Procure deixar o ambiente bem ventilado. Para as partes de alvenaria, proceda como no item anterior.

Metais de Banheiro
Use polidores não corrosivos para realçar o brilho das peças cromadas, douradas ou grafite.
Lembrete:
A cada seis meses, limpe os arejadores, estas pecinhas atarrachadas no bico da torneira, cujos furinhos podem entupir.

Filtro de água da cozinha
Acionar o sistema de retrolavagem a cada seis meses.

Rejuntes
Lave piso e parede com produtos de limpeza desengordurantes ou à base de cloro, encontrados nos supermercados. Evite usar ácidos, pois há risco de atacarem o pigmento do rejunte ou o esmalte do revestimento.


Chame um especialista

Caixa d'água
Esvazie e lave com água sanitária e escova de náilon. Se quiser desinfetar o encanamento também, encha a caixa e acrescente 1 litro de água sanitária para cada 100 litros de água. Espere duas horas, feche a entrada de água e esvazie o recipiente, abrindo as torneiras e disparando as descargas até sair todo o líquido.

Fossa Séptica
Tem que ser limpa por um profissional especializado, o limpa-fossa. Naqueles em que se usam bactérias para digerir matéria orgânica, basta reaplicar os microorganismos, à venda em lojas de materiais de contrução
Lembrete:
No dia-a-dia, quem dispõe de fossa séptica em casa, deve evitar jogar papel higiênico no vaso, pois o material pode entupí-la.

Telha Cerâmica
Lave com água e vassoura.

Telha de Fibrocimento
Lave com água corrente e água sanitária, na proporção de 5 partes para 1. Atenção: não pise diretamente sobre as telhas, use tábuas apoiadas sobre elas.

Telha de Concreto
A cada dois anos, lave as telhas de concreto com uma solução de ácido muriático, na proporção de 1 parte de ácido para 20 de água.




Manutenção



Faça você mesmo!

Pia de Cozinha ou Banheiro
Verifique se há desgaste ou frestas no silicone que veda a junção da cuba e bancada. Se necessário, reaplique o produto. Aproveite para substituir o courinho desgastado das torneiras (vedante).

Maçanetas e Fechaduras
Quando a chave começar a enguiçar, coloque grafite em pó nos cilindros com a ajuda de uma bisnaga (embalagem vazia de colírio). Compre-o em lojas de material de construção.

Caixa Acoplada
Verifique se a bóia está no chamado nível operacional, que você identifica com a sigla NO, dentro da caixa. Caso esteja acima dessa marca, ajuste o nível retirando manualmente o excesso de água.

Portas e Janelas
Remova o zinabre (camada verde) dos ferrolhos de latão oxidado. Misture, na mesma proporção, água e ácido clorídico (também chamado de muriático). Umedeça um pano nessa solução e esfreque no local. Esse ácido é muito forte e pode queimar a pele. Por isso, coloque luvas e máscara.

Válvula de Descarga
Observe se ela demora para fechar, desperdiçando água. Se isso estiver acontecendo, regule-a ou troque a peça.


Piso de Cimento Queimado
Pode recobrar o brilho com uma demão de cera incolor.



Chame um especialista

Equipamento de Piscina
É necessário trocar a areia do filtro se houver grumos (coágulos formados pela acumulação de produtos químicos) no recipiente.
Lembrete:
Na obra, atenção à aplicação de zarcão nas grandes. Muitas vezes, ele não penetra bem nas frestas. Vede-as com massa plástica. Se houver algum sinal de ferrugem, use a lixa grossa e retire a parte afetada. Aplique um neutralizador de ferrugem, o zarcão e a tinta.

Fachada de Tijolinho á Vista
Reaplicar hidrofugante a cada três anos.

Fachada com Pintura
Não espere a tinta descascar. Se estiver em tempo, aproveite o final das chuvas para repintar a fachada, lembrando que a parede deve estar limpa, firme e coesa. Prefira tintas para exteriores que já vem com proteção contra raios ultravioleta. As do tipo elastomérico acompanham pequenas movimentações, naturais de qualquer estrutura, escondendo as fissuras leves.

Fachada com Textura
Se lascar, faça o reparo usando a mesma massa numa tonalidade mais clara, assim não fica diferente do restante da parede que já sofreu


Fachada de Pedra
Hidrofugantes são bem vindos. Atenção ao rejuntamento entre as pedras se estiver danificado, é preciso refazê-lo o mais rápido possível.

Lembrete:
A cada três anos, passe verniz com base sintética ou hidrofugantes na fachada de blocos de concreto.

Esquadrias de Madeira
Envernizadas: Use lixa nº 120 ou 140 e reaplique verniz com resistência às intepéries e proteção contra raios ultravioletas. Há produtos que duram mais de ano.
Pintadas: Só vão pedir retoque a cada um ano e meio. Teste, abrindo e fechando as esquadrias várias vezes, o funcionamento de rolamentos e ferragens. Se estiverem começando a emprerrar, coloque grafite em pó. Caso isso não funcione, troque as peças antes que estraguem por completo.
Lembrete:
A cada seis meses, utilize silicone líquido nas esquadrias de alumínio para protegê-las das agressões do meio.
No final do inverno, aplique cupinicidas em portas, janelas e pilares de madeira. É que esses bichinhos começam a aparecer em dois meses.


Telhado
Procure telhas quebradas. Confira se as amarrações estão em ordem, principalmente nas coberturas muito inclinadas. Observer se o madeiramento cedeu ou embarrigou, como dizem os telhadistas. Isso indica que é preciso reformá-lo - inverter a posição das vigas abauladas ou trocar as apodrecidas. Substitua a massa que fixa a cumeeira caso esteja trincada.

Calha
Nos modelos de chapa galvanizada, procure pontos de ferrugem, lixe-os (com lixa média para ferro) e passe tinta eslmalte.


Telha Cerâmica
Se quiser impermeabilizá-la, use hidrofugantes ou resinas acrílicas para esse fim.

Piso de Tijolos
Pode-se empregar resina acrílica para manter o material em bom estado. Antes de providenciar os retoques nas áreas que estão com a proteção desgastada, limpe bem a superfície, retirando toda a poeira.

Estruturas de Concreto
No caso de os ferros da armação estarem aparentes por desgastes do concreto, consulte um engenheiro para fazer o reparo. Se não houver esses sinais, apenas envernize os pilares e as vigas com produto específico.

Teto do Banheiro
Manchas de umidade, persistente? 
Chame um encanador para ver se o problema é de infiltração ou de ventilação insuficiente.

Armários
A umidade pode vir de uma infiltração, de algum vazamento ou da falta de ventilação do ambiente. Só um encanador pode descobrir a origem.

Esquadrias de ferro
A cada cinco anos, passe uma camada de zarcão nas esquadrias de ferro, depois de retirar a pintura antiga com uma lixa. Em seguida, repinte.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Cuidados a serem tomados ao adquirir imóvel



Procon alerta sobre cuidados a serem tomados ao adquirir imóvel

Renata Reis, supervisora da área de habitação da Fundação Procon em São Paulo, responde a dúvidas mais comuns antes e depois da compra.


Como saber se a construtora ou imobiliária é idônea? O que deve ser consultado para comprovar o “nome limpo” da empresa e onde deve ser consultado?

Renata Reis, supervisora da área de habitação da Fundação Procon em São Paulo, indica dois tipos de consultas:
- Procurar em sites de, ou contatar pessoalmente, entidades como o Secovi (sindicato estadual da área de habitação) ou o Creci (conselho regional de corretores de imóveis), para ver se existe o registro profissional do corretor ou da imobiliária e possíveis reclamações ou irregularidades.
- Consultar, nos últimos cinco anos, o índice de reclamações relativas à empresa nos órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Mais do que o número total de ocorrências, deve ser levado em conta o índice de resolução de problemas associados à construtora ou imobiliária.

Quais documentos devem ser guardados e quais garantias eles dão?

Os contratos de compra e venda de um imóvel constituem uma negociação de diversos produtos além da propriedade física, como financiamentos e assessorias. Dada a complexidade do documento, qualquer comprovante dos itens oferecidos antes da compra, incluindo o panfleto que possa ter feito você visitar o estande de vendas, deve ser guardado.
O consumidor deve conferir o que foi mostrado nas propagandas com os dados relacionados na proposta de venda, no memorial descritivo e em quaisquer outros itens da negociação. Esse arquivo deve ser mantido até a quitação do imóvel, para criar uma proteção contra eventuais descumprimentos contratuais.

Quais os cuidados na hora de ler o contrato? O que precisa estar especificado? Quanto à metragem do apartamento, é preciso se certificar que as áreas comuns estão incluídas?
Deve estar clara, no contrato, a disposição das áreas construídas, comuns e individuais, do empreendimento. Logo após o recebimento das chaves, o comprador deve fazer a medição das áreas adquiridas e, caso haja diferença, exigir o cumprimento das medidas originais, via troca do imóvel, ou requerer abatimento do valor pago pelo imóvel.

Erros de construção ou rachaduras, vazamentos ou outros problemas vistos após a compra: como proceder?
A supervisora do Procon recomenda formalizar a reclamação por escrito, seja por e-mail, fax, protocolo ou outra plataforma, assim que o defeito for detectado. São três os tipos de defeito:
- Os vícios aparentes, vistos claramente na primeira visita ao imóvel após a entrega das chaves. Exemplo: janela com um vidro rachado. A reclamação deve ser feita até 30 dias após a constatação do problema para que seja válida.
- Os vícios ocultos, que se revelam ao longo do uso do imóvel. Exemplo: problemas hidráulicos causados por erros de acabamento. A reclamação deve ser feita até 90 dias após a constatação do problema para que seja válida.
- Os vícios estruturais, que comprometem a segurança da unidade residencial. Exemplo: alicerces que começam a rachar. A reclamação deve ser feita em até cinco anos a partir da entrega das chaves para que seja válida.

O que fazer caso a incorporadora ou a construtora não cumpra o contrato ou vá à falência?
Após episódios trágicos de perda de imóveis por falências de construtoras e incorporadoras, como foi o caso da Encol, em 1999, a Lei das Incorporações Imobiliárias foi modificada, separando (em um processo juridicamente denominado desafetação) o patrimônio da empresa dos recursos investidos em seus empreendimentos.
Em caso de falência da construtora ou incorporadora original, os futuros proprietários do imóvel podem se reunir e contratar outra empresa, que receberá os recursos já pagos e não utilizados pela concorrente que faliu.


Matéria de: Luigi Parrini
Publicada no Profissão Repórter

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Minha Casa Minha Vida


Veja as condições para adquirir um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida

Nedio Henrique Rosselli Filho, gerente regional de construção civil da Caixa Econômica Federal, explica o perfil de imóvel e de público do programa.


Quem está apto a comprar um imóvel pelo programa Minha Casa Minha Vida?

A pessoa tem que ter renda de, no máximo, R$ 4.650 na cidade. Não pode ter outro imóvel próprio, não pode ter sido beneficiada por nenhum outro programa de governo para obtenção de crédito imobiliário e, obviamente, não pode residir em imóvel próprio. Tem que ser o primeiro imóvel dela.

Qual é o perfil da pessoa que pode aderir a esse programa?
O programa atinge todas as faixas de renda entre zero e dez salários mínimos. Quando falamos das pessoas até três salários mínimos, os imóveis são produzidos de forma diferente. A Caixa, representando o Governo Federal, compra aquele empreendimento que é proposto. As pessoas que vão concorrer para moradia daquelas unidades são indicadas pelo poder público, prefeituras, algumas associações ou cooperativas. Vão pagar por dez anos o correspondente a 10% da renda, ou o mínimo de R$ 50 se a renda for muito próxima de zero.


Qual a renda mínima e máxima para as pessoas que querem aderir ao programa?
A renda máxima é de R$ 4.650, baseado nos dez salários mínimos na época da edição do programa. A renda mínima é zero. A primeira renda que o programa estabelece é de zero a três salários mínimos, em que a pessoa não pode ter uma renda superior a R$ 1.395. Depois, a segunda faixa é a de três a seis salários mínimos, que daria R$ 2.790, e a renda máxima, entre seis e dez salários mínimos, é de R$ 4.650.

É a renda da família ou a de uma pessoa física que compõe o cálculo do financiamento?
A renda que tem que ser avaliada é a das pessoas que compõem o núcleo familiar. É marido e mulher, pode ser pai com filho, mãe com os filhos. Não há restrição quanto a isso.

Qual percentual da renda da pessoa que adere ao programa pode estar comprometido para a compra do imóvel?
A regra geral é de comprometimento de 30%, no máximo, da renda bruta.

O que é preciso para comprovar renda? Quais os documentos necessários?
Os documentos necessários para quem é assalariado são os três últimos holerites. A gente consegue estabelecer qual é a renda regular mensal. O trabalhador informar deve apresentar para a Caixa os extratos bancários dos últimos seis meses para ter margem maior, e também faturas de cartão de crédito, mensalidades escolares, contrato de locação e as demais despesas que forem recorrentes mensalmente. A Caixa faz uma avaliação de renda mensal, sobre o quanto a pessoa teria, para obter o financiamento.

Qual é o perfil de imóvel que faz parte do programa?
Apartamento ou uma casa com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Os imóveis que fazem parte do programa Minha Casa Minha Vida são imóveis novos ou usados também fazem parte do financiamento?
O programa foi concebido para estimular a produção de novos imóveis. O objetivo é reduzir o déficit habitacional com a produção de novos imóveis. Só são admitidos no programa os imóveis que forem produzidos a partir de março de 2009 e não tiveram nenhuma comercialização.

Qual o valor mínimo e o valor máximo desses imóveis q fazem parte do programa?
Valor mínimo não há. O valor máximo para a primeira faixa é de R$ 52 mil (valor de imóvel na região metropolitana de São Paulo) e, na faixa de três a dez salários mínimos, R$ 170 mil.

O interessado só pode comprar um imóvel que já está inscrito no programa?

Quando se trata de zero a três salários mínimos, tem que existir inscrição nas prefeituras ou nas associações que promovem alguma construção de imóvel dentro da comunidade. A partir de três salários mínimos, a produção dos imóveis é livre, não precisa ter uma inscrição.

Como as pessoas que se inscrevem conseguem obter os imóveis?
Cada prefeitura estabelece critérios próprios para seleção das famílias. Normalmente, tentam privilegiar famílias mais necessitadas, com deficientes físicos, onde as mães são o centro do lar. Tenta canalizar para o programa as pessoas com mais dificuldade de acesso a compra de um imóvel.

Qual é a taxa de juros do programa?
Os juros vão de 4,5% até 8,16%, e variam de acordo com o crescimento da renda. Quando falamos de zero a três salários, praticamente não existe taxa de juros. A pessoa vai pagar em dez anos o valor máximo de até 10% da renda. O valor máximo do financiamento é de R$ 52 mil reais e do subsídio é de R$ 23 mil. O mínimo da prestação a ser pago é R$ 50, e, no máximo, 10% da tenda familiar.

Gostaria que você deixasse algum canal de atendimento ou um SAC para as pessoas que ainda têm dúvidas em relação a financiamentos.
O site da Caixa tem amplas explicações sobre os programas habitacionais. Na página principal, há um ícone chamado “simulador”, onde as pessoas podem simular a que tipo de financiamento podem concorrer. O SAC da Caixa é 0800-726-0101, disponível 24 horas para quem tiver interesse em complementar as informações.





Matéria de: Letícia Vidica
Publicado no Profissão Repórter